OpenOffice.org x Microsoft Office 2007

Publicado por Perfil removido em 04/07/2007

[ Hits: 19.983 ]

 


OpenOffice.org x Microsoft Office 2007



O novo Microsoft Office 2007 chegou e mostrou-se desorganizado, sem interatividade com o usuário, com excesso de enfeites e recursos gráficos. O OpenOffice.org é um ótimo pacote de softwares, impecável em suas funcionalidades. Portanto, a tendência é que os usuários não se adaptem ao software da Microsoft e migrem para o OpenOffice.org. Este breve texto descreve um pouco desta situação.

OpenOffice.org x Microsoft Office 2007

Há poucos dias, por motivos de teste, tornei-me usuário do Microsoft Office 2007. Logo nota-se a tendência gráfica do Windows Vista. Sinceramente não estou acompanhando as opiniões dos profissionais do ramo da informática sobre o novo software da Microsoft, mas é evidente que o OpenOffice.org é bem superior ao novo "concorrente".

Logo no segundo dia de uso me decepcionei completamente. Salvei um trabalho sem nem me dar conta do formato, pois não imaginava que seria totalmente incompatível com as versões anteriores do Microsoft Office. Ao tentar abrir meu documento em outro computador, me deparei com um grande problema, incompatibilidade. Usei outros artifícios para recuperar o arquivo e salvá-lo no formato das versões anteriores.

Houve uma grande mudança, com certeza usuários não muito habilidosos e experientes terão grandes dificuldades em se adaptar ao Microsoft Office 2007. Os menus superiores se mostram desorganizados, não é a minha falta de costume com os aplicativos, é desestruturação dos mesmos.

Como é conhecido dos usuários Linux o OpenOffice.org é um ótimo software, sua estrutura e funcionalidades são impecáveis, além da facilidade no uso e interatividade com o usuário. O OpenOffice possui uma considerável semelhança com as versões anteriores do Microsoft Office, facilitando a migração de novos usuários. Porém, com essa mudança de recursos gráficos da Microsoft, o OpenOffice tem tudo para ser o melhor pacote de softwares para funções de escritório e outras mais.

Enfim, ou a Microsoft conquista de vez os usuários com seu software repleto de recursos gráficos, ou os mesmos não se adaptarão e migrarão para o OpenOffice.org, que é também disponível para Windows. Muitos usuários experientes no mundo dos fóruns e colunas na internet, acreditam que a segunda opção é a mais provável.

Outras dicas deste autor

Netbeans - Melhor IDE para se trabalhar com Java [vídeo]

Instalando o Internet Explorer for Linux (ies4linux) via proxy

Conky por cima das janelas? não é mais problema

Cannot load /etc/httpd/modules/ mod_access.so into server: o Apache não inicia?

Como compartilhar pasta em rede no Ubuntu [vídeo]

Leitura recomendada

Instalando e executando o Tor Browser (versão 6.5) no Slackware

Mandriva 2008 - impressões pessoais

Sabayon Linux: A distro mais completa e bonita

Adicionar Windows 7 Professional ao Samba

DL0003 - LPIC-1 - Prova 101 - Continuando o tópico 101: Arquitetura de Sistema

  

Comentários
[1] Comentário enviado por salsichad2 em 04/07/2007 - 10:11h

Concordo plenamente com QUASE tudo que disse. A compatibilidade, ou falta dele, com outros produtos da própria M$ é realmente uma enorme falha. Agora falar que "Os menus superiores se mostram desorganizados" é definitivamente uma opinião pessoal sua. Sou usuário do OpenOffice.org mas tenho que reconhecer que a nova interface do M$ office ficou muito superior e mais organizada que esse esquema usado por TODOS os aplicativos de escritório a mais de 20 anos.

[2] Comentário enviado por giusoft em 04/07/2007 - 11:23h

Sou usuário satisfeito com o OpenOffice (meu software padrão), mas dizer que a nova interface do Office 2007 é ruim, é ser radical demais!!!

Acho que em cerca de 10 anos, foi a melhor coisa que a Microsoft fez (a interface), ao unir o menu com a barra de ferramentas, acabando com a redundância e limpando o menu ao mesmo tempo.

E ainda por cima, acho que todos os softwares deveriam (ou irão) seguir este padrão (principalmente o Gnome e Cia., que se preocupam tanto com interface).

[3] Comentário enviado por .frank. em 05/07/2007 - 21:57h

Tenho opnioes um pouco diferente das que vi ate agora. Um produto que sempre gostei foi o Microsoft Office. Apesar de gostar, usar, e apoiar o software livre, antes fico com oque é bom e funciona bem, tanto é que uso fedora 7. Uma coisa que deve ser seriamente melhorada é a questao do desempenho. Tenho o BrOffice no Xp e OoO, no linux. No windows, apesar do desempenho ser um pouco melhor, nao chega aos pés do M$ Office. Para mim o software ideal é o m$ 2003, apesar de o office 2007 ser MUITO mais intutivo e facil de trabalhar, o 2003 é bastante leve e funciona bem.
É claro que o OoO tem suas qualidade, como a compatibilidade, de ser multiplataforma, e tbm o fato de que abrir um programa (ex: writer) abre-se todos.
Eu penso que o Open Office deveria seguir o seu caminho e nao simplesmente ficar tentando se parecer com m$ office, pensando que por ser parecido as pessoas irão migrar. o dia em que o OoO for mais openoffice e menos m$, talvez ele ganhe espaço no windows. Inove!

[4] Comentário enviado por cisoxp em 18/12/2007 - 14:31h

Sua opinião está sendo muito pessoal (por isso é chamada de opinião, não vamos disctuir isso aqui). No caso vou deixar a minha opinião. Desde que começei a me interessar por Linux passei a instalar os softwares open source no meu windows e agora estou usando o Ubuntu. No quesito suíte de escritório ainda acho os OpenOffice e BrOffices da vida muito aquém dos MS Office, tanto em recursos quanto no visual. Ainda mais comparando com o Office 2007. Sou usuário experiente e sei que também me atrapalhei no início, mas não há nada de desorganizado no novo 2007. Só lembrando: é bem capaz de se tornar um padrão... Novas versões do OpenOffice virão com as mesmas firulas. Dentre as várias incompatibilidades do OpenOffice com o MS Office, cito uma que eu utilizo bastante e por isso mesmo não uso o OpenOffice com frequência (para tanto até instalei o Wine no Ubuntu para usar o Office 2003) é a questão de segurança e senha nos arquivos. Um documento protegido por senha é aberto facilmente no Linux sem segurança e o OpenOffice não oferece esse recurso (ou pelo menos eu não achei)

[5] Comentário enviado por evertton_ps em 19/05/2008 - 09:29h

Caro Adelman.
Opnião é opnião e pronto.
Então quero deixar a minha também, eu to com os outros, que discordam do que disse, e pra mim se no OS "janela" tem algo que presta, esse alguém é o pacote Office.

[6] Comentário enviado por brunourias em 23/07/2008 - 12:23h

Prezados companheiros de comentário, venho por meio deste registrar um sentimento que possuo com relação ao BrOffice e ao M$ Office.
Primeiramente devo registrar que sou um usuario iniciante, que imigrou para o Linux a menos de três meses, e exatamente por isso a interface do BrOffice complicada. O semelhante da Microsoft realmente se preocupa em simplificar algumas coisas, que não encontram nem ao menos semelhança no Software livre em debate. Por exemplo, a ferramenta Word Art é sensacional para aquele usuario que quer alguma letra com efeito e não tem muita paciencia em aprender como se constrói esses efeitos.
Como essa não é nem de longe a prioridade da maioria dos autores desses programas livres, acredito que a via de regra do Linux é simplificar apenas o básico. Portanto o Office 2007 é melhor que qualquer semelhante livre, pois possui uma organização mais dedutível no caso dos menus, além de uma montanha de assistentes que ajudam a fazer uma boa apresentação, edção ou planilha de um modo bem menos complicado que seus concorrentes, ainda que limitadamente.

[7] Comentário enviado por djdihengo em 01/04/2009 - 20:36h

Minha opinião: achei o visual do M$ Office 2007 bem legal, fácil, uma coisa que acho que todo software deveria ter: facilidade pro usuário.
Eu acredito que o OpenOffice.org poderia ter na próxima versão (4) opções para escolher se o usuário quer a interface padrão ou uma interface mais intuitiva, não igual, mas do tipo dessa do MSOffice2007 (desde que o OO não fique ainda mais pesado do que já é e tenha ainda muitos recursos, se possível todos que o MsO2007 tem e até mais - agora eu quis demais...).
Deve ser possível, só não sei se os desenvolvedores teriam interesse nisso.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts