Porque o Linux não é adotado por usuários comuns

Publicado por Irova em 15/11/2019

[ Hits: 1.138 ]

 


Porque o Linux não é adotado por usuários comuns



Olá.

Muitas vezes, eu e, porventura, outros usuários Linux nos perguntamos: "Por que é improvável ver o Linux sendo usado em computadores de pessoas que somente o usam para acessar a Internet, trabalhos escolares etc?".

Essa questão muitas vezes faz sentido, pois quando você começa a ver as vantagens e diferenças que há entre o Linux e o Windows, não faz sentido esse modelo de usuário "habitual" utilizar o Windows, mas esse texto não é para isso, é para reportar os motivos que essa troca ou predileção entre sistemas, ocorre.

DESCONHECIMENTO

Na maioria das vezes, é porque esse usuário não conhece Linux, cerca de 89.91% dos usuários de computadores usam Windows, a porcentagem de usuários que tampouco conhecem Linux possivelmente é excessivo, muitas vezes isso ocorre pela falta de disseminação que o as distribuições sofrem.

MEDOS E MITOS

Uma distinta razão, é que vários usuários tem pré-conceitos negativos sobre Linux, como "Linux não tem jogos", "Linux é complicado" ou um dos mais famosos "Só pessoas com conhecimento avançado usam Linux, logo eu não vou conseguir".

Essa barreira é uma das mais difíceis de ser quebrada, pois se não tiver uma pessoa para orientar esse usuário, ele vai se manter nesse mesmo raciocínio até o final da vida, portanto o trabalho de disseminação é fundamental para quebrar esse grande problema.

PREGUIÇA E "EMPURRAR BARRIGA PRA FRENTE"

Esse é um dos problemas menos comuns, mas real, onde a pessoa já está pronta para iniciar a utilização de alguma distro, mas fica "enrolando" a mudança, como pensar "Quanto tempo eu vou demorar para baixar e instalar todos os programas que eu vou necessitar?", portanto, demorando bastante tempo para fazer a mudança.

PREFERÊNCIA À MICROSOFT

Enfim, o ultimo assunto e o mais simples, há pessoas que unicamente preferem o Windows do que qualquer outro sistema, podendo ser sobre as funcionalidades, ou exclusivamente ignorância, um prejulgamento aos outros sistemas.

Esses são os tópicos encontrados sobre o uso do Linux e as barreiras dele com os usuários comuns.

Fonte: Linux cresceu 50% no último ano e ultrapassou 3,37% do Mercado - Ninja do Linux

Outras dicas deste autor

Como posso começar a programar?

Leitura recomendada

Horário de verão 2009/2010

Comandos básicos para iniciantes

FreePascal Compiler no Fedora

Efeitos do desktop 3D no Ubuntu 7.04

Opera Mobile no Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por HackerBuiu em 16/11/2019 - 17:56h

Graças ao DioLinux(Dionatam simioni) acho que é assim que se escreve,seu canal se tornou famoso na internet(YouTube),e muitos usuários comuns começaram a usar Linux,alguns não tinham experiencia nenhuma com informática, é o caso dos idosos acima de 60 anos,que começaram a usar Linux como primeiro sistema para acessar internet e etc.
O Problema que o Diolinux é humilde e faz uma explicação simples para os usuários comuns,ao contrário de mim que não sou humilde,mas segundo minha ex-professora de física eu tenho talento para explicar todas as coisas.
Por exemplo:
DioLinux disse em um vídeo com suas palavras que o KDENLIVE seria uma especie de quebra galho no Linux para usuários de Windows,eu expliquei que o KDENLIVE é o melhor editor de vídeo grátis do mundo,escolhido a dedo pelos especialistas em Linux,tento mostrar que os programas para Linux são realmente bons/excelentes.

[2] Comentário enviado por Cizordj em 19/11/2019 - 21:25h


[1] Comentário enviado por HackerBuiu em 16/11/2019 - 17:56h

Graças ao DioLinux(Dionatam simioni) acho que é assim que se escreve,seu canal se tornou famoso na internet(YouTube),e muitos usuários comuns começaram a usar Linux,alguns não tinham experiencia nenhuma com informática, é o caso dos idosos acima de 60 anos,que começaram a usar Linux como primeiro sistema para acessar internet e etc.

Pois é, graças a ele eu conheci o Deepin em meados de 2016 porque estava de saco cheio de usar Windows 7, não sei como aconteceu, mas o primeiro vídeo era uma review da distro e eu fiquei fascinado pela beleza.

[3] Comentário enviado por pinduvoz em 24/11/2019 - 16:34h

Não vejo motivo para ficar discutindo o "market share" do "Linux". Primeiro porque não há um "Linux"; há um monte de "Linux". Segundo porque a utilização do "Linux" pode ser boa para uns e ruim para outros, que estão presos a programas que não rodam no "Linux". Terceiro porque se levarmos em conta a utilização do "Kernel Linux" (o "Linux" é apenas o "Kernel", o "resto" dele é o "Projeto GNU", que serve também aos BSD e a outros sistemas "Unix Like"), especialmente pelo Android, é seguro dizer que ele é muito mais utilizado do que qualquer outro, Windows inclusive; o número de Smartphones Android em funcionamento é absurdamente grande, estando na casa do "bilhão".

[4] Comentário enviado por clodoaldops em 27/11/2019 - 20:08h

-muitos dos meus amigos nem mais usam e muitos nem tem laptop ou desktop em suas residencias
-maioria só usa smartphones e tablets
-maioria tem iphone ou ipad
-ninguem quer saber ou se interessa por linux simplesmente pq não terá nenhuma utilidade p/ eles
-os poucos jovens que ainda tem desktop/laptop usam p/ rodar jogos do windows e também não estão nem aí com o pinguim




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts