Painel Lançador do Ubuntu 12.10 - Como adicionar/remover aplicativos manualmente

Publicado por Marcelo Klumpp em 29/09/2012

[ Hits: 40.241 ]

 


Painel Lançador do Ubuntu 12.10 - Como adicionar/remover aplicativos manualmente



E aí, pessoal.

Tenho aqui uma solução para quem tiver o mesmo problema que ocorreu comigo.

Ao instalar o Ubuntu 12.10 e instalar todos os programas que uso, resolvi atualizar a distribuição. Mas após isso, quando finalmente decidi adicionar o ícone do Chrome ao Painel Inicial, clicando em "Bloquear no Lançador", houve um problema.

Toda vez que saio do usuário e faço login de novo, o ícone não está lá, então decidi fazer igual ao esquema de ícones no systray, mas com o Painel Inicial.

Para quem ainda não viu isto, veja a dica Unity 3D: ícones na "área de notificação", de André L. (pinduvoz) .

E a dica Ícones no tray do Ubuntu 11.04 e 11.10, de Rangelweb.

Primeiro, irei explicar como fazer pelo dconf, depois pelo terminal:

Aperte Alt+F2, digite dconf e clique no ícone que aparecer. Ao aparecer o aplicativo, vá até o caminho:

Desktop → Unity → Launcher

Vai aparecer algo como:
favorite-migration
favorites ['application://nautilus-home.desktop', 'application://firefox.desktop', 'application://libreoffice-writer.desktop', 'application://libreoffice-calc.desktop', 'application://libreoffice-impress.desktop', 'application://ubuntu-software-center.desktop', 'application://ubuntuone-installer.desktop', 'application://gnome-control-center.desktop', 'application://gnome-terminal.desktop', 'unity://running-apps', 'unity://expo-icon', 'unity://devices']


Se quiser adicionar algum aplicativo no painel, escolha a posição onde quer que apareça e adicione entre "application://", seguido de uma vírgula, usando a extensão ".desktop", como é mostrado na pasta /usr/share/applications.

Usarei como exemplo o google-chrome.desktop:

favorites ['application://nautilus-home.desktop', 'application://firefox.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://libreoffice-writer.desktop', 'application://libreoffice-calc.desktop', 'application://libreoffice-impress.desktop', 'application://ubuntu- software-center.desktop', 'application://ubuntuone-installer.desktop', 'application://gnome-control-center.desktop', 'application://gnome- terminal.desktop', 'unity://running-apps', 'unity://expo-icon', 'unity://devices']

Foi adicionado o Google Chrome depois do Firefox, agora, se quiser apenas trocar o Firefox pelo Google Chrome:

favorites ['application://nautilus-home.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://libreoffice-writer.desktop', 'application://libreoffice-calc.desktop', 'application://libreoffice-impress.desktop', 'application://ubuntu- software-center.desktop', 'application://ubuntuone-installer.desktop', 'application://gnome-control-center.desktop', 'application://gnome- terminal.desktop', 'unity://running-apps', 'unity://expo-icon', 'unity://devices']

Após editar, é só apertar ENTER, que será mostrado na hora, a modificação ao lado.

Se quiser usar o terminal, faça o seguinte comando:

gsettings set com.canonical.Unity.launcher favorites "['application://nautilus-home.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://google-chrome.desktop', 'application://libreoffice-writer.desktop', 'application://libreoffice-calc.desktop', 'application://libreoffice- impress.desktop', 'application://ubuntu-software-center.desktop', 'application://ubuntuone-installer.desktop', 'application://gnome-control- center.desktop', 'application://gnome-terminal.desktop', 'unity://running-apps', 'unity://expo-icon', 'unity://devices']"

Se quiser voltar à configuração original, é só resetar com o seguinte comando:

gsettings reset com.canonical.Unity.Panel favorites

Para quem quer resetar o systray, é só fazer o mesmo trocando a palavra favorites, por systray-whitelist:

gsettings reset com.canonical.Unity.Panel systray-whitelist

Com isto, o meu Chrome finalmente fixou no Painel Inicial. Se alguém tiver o mesmo problema após atualizar o Ubuntu, tá aí a dica.

Para quem teve o problema de todos os ícones sumirem do Painel, como vi no Google, é só tentar este comando de reset pra ver se volta, ou adicionar manualmente como no comando via terminal citado acima.

Abraços.

Outras dicas deste autor

Atualizar pacotes no Ubuntu: "Error mounting exit code 21" [Resolvido]

Criando boot USB do "Instalador Debian" usando o GRUB

Guardião ITAÚ (Warsaw) + Firefox Mint + Oracle Java no Debian

auto-apt - Erro: "dpkg warning obsolete option --print-installation-architecture" [Resolvido]

Ubuntu + Windows 8 como dual boot

Leitura recomendada

LSBInitScripts no Debian: missing LSB tags and overrides

Windows + elementary OS - Erro: Problemas com GPT impedem Dual Boot [Resolvido]

Ganhando tempo no Terminal

Abrindo Gmail com Konqueror

WindowMaker como Desktop padrão

  

Comentários
[1] Comentário enviado por sheap em 24/10/2014 - 12:08h

Olá, sou iniciante em Linux e sem saber cliquei em desbloquear do lançador a minha partição do windows, apenas depois que fiz que percebi do que se tratava esse ação e fiz isso também porque de uma hora pra outra não conseguia mais acesso a partição dava um erro quando eu tentava acessar ela, sendo que o windows não estava hibernado nem nada, só que agora quando clicko com o botão direito sobre ela não aparece a opção bloquear, alguém poderia por gentileza me dizer como falo pra adicionar novamente este atalho da partição no lançador, ah eu uso o Ubuntu 14.04 LTS.
Grato, desde já.

[2] Comentário enviado por elppans em 28/10/2014 - 08:31h

Para resolver isto no Ubuntu 14.04, se for "apenas" o problema de ícones mesmo, faça o comando via terminal:

unity --replace

Quanto ao seu acesso à partição do Janelas, existem vários fatos em que fazem o mesmo não ter mais acessos dando erros e não é desbloqueando ícones que irá resolver. Mas para resolver deve-se especificar melhor qual o problema, qual a mensagem que dá, etc.

Para uma solução rápida e com suporte de mais pessoas, entre no grupo do Ubuntu Dicas e pergunte de forma correta lá: https://www.facebook.com/groups/ubuntudicas/



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts