Que hardware usar na hora de montar um computador com Linux

Publicado por Fabiano Leite em 10/09/2009

[ Hits: 5.618 ]

 


Que hardware usar na hora de montar um computador com Linux



Depois de muitas instalações e desinstalações em vários tipos de computadores, sem esquecer os testes e frustrações, resolvi criar uma dica para quem quer ter uma máquina rodando Linux sem problemas com hardware não suportado pelo "pinguim".

Esta é minha primeira dica no VOL, tentarei ser o mais conciso e específico em minhas abordagens.

Trabalho na área técnica em informática e costumo me gabar do poder do pinguim quando as pessoas reclamam dos inúmeros vírus e variantes que bombardeiam seus PCs. No entanto, notei que um grande problema atualmente é que muitos usuários não conseguem usufruir bem o Linux em seus computadores por não terem um hardware adequado.

Escrevo esta dica para ajudar usuários Windows que tem a intenção de migrar para o Linux.

O que pensar na hora de comprar o hardware

Muitas pessoas compram seus hardwares a esmo, sem preocuparem-se com qualidade ou suporte de sistema, simplesmente escolhem ou a mais barata ou a mais bonita.

Esse pode ser o maior erro de alguém que vai instalar um software (seja ele qual for). É preciso, em primeiro lugar, verificar se o hardware é suportado pelo sistema ou software que você deseja usar, para depois não estar frustrado achando que o hardware está danificado ou com mau funcionamento, ou mesmo, culpar o sistema operacional (caso comum, quando estamos falando do Linux).

Muitos problemas podem aparecer se estamos rodando uma máquina com hardware não suportado, tais como:
  1. Instabilidade
  2. Perda de desempenho
  3. Travamentos
  4. Não carregamento do ambiente gráfico etc.

Resumindo, o que se deve pensar na hora de obter equipamento para rodar Linux é se este será suportado apropriadamente pelo sistema, se os drivers para o equipamento são de código livre (open source) ou proprietários. No caso de ser um hardware com driver proprietário, deve-se ter certeza se já existe versão para o Linux, caso não exista e você compre, pode ter certeza que ao tentar usar você vai arranjar uma grande dor de cabeça...

Descobrindo se o hardware é suportado

Uma ótima maneira de saber se o hardware que você vai comprar é suportado pelo Linux é pesquisando na rede.

Você pode pesquisar o chipset do seu hardware (placa de vídeo, modem, controlador midi etc) e conferir no Hardware-HowTo para saber se é suportado nativamente pelo Linux, se existe algum driver em versão beta etc.

Deixo aqui um link para o Hardware How To.

Opte sempre que possível por um hardware suportado nativamente, mesmo que sejam mais caros, pois eles trabalham integrados com o kernel e ajudam na confiabilidade e estabilidade, além de ter grande ganho na performance total do computador.

Conclusão

Nunca se deve julgar um livro pela capa. Por isso, nunca compre equipamentos pela sua beleza exterior; compare, pesquise seu chipset, confira se ele será suportado no seu sistema.

Isso lhe ajudará a evitar muitas frustrações (algo que aprendi a duras penas).

Sem mais, desejo felicidades e deixo meus cumprimentos a quem, assim como eu, tem a coragem de testar novas possibilidades e migrar para o maravilhoso pinguim.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Apresentação do meu canal de vídeo-aulas no YouTube

Insigne Linux 2.0

Asterisk + X100P + Debian 4.0r

Usando o i4l para criar instaladores de aplicativos para Linux

Montando imagens criadas pelo dd de um dispositivo RAID

  

Comentários
[1] Comentário enviado por annakamilla em 10/09/2009 - 19:37h

realmente o meu pc funciona nativamente com o linux. tive que tirar a placa de video pois estava dando problema não de compatibilidade, mas para testar o monitor que está com problema.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts