OpenMailBox - Um servidor de e-mail gratuito e 100% Open Source!

Publicado por Juliano Vatre em 12/03/2014

[ Hits: 30.669 ]

Blog: http://linuxbrazuca.wordpress.com

 


OpenMailBox - Um servidor de e-mail gratuito e 100% Open Source!



Olá, galera!

Ultimamente, tenho tido dificuldades e confesso que ando com receios em relação à minha privacidade na WEB, referente aos serviços de e-mail gratuitos disponibilizados no mercado, tais como: Gmail, Outlook, Yahoo Mail, Mail.com, etc.

Com base em algumas pesquisas que andei realizando nas redes sociais relacionadas ao GNU/Linux e ao Software Livre, finalmente achei um bom servidor que me agradou muito nesses últimos dias. É o OpenMailBox, um servidor de e-mail gratuito e feito 100% de Software Livre.

Logo na página inicial, pode-se encontrar um modo de realizar um donativo para ajudar na manutenção do servidor:
Linux: OpenMailBox - Um servidor de e-mail gratuito e 100% Open Source!

Por se tratar de um serviço "gringo" (senão me engano, Francês) e hospedado em servidores europeus, a página do serviço ainda não contém uma tradução para o Português (o cliente em si, contém tradução para o Português do Brasil, que é feita nas mudanças das configurações da conta).
Linux: OpenMailBox - Um servidor de e-mail gratuito e 100% Open Source!   Linux: OpenMailBox - Um servidor de e-mail gratuito e 100% Open Source!

O serviço disponibiliza acesso POP, IMAP, anti-Spam, antivírus, 250 MB de espaço (que pode ser reajustado), conexão segura com todos os serviços disponíveis, encriptação, backups diários, XMPP, entre outros.

Pode-se anexar arquivos de até 500 MB (não entendi muito bem essa parte, pois o mesmo diz conceder somente 250 MB de espaço no servidor, apesar de ser expansível).

O mais legal de tudo isso, é a interface do cliente, que é muito bem elaborada, amigável e possui o recurso de arrastar soltar. E a possível utilização de um alias, por se tratar de um domínio um pouco longo (@openmailbox.org), é possível usar o alias @opmbx.org, ficando assim, mais fácil o uso diário do seu [email protected]ínio.
Linux: OpenMailBox - Um servidor de e-mail gratuito e 100% Open Source!

Além de tudo isso, o OpenMailBox disponibiliza um outro serviço de e-mail, também gratuito, que serve como "anti-spam" para suas firulas na rede. É o OpenTrashBox, um e-mail descartável, que pode ser usado para o usuário se cadastrar em qualquer site e, assim, manter sua privacidade protegida e livre de Spams.

É super fácil de usar, basta criar um nome fictício na caixa de diálogo, como indica a figura abaixo, esperar pelo e-mail a ser enviado e clicar em GO.

Caso queira utilizar o serviço várias vezes, sem ter que ficar criando e-mails falsos, é só digitar o nome fictício novamente na caixa de diálogo e pronto. O serviço dura 24 horas, após esse tempo, o e-mail falso é excluído do servidor e o usuário terá que criá-lo novamente, ou criar um novo.
Linux: OpenMailBox - Um servidor de e-mail gratuito e 100% Open Source!



Obs.: quando utilizei pela primeira vez, o serviço encontrava-se em Português, a mudança de idioma pode ter ocorrido pelas configurações do navegador.

Para ter acesso ao OpenMailBox, basta acessar: E para utilizar o OpenTrashBox, acesse:
Outras dicas deste autor

Skype 4.2 no Debian 64 bits

Alterando os botões das janelas no MATE

Instalando temas no GNOME 3.4 com Gnome Tweak Tool

Leitura recomendada

Smtp autenticado, erro SASL

Ativando o anti-spam no Mozilla Thunderbird

Removendo e-mails gigantes da fila no Qmail

Postfix: Desabilitando SSLv3 (Poodle Vulnerability)

Importando emails do Thunderbird para Icedove e vice-versa

  

Comentários
[1] Comentário enviado por vinipsmaker em 12/03/2014 - 01:23h

E enquanto isso até hoje o vivaolinux não fornece login via HTTPS...

continuando, talvez você ache esse projeto interessante, já que está preocupado com interfaces: https://www.mailpile.is/

[2] Comentário enviado por vatrinux em 12/03/2014 - 09:59h

Já ouvi falar! É muito interessante também.

Mas minha preocupação não é com interfaces e sim PRIVACIDADE. É esquisito saber que tudo o que passa pelo seu browser pode estar sendo bisbilhotado por alguém! Mesmo que isso não interfira diretamente na vida pessoal, prefiro que não seja assim! E só de saber que tudo o que eu mando para as nuvens passa a ter outro proprietário (tipo o Google e o Facebook que se tornam donos também do que você manda pra eles) me deixa perplexo! Cadê a LIBERDADE?

[3] Comentário enviado por Dausacker em 03/08/2014 - 21:31h

Buenas, Juliano!
Acabei de criar minha conta no OpenMailBox.
Muito grato pela dica.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts