"RPG Maker" escrito em Python e Pygame

Publicado por Felipe Ruiz Peixoto em 20/11/2012

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"RPG Maker" escrito em Python e Pygame



Olá! Sou estudante de computação e utilizei o que aprendi no segundo semestre para aprimorar um programinha que eu fiz. Acabei de lançar no SourceForge o Tropycal RPG Engine 1.09.

Este programa é um motor de RPG no estilo RPG Maker, para qualquer um poder criar seus próprios joguinhos de RPG. É um programa modesto, porém com muitas qualidades.

Para começar, ele é e sempre será escrito apenas utilizando Python e Pygame. Com isso, este programa torna-se compatível com muitos sistemas, sem a necessidade de compilar, instalar, e coisa e tal.

Apenas instale o Python e o Pygame. Sendo que o Python vem nativo em 99,9 % das distribuições GNU/Linux. ;)

Este motor de jogos é gratuito e de código aberto, assim como todos os jogos criados nele. Você pode personalizar este "motor de RPG" e criar o seu próprio motor para seu próprio RPG! Ou, se quiser algo bem fácil, pode utilizar o tutorial completo que está online e também no programa, juntamente com o editor gráfico, onde você pode desenhar seus mapas usando o mouse, criar ações e configurar o jogo.

Este motor utiliza uma linguagem de script que controla o jogo. Esta linguagem é formada de comandos que são escritos em arquivos de texto simples. Estes arquivos são gerados automaticamente pelo editor gráfico de nome Map_Editor, mas para deixar seu jogo mais interessante, você pode experimentar modificar estes arquivos, escrevendo o que o motor deverá fazer.

Para ter uma ideia, veja este script:

character("Andressa_feliz.png")
question("Olá ~myname~ ! Vamos para a praia ?")

O script acima mostra o rosto de um personagem (no caso a Andressa feliz), que é uma imagem no formato PNG. Ao mesmo tempo praticamente, exibe uma pergunta, com os botões de sim e não para responder; e com a mensagem:
"Olá ~myname~ ! Vamos para a praia ?"

Se o nome do seu personagem for Felipe, a mensagem que vai aparecer é a seguinte:
"Olá Felipe ! Vamos para a praia ?"

Na realidade, seu jogo será basicamente formado de arquivos de texto ".txt", imagens ".png" e sons ".ogg".

Se você errar o script, não se apavore. O motor ignora a maioria dos erros e continua o jogo, mostrando o erro no 'prompt', traduzido (se houver o arquivo de tradução).

Todo o código está bem comentado e indentado, tornando fácil a detecção de erros e o aprimoramento do mesmo. Pode ser usado para estudar a linguagem Python com Pygame.

Ele suporta:
  • Arquivos de tradução, que podem traduzir o motor e o jogo;
  • Batalhas;
  • Grupos;
  • Personagens com falas e personalidade,
  • Animações no mapa;
  • Ações no mapa;
  • Ações com tempo, clima e passagem do tempo (dia, semana, mês, ano) com noite;
  • Tempestade e estações.

Simula o crescimento de animais e vegetais, como no famoso "Harvest Moon". Suporta música de fundo, efeitos sonoros e de vídeo. No jogo que estou fazendo, consegui fazer pescaria, bilhar, mineração, missões, radar, rádio, e um mapa com outra perspectiva.

A versão 1.09 pode rodar um jogo diretamente do arquivo ".zip", sem obrigar o usuário à descompactar o arquivo.

Comece a criar seus RPGs, contar suas histórias, e distribuir pela Internet com o Tropycal RPG Engine 1.09! Explore o levíssimo site para aprender mais, e contribuir com este projeto.

Links


(Quando o jogo estiver pronto, espero ver seu personagem aqui.) :)

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Comentários
[1] Comentário enviado por felipe300194 em 20/11/2012 - 12:31h

Que maravilha, é ótimo saber que existe este tipo de iniciativa, não só no SL mas como também por ser um projeto de nosso país. Lembranças da minha época mexendo no RPG Maker, sabe eu tenho até hoje um cd que comprei com o RPG Maker 95, 2000 e XP...

[2] Comentário enviado por undr3ad em 20/11/2012 - 13:27h

muito legal cara!! parabens

[3] Comentário enviado por relsi.ramone em 21/11/2012 - 17:23h

Parabéns pelo projeto! Ótima iniciativa!
Caso precise de alguma ajuda, em alguma coisa, de um grito!

[4] Comentário enviado por eliaspy em 11/02/2013 - 17:51h

muito bom cara é puco ta de parabens

[5] Comentário enviado por RuizBRX11 em 12/02/2013 - 14:33h

Obrigado à todos ! Eu ainda estou melhorando este motor de RPG, já fiz várias mudanças como o jogo em rede (ainda está em andamento).
Quando estiver tudo pronto anuncio aqui a nova versão. No momento estou tendo um pouco de trabalho no jogo em rede e na melhoria dos gráficos, quero fazer imagens de vários tamanhos serem processadas corretamente e melhorar as animações. Se quiserem, podem baixar e modificar à vontade o código, e depois me mandar para eu adicionar as melhorias em uma versão oficial no sourceforge.



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