Quanto de swap devo usar

Publicado por Pythonux em 11/01/2016

[ Hits: 24.209 ]

 


Quanto de swap devo usar



Nos sistemas Linux, é comum que os usuários se deparem com um recurso similar ao arquivo de paginação do Windows, sendo este componente do pinguim capaz de ser uma extensão da memória RAM. O Swap, como é chamado, é uma área de troca que pode ser criada e ativada por meio dos comandos mkswap e swapon, respectivamente. Geralmente criamos um único swap no disco rígido onde instalaremos a distribuição de nossa escolha, porém esta ferramenta pode ser criada em lugares inesperados, como a memória cache da CPU. Mas no desktop, lugar de swap é no disco!!!

Como dito anteriormente, o swap é capaz de ser uma extensão da memória RAM. Por exemplo, supomos que tenhamos apenas 4GB de memória RAM num computador. E eu acabe abrindo diversos programas pesados e de uso profissional, que exigem no total 4,2GB. Nossa máquina dá conta disso tudo? Logicamente, não. Mas para contornar este pequeno problema, usamos o swap, criando uma área de 200MB no disco rígido e ativando-a, para assim usufruir dos recursos.

ENTRETANTO, deixo bem claro que o swap não vai turbinar seu PC e transformá-lo numa super máquina. O swap é uma memória bem LENTA, que deve ser usada em situações onde a máquina não dá conta do recado e precisa de um pouquinho mais dela mesma, hibernação e suspensão.

Muita swap não faz milagre. Se eu fizer 1TB de swap, vai ser um desperdício. Vamos ocupar muito espaço na memória, para um retorno muito baixo.

Inspirado na dica do clodoaldops, "Qual Ubuntu devo usar?", nesta dica, trago a resposta para sanar a dúvida de todo novato. Quanto de swap devo usar.

Aqui a tabela:

Até 2GB -> Use o dobro de RAM para o swap.

De 4GB para cima -> Use a metade da RAM para o swap.

A fiz tendo como base minhas pesquisas no VOL a respeito da indicação que muitos usuários dizem por aí e também fazendo uma simulação de como seria as experiências das máquinas com as configurações acima.

Esta foi minha primeira dica aqui no site. Espero que, apesar disto, tenha ajudado a todos, principalmente os jovens iniciantes em Linux. Obrigado!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Erro ao montar HD portátil [Resolvido]

Compartilhamentos Samba

Recuperando / corrigindo erros em partição / (raiz) em LVM - Fedora Core 5

APTonCD: backup do APT-GET

Convertendo imagem .BIN para .ISO com bchunk

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 11/01/2016 - 17:17h

eu faço parecido, mas eu uso:

Até 2GB ,o dobro de RAM para o swap.

De 4GB para cima, sempre uso de 2 a 4 GB.

mesmo em desktops, se vc tiver muita RAM, tipo 16, 32 GB, pode usar swap em RAM: zswap, zram, ou otimizar processos: verynice, preload etc...
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].

[2] Comentário enviado por clodoaldops em 07/02/2016 - 14:42h

Eu crio "uma swap" de máximo 4gb
Mas qual o correto: "a swap" ou "o swap"?
Sempre chamei de "a swap" em referência a partição e a área de troca que são femininos.
Mas agora vc me deixou "encafifado" ;)

[3] Comentário enviado por bielinux em 27/02/2016 - 17:55h

Poxa, clodão,
agora cê me pegou rsrs.

Sempre disse e sempre direi "o swap", mas vem ao gosto da pessoa usar a palavra no feminino ou no masculino, pois acredito muito que isso não vá interferir muito na gramática e também que independente de usar "swap" em masculino ou feminino, o receptor entenderá perfeitamente a mensagem do emissor nesse processo de comunicação.

[4] Comentário enviado por removido em 28/02/2016 - 08:38h

Eu uso swap do mesmo tamanho da memória para hibernação.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://24.media.tumblr.com/tumblr_m62bwpSi291qdlh1io1_250.gif

# apt-get purge systemd (não é prá digitar isso!)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden

[5] Comentário enviado por JorgeO em 03/01/2017 - 21:38h

Venho de processamento em tempo real, onde swap é inaceitável por tornar imprevisível o tempo de resposta a um evento (a rotina pode estar em algum lugar do HD, que como já dito é muito lento.

Hoje RAM é barata, portanto NÃO uso swap por ser lento (compardo a bastante RAM) nem pseudo swaps por criar overheads desnecessários.

Meu PC hoje tem 16G, mas 8G deve ser suficiente para 99% dos usuários (16G foi um bom negócio que me ofereceram, antes usava 8G). O Bill Gates, evidentemente, acha 16G pouco (--:



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts