OpenSUSE Education Li-f-e 11.3 - Excelente distribuição para uso educacional, técnico e científico

Publicado por Alberto Federman Neto. em 15/10/2010

[ Hits: 9.054 ]

Blog: http://www.angelfire.com/wa/brasbeto/

 


OpenSUSE Education Li-f-e 11.3 - Excelente distribuição para uso educacional, técnico e científico



Recentemente foi lançada a distribuição Linux internacional denominada openSUSE-Education - Li-f-e, ou Education openSUSE:
É uma distribuição muito bonita e de alta qualidade. Pode ser baixada por Metalink ou Torrent, ou do site principal:
ou ainda do SourceForge:
Em breve deverá estar também nos espelhos brasileiros do openSUSE:
Desenvolvida em 32 bits, mas multi-arquitetura, roda em computadores tanto de 32 como de 64 bits. Testei tanto em um Atlhon X2 como em Semprom 2800, ambos com placa de vídeo NVIDIA.

Embora seja bastante grande (um DVD de cerca de 3 gigas), o boot do live DVD é rápido, menos de 10 segundos no Atlhon. O ambiente gráfico do Live DVD é GNOME, mas depois de instalada tem GNOME 2.30 e KDE 4.4.4, atualizável a 4.5.1.

Muito completa, tem duas suítes de escritório, OpenOffice.org e Abiword, software para reprodução de mídia, navegadores Firefox e Konqueror, gerenciadores de arquivos Dolphin, Nautilus e MIdnight Commander, reprodutores de áudio Amarok, Audacious e Banshee, reprodutores multimídia Totem, Kaffeine, Xine, MPlayer, VLC, Swfdec, gravadores de som e gravador vídeo do Desktop (RecordMyDesktop). Este último não é comum encontrá-lo instalado por default.

Tem também editor de PDF Scribus, leitores de PDF Okular e Evince, editor de áudio Audacity, AVidemux, ScanLite, XSane, Evolution, Transmission, KTorrent, Deluge e muita coisa mais, como IDEs e software para desenvolvimento: Eclipse, KDevelop, Anjuta, NetBeans, Qt Creator etc.

Tem ainda GIMP, editor de desenho vetorial Inkscape, criador de panoramas Hugin e muitos pacotes educacionais, técnicos e científicos, como o PyCAD (software de CAD em Python), KiCad (pacote para desenvolver circuitos impressos para uso em eletrônica), esquematizadores para eletrônica GEDSchematic e EeSchema, Blender etc.

Mais ainda: software para matemática, geometria, química, geografia, ensino básico e fundamental, alfabetização, ensino de idiomas, arquitetura e construção civil, design de redes etc.

Tão completa é que tem até o belíssimo simulador planetário Stellarium. Tudo instalado direto!

A figura abaixo mostra o openSUSE-Education-Li-f-e e alguns dos pacotes existentes:
Linux: openSUSE-Education-Li-f-e 11.3. Excelente distribuição para uso Educacional, Técnico e Científico.   Linux: openSUSE-Education-Li-f-e 11.3. Excelente distribuição para uso Educacional, Técnico e Científico.
Como é educacional, já tem os pacotes necessários para ser facilmente instalada em um servidor com terminais, como em um centro de informática de uma escola, por exemplo.

Apesar do tamanho, não é pesada (pelo menos em máquinas potentes ou relativamente potentes, como as que usei). Segundo a documentação, roda em computadores com 512 megas de RAM ou mais.

Perfeitamente utilizável e rápida do Live DVD, é mais rápida ainda depois de instalada. A instalação e uso são feitas de modo similar ao que o colega Fábio Farias descreveu em seus excelentes artigos recentes sobre o openSUSE 11.3:
Mais fácil de instalar até do que o XP ou Windows Seven.

Após a instalação e troca da linguagem para português brasileiro, o YaST baixa automaticamente todos os pacotes necessários. As atualizações regulares também são velozes e muito eficientes, e se o usuário quiser, totalmente automatizadas.

Pelo menos em placas de vídeo NVIDIA como as minhas, e rede com modem roteado, o acesso à Internet é direto e a atuação do efeitos 3D e do Compiz também, tanto na versão instalada como no Live DVD.

Firefox funciona diretamente com Flash Player ativado, mesmo assim a distro ainda tem um Adobe Flash Player que pode rodar independentemente, fora do navegador. Apesar de possuir essa eficiência, no navegador não usa o Adobe Flash Player (usa Gnash), e não usa driver NVIDIA proprietário, usa Nouveau.

É uma distro fantástica, uma das melhores que vi desde que comecei a usar Linux. Uma das distros mais rápidas, estáveis e completas, mais até do que o próprio openSUSE 11.3 clássico.

O funcionamento é perfeito, ela não dá nenhum trabalho. É dar boot (ou instalar) e usar, se não quiser, não precisa nem configurar nada. Em meus testes, não precisei sequer abrir um terminal uma única vez.

Se você possui instalado no computador openSUSE de 32 bits, até compensa substituí-lo pelo Education-Li-f-e. Se gostam de distros muito grandes e completas, experimentem. Ficarão satisfeitos!

Outras dicas deste autor

PulseEffects, um fantástico equalizador e mesa de som completa, para Linux

Diminuindo tamanho de imagens (truques simples)

Forçando a montagem do sistema de arquivos e do disco rígido para corrigir problemas

Atualizando Cairo-Dock no Sabayon - Compilação direta

RadioTray no Sabayon Linux 17.04

Leitura recomendada

Utilizando "URL Amigável" no Apache

Operações de deleção, cópia e renomeação de arquivos em interface gráfica e o seu equivalente

Corrigindo erro ao adicionar plugin AddThis no Joomla! 3.0

Aplicando plugin Layer7 ao Debian Lenny 64 bits

Avaliação de usabilidade e melhorias no YaST

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 16/10/2010 - 09:43h

A distribuição openSUSE é muito boa, mas como tem alguns bugs e a comunidade brasileira é "quase participativa" ficamos orfãos de suporte . . .

[2] Comentário enviado por mtavares em 17/10/2010 - 19:24h

é pois tem alguns bugs tal como programas que fecham "sozinhos"... mas é maravilhoso e mesmo para quem desenvolve pois veio com as plataformas comuns de desenvolvimento e o que mais gostei é a suite multimédia com todos os codecs BELEZA!!

[3] Comentário enviado por Fabio_Farias em 22/10/2010 - 13:37h

Olá Alberto!
Quero te dar os parabéns pelo excelente material disponibilizado aqui no VOL sobre o Edu-life. Ficou muito bom. Projetos como esse tem mesmo que serem divulgados. Obrigado por citar meus artigos. Esperam que possam ser úteis.
Parabéns!
Abraços!

@eldred
A comunidade openSUSE não é grande no Brasil mas eu nunca fiquei sem ajuda. Sendo assim penso que os próprios usuários do openSUSE poderiam tentar mudar essa situação. Mesmo não sabendo quase nada (quase nada mesmo) sobre o openSUSE sempre tento ajudar a quem precisa. Que tal se juntar ao time?
Espero que tenha compreendido o que quis dizer. Ajude com o que puder e souber. Isso faz a diferença.

Abraços!

[4] Comentário enviado por removido em 24/10/2010 - 16:56h

Caro FábioFarias, eu participo sim da comunidade, inclusive no orkut, meu comentário traduzido, quer dizer q sinto uma indignação com a participação de poucos usuários no fórum, o openSUSE é uma mega distro, tenho ajudado alguns usuários no orkut com sucesso, e o engraçado é q a comunidade openSUSE é mais ativa q a comunidade susebr no orkut

[5] Comentário enviado por AlvesUeliton em 22/07/2015 - 20:50h


Baixei o openSUSE Educacional X86_64 pelo wget conforme o site https://en.opensuse.org/openSUSE:Education-Li-f-e

Porém o live não inicia no modo gráfico, sei os loguins: linux, linux1, linux2... linux5, senha: linux, para root não é nescessário digitar senha.

Mas. como iniciar o modo gráfico?

[6] Comentário enviado por albfneto em 20/06/2017 - 15:45h

ATUALIZAÇÃO DA DICA

20 de Junho de 2017.

Após vários anos, o OpenSUSE Edu-Life voltou! a Versão nova é derivada do OpenSUSE Leap 42.1:

https://en.opensuse.org/openSUSE:Education-Li-f-e
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts