Painel Lançador do Ubuntu 12.10 - Como adicionar/remover aplicativos manualmente

Publicado por Marcelo Klumpp em 29/09/2012

[ Hits: 40.519 ]

 


Painel Lançador do Ubuntu 12.10 - Como adicionar/remover aplicativos manualmente



E aí, pessoal.

Tenho aqui uma solução para quem tiver o mesmo problema que ocorreu comigo.

Ao instalar o Ubuntu 12.10 e instalar todos os programas que uso, resolvi atualizar a distribuição. Mas após isso, quando finalmente decidi adicionar o ícone do Chrome ao Painel Inicial, clicando em "Bloquear no Lançador", houve um problema.

Toda vez que saio do usuário e faço login de novo, o ícone não está lá, então decidi fazer igual ao esquema de ícones no systray, mas com o Painel Inicial.

Para quem ainda não viu isto, veja a dica Unity 3D: ícones na "área de notificação", de André L. (pinduvoz) .

E a dica Ícones no tray do Ubuntu 11.04 e 11.10, de Rangelweb.

Primeiro, irei explicar como fazer pelo dconf, depois pelo terminal:

Aperte Alt+F2, digite dconf e clique no ícone que aparecer. Ao aparecer o aplicativo, vá até o caminho:

Desktop → Unity → Launcher

Vai aparecer algo como:
favorite-migration
favorites ['application://nautilus-home.desktop', 'application://firefox.desktop', 'application://libreoffice-writer.desktop', 'application://libreoffice-calc.desktop', 'application://libreoffice-impress.desktop', 'application://ubuntu-software-center.desktop', 'application://ubuntuone-installer.desktop', 'application://gnome-control-center.desktop', 'application://gnome-terminal.desktop', 'unity://running-apps', 'unity://expo-icon', 'unity://devices']


Se quiser adicionar algum aplicativo no painel, escolha a posição onde quer que apareça e adicione entre "application://", seguido de uma vírgula, usando a extensão ".desktop", como é mostrado na pasta /usr/share/applications.

Usarei como exemplo o google-chrome.desktop:

favorites ['application://nautilus-home.desktop', 'application://firefox.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://libreoffice-writer.desktop', 'application://libreoffice-calc.desktop', 'application://libreoffice-impress.desktop', 'application://ubuntu- software-center.desktop', 'application://ubuntuone-installer.desktop', 'application://gnome-control-center.desktop', 'application://gnome- terminal.desktop', 'unity://running-apps', 'unity://expo-icon', 'unity://devices']

Foi adicionado o Google Chrome depois do Firefox, agora, se quiser apenas trocar o Firefox pelo Google Chrome:

favorites ['application://nautilus-home.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://libreoffice-writer.desktop', 'application://libreoffice-calc.desktop', 'application://libreoffice-impress.desktop', 'application://ubuntu- software-center.desktop', 'application://ubuntuone-installer.desktop', 'application://gnome-control-center.desktop', 'application://gnome- terminal.desktop', 'unity://running-apps', 'unity://expo-icon', 'unity://devices']

Após editar, é só apertar ENTER, que será mostrado na hora, a modificação ao lado.

Se quiser usar o terminal, faça o seguinte comando:

gsettings set com.canonical.Unity.launcher favorites "['application://nautilus-home.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://libreoffice-writer.desktop', 'application://libreoffice-calc.desktop', 'application://libreoffice- impress.desktop', 'application://ubuntu-software-center.desktop', 'application://ubuntuone-installer.desktop', 'application://gnome-control- center.desktop', 'application://gnome-terminal.desktop', 'unity://running-apps', 'unity://expo-icon', 'unity://devices']"

Se quiser voltar à configuração original, é só resetar com o seguinte comando:

gsettings reset com.canonical.Unity.Panel favorites

Para quem quer resetar o systray, é só fazer o mesmo trocando a palavra favorites, por systray-whitelist:

gsettings reset com.canonical.Unity.Panel systray-whitelist

Com isto, o meu Chrome finalmente fixou no Painel Inicial. Se alguém tiver o mesmo problema após atualizar o Ubuntu, tá aí a dica.

Para quem teve o problema de todos os ícones sumirem do Painel, como vi no Google, é só tentar este comando de reset pra ver se volta, ou adicionar manualmente como no comando via terminal citado acima.

Abraços.

Outras dicas deste autor

Criando boot USB do "Instalador Debian" usando o GRUB

Slackware com o GRUB

Samba - Corrigindo mount Input/output error no Ubuntu

Samba com problemas ao resolver nomes de máquinas da rede [Resolvido]

Guardião ITAÚ (Warsaw) + Firefox Mint + Oracle Java no Debian

Leitura recomendada

Configurar placa de rede no Debian

Arch Linux - Instalação em modo gráfico

Debian - Erro hostname "(none)" [Resolvido]

Configurando a placa de rede wireless Atheros no kernel 2.6.15

Fazendo o touchpad ("mouse do notebook") funcionar no Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por sheap em 24/10/2014 - 12:08h

Olá, sou iniciante em Linux e sem saber cliquei em desbloquear do lançador a minha partição do windows, apenas depois que fiz que percebi do que se tratava esse ação e fiz isso também porque de uma hora pra outra não conseguia mais acesso a partição dava um erro quando eu tentava acessar ela, sendo que o windows não estava hibernado nem nada, só que agora quando clicko com o botão direito sobre ela não aparece a opção bloquear, alguém poderia por gentileza me dizer como falo pra adicionar novamente este atalho da partição no lançador, ah eu uso o Ubuntu 14.04 LTS.
Grato, desde já.

[2] Comentário enviado por elppans em 28/10/2014 - 08:31h

Para resolver isto no Ubuntu 14.04, se for "apenas" o problema de ícones mesmo, faça o comando via terminal:

unity --replace

Quanto ao seu acesso à partição do Janelas, existem vários fatos em que fazem o mesmo não ter mais acessos dando erros e não é desbloqueando ícones que irá resolver. Mas para resolver deve-se especificar melhor qual o problema, qual a mensagem que dá, etc.

Para uma solução rápida e com suporte de mais pessoas, entre no grupo do Ubuntu Dicas e pergunte de forma correta lá: https://www.facebook.com/groups/ubuntudicas/



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts