Problema: notebook hiberna ou desliga quando fonte é desconectada

Publicado por Davidson Rodrigues Paulo em 02/03/2010

[ Hits: 11.219 ]

Blog: http://davidsonpaulo.com/

 


Problema: notebook hiberna ou desliga quando fonte é desconectada



Recentemente comprei um netbook LG X110 que veio de fábrica com Windows XP instalado. Abri espaço para o Linux, instalei o Fedora 12 e me surpreendi muito com o resultado. Todo o hardware foi reconhecido, incluindo a webcam e as teclas especiais para aumentar volume, brilho de tela, ligar/desligar wireless etc. A satisfação só não foi completa por causa de um único problema. Nada grave, é verdade, mas muito chato. Quando a fonte era desconectada do netbook, o gerenciador de energia detectava que a bateria estava com a carga criticamente baixa e disparava a ação programada (suspender, hibernar ou desligar, dependendo da configuração). O curioso é que a mensagem de alerta dizia que a bateria estava com mais de 90% de carga, mas que só duraria 2 minutos, o que era totalmente incoerente.

Eu não sabia muita coisa sobre gerenciamento de energia, mas sabia que o ACPI estava envolvido, então fui estudar um pouco sobre como ele funciona e como o Linux o trata. Descobri, entre outras coisas, que o ACPI funciona em três camadas: hardware, sistema operacional e software. No Linux, a camada de software padrão é fornecida pelo daemon acpid, que deve ser configurado para executar ações quando o kernel identificar um evento disparado pelo hardware. No GNOME, que é o ambiente desktop que eu utilizo, esse papel é feito pelo gnome-power-manager. Então tentei modificar a configuração do acpid para que ele impedisse o gnome-power-manager de acionar a ação de bateria criticamente baixa quando a fonte fosse desconectada, mas não foi possível.

O gnome-power-manager identifica o evento de ACPI assim que ele ocorre, disparando a ação imediatamente. Eu teria que descobrir se era possível alterar a configuração do gnome-power-manager de forma que ele não apresentasse mais esse comportamento errôneo, mas ao acessar as preferências de gerenciamento de energia (Sistema / Preferências / Gerenciamento de energia) não havia nenhuma opção que me ajudasse.

Foi só então que me deu aquele "estalo", e me lembrei da filosofia do GNOME, que diz que tudo nesse ambiente desktop deve ser desenvolvido pensando no usuário como se fosse um completo idiota que vai estragar tudo se tiver a oportunidade, portanto todas as configurações avançadas ficam escondidas debaixo do GConf.

Abri então o gconf-editor (Aplicativos / Sistema / Editor de configurações), localizei as chaves de configuração do gnome-power-manager e descobri que a solução para o meu problema era alterar o valor da chave apps / gnome-power-manager / general / use_time_for_policy para false. Essa opção diz exatamente qual dos indicadores deve ser considerado na hora de analisar se alguma ação deve ser disparada, se a carga da bateria ou se o tempo de carga estimado. Após essa alteração, o gnome-power-manager passou a considerar a carga total da bateria e, como esse valor era sempre medido corretamente, o problema foi resolvido. Desconectei a fonte de energia e o netbook permaneceu ligado sem emitir nenhum alerta.

Depois disso, só por curiosidade, fui verificar como poderia fazer a mesma coisa pela linha de comando (sim, eu confesso, adoro linha de comando). Eis a solução:

gconftool-2 --set --type boolean /apps/gnome-power-manager/general/use_time_for_policy false

Para que essa opção seja automaticamente ativada para os novos usuários que forem criados no sistema, basta criar, como root, o arquivo /etc/skel/.gconf/apps/gnome-power-manager/general/%gconf.xml e inserir o seguinte conteúdo:

<?xml version ="1.0"?>
<gconf>
  <entry name="use_time_for_policy" type="bool" value="false"/>
</gconf>

Fonte: Davidson Paulo - Uma mente inquieta

Outras dicas deste autor

Compilando aBiblia Software para Linux Fedora 9 e Zenwalk 5.2

Análise do Debian-BR-CDD 1.0 pre4

Fazendo o rpm voltar a funcionar depois de remover o sqlite

Como habilitar o teclado ABNT2 no Vyatta

Liberando NFS no firewall do Fedora

Leitura recomendada

Enxergando seu wallpaper no UNR (Ubuntu Netbook Remix)

Atualizando e instalando programas offline no Ubuntu 10.04

Configurando atalhos no Fluxbox

Ativar NumLock ao iniciar o XFCE

Limitando tamanho de downloads com o Squid

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Lisandro em 05/07/2010 - 14:45h

Ótima dica.

[2] Comentário enviado por gpa0033 em 21/03/2011 - 07:36h

cara muito boa sua dica !!!

vc poderia colocar um tutorial de como ativar uma placa de video sis 761 na unha ? pois toda vez que meu micro é fechada a tampa , ele volta totalmente desconfigurado (video)

um grande abração e muito grato atencipadamente !

ocaipira



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts