OpenFire - Chat corporativo de modo fácil!

Publicado por Pedro Pereira em 06/02/2009

[ Hits: 37.137 ]

Blog: http://www.pedropereira.net

 


OpenFire - Chat corporativo de modo fácil!



Ferramentas de chat corporativo são úteis porque agilizam a comunicação dentro da empresa, principalmente quando ela possui filiais distantes, pois caso seja uma conversa simples, tudo pode ser resolvido pelo próprio chat corporativo, economizando dinheiro da ligação e recursos como o servidor de e-mail (que geralmente é muito utilizado).

Quando precisei implementar uma ferramenta dessas a primeira opção que me veio à cabeça foi o protocolo Jabber, que é livre e possui vários servidores e clientes compatíveis em várias plataformas diferentes.

O problema apareceu quando eu tentei instalar o ejabberd2. Fiquei dois dias quebrando a cabeça, tentando compilar o software sem chegar perto de qualquer sucesso na tarefa. :)

Depois de muita frustração resolvi procurar uma alternativa e encontrei uma excelente chamada Openfire.

O Openfire (antigo Wildfire) é um servidor que implementa o protocolo Jabber (XMPP). Além de ser de simples instalação, ele já possui vários clientes diferentes para Windows, Linux e Mac OS (ideal para ambientes heterogêneos como o da minha empresa) como Pidgin, Spark (que foi minha escolha e pode ser baixado no mesmo site do OpenFire), Kopete e qualquer outro que suporte o XMPP (Jabber).

No site oficial você encontrará pacotes pré-compilados para distribuições baseadas em RPM e DEB. No meu caso eu usei o arquivo RPM disponibilizado pelos próprios desenvolvedores da distribuição. Bastou entrar em www.igniterealtime.com, ir até a seção de downloads e baixar o RPM. Para instalar e inicializar o serviço:

# rpm -ivh openfire-3.6.3-1.i386.rpm
# service openfire start


No meu caso, que estou utilizando o CentOS 5, precisei instalar antes o MySQL Server (que é o backend utilizado pelo Openfire para armazenar dados como logins de usuários, senhas, conversas que foram gravadas, estatísticas do servidor etc). Se alguma outra dependência aparecer no seu caso, provavelmente você não terá muitos problemas tentando resolvê-las com YUM, APT ou qualquer que seja a ferramenta de gerenciamento de pacotes na sua distribuição.

O OpenFire possui uma interface administrativa que fica na porta 8080 do servidor onde ele foi inicializado que, além de ser totalmente funcional, pode ser traduzida para o português apenas selecionando uma opção, sem qualquer necessidade de instalar language packs.

Para utilizá-la, acesse com o seu navegador o endereço http://localhost:8080 (recomendo que configure um registro para ele no DNS para facilitar a administração a partir de outra máquina. No meu caso, criei um registro "chat.empresa.com.br" para facilitar o acesso pelo resto dos integrantes do time) e faça o login com o usuário "admin" e a senha "admin".

Nesta interface gráfica você será capaz de fazer tudo o que for necessário no servidor, como criar usuários, grupos, redefinir senhas, analisar as estatísticas do servidor, analisar conversas arquivadas, desconectar um determinado usuário, criar salas de conferência, instalar e ativar plugins etc.

Grande parte da funcionalidade do OpenFire vem do suporte a plugins desenvolvidos por terceiros. Existem plugins para facilitar a maioria das tarefas administrativas, como criar vários usuários de maneira automatizada, transformar o servidor OpenFire em um gateway para outros protocolos como MSN, entre vários outros. Vários já estão pré-instalados e podem ser ativados pela interface administrativa. Outros você terá que instalar à mão, o que é bem simples: basta fazer o upload pela própria interface web e ativá-lo na seção de plugins.

Atualmente, aproximadamente 300 usuários fazem uso do servidor diariamente e não tive problemas de desempenho com o Openfire e CentOS 5.

Espero que o OpenFire possa ajudar a vocês tanto quanto me ajudou!

Outras dicas deste autor

Autalizando o PORTS do FreeBSD com o portupgrade

Adicionando data e hora ao histórico do Bash

Como bloquear o Skype

Visualizando acessos dos usuários em tempo real no Squid

Comparando arquivos com o vimdiff

Leitura recomendada

Como suprimir a emissão de luz azul da tela via linha de comando

Como evitar que o "apt-get autoremove" desinstale toda a interface gráfica

Jogando no Linux usando seus CDs do Windows

QGRUBEditor: Edite o Grub no modo gráfico

Ouvindo música com SnackAmp no Kurumin

  

Comentários
[1] Comentário enviado por pogo em 07/02/2009 - 20:50h

Só para avisar: passou um errinho no texto! A porta utilizada para se conectar à interface administrativa do Openfire é 9090 e não 8080 como foi publico na dica!

[]'s

Pogo

[2] Comentário enviado por pontozip em 12/02/2009 - 08:20h

Hi,
alguem tentou (conseguiu) customizar o SparkWeb ? Até onde li em foruns, todos falam de um sparkwebskin.swf que deve ser criado, porém todas as respostas estão muito vagas.

Aguardo retorno de alguem que foi mais além.

ATs.
Rodrigo.
CUritiba/Pr

[3] Comentário enviado por tico-tico em 08/07/2009 - 11:25h

bom dia, estou instalando o chat ... estava tudo bem ate agora .. mas como sou novo no mundo linux ja encontrei um problema pela frente .. estou ultilizando a mesma distribuiçao que vc usa centoS 5.0 .. instalei o chat blz , instalei o mysql esta rodando.. abri ele pelo mozila normal .. estou na aba :::::Configurações do Banco de Dados - Conexão Padrão ::::


Predefinições do Driver de Banco de Dados: MYSQL
Classe do Driver JDBC: COM.MYSQL.JDBC.DRIVER
URL do banco de dados: dbc:mysql://srv-covelmoto.com.br:9091//etc/openldap/ldap.conf

Nome do Usuário: ADIMN
Senha: ADIMN

Minimum Connections: 0
Maximum Connections: 200
Tempo de expiração da Conexão: 1,0 Days


EIS A PERGUNTA :::: COMO FAÇO PARA CONFIGURAR ESSE PARTE ??

DEUS DE JA AGRADEÇO A FORÇA



[4] Comentário enviado por assuncao.claudio em 02/10/2009 - 09:06h

Olá, gostaria antes de mais nada agradecer pois o tópico me ajudou muito.

Tenho uma dúvida e gostaria de saber se os colegas podem me ajudar: tenho um servidor Firewall rodando com squid e proxy transparente.
Nesse mesmo servidor instalei o openfire, segui esse tutorial e consegui instalar tudo certinho.
Coloquei o Spark nos clientes e até semana passada tudo beleza. O problema é que de vez em quando, pela manhã quando chego na empresa, o Openfire está fora do ar, nada muito sério, simplesmente o Spark fica offline; para resolver basta ir no meu servidor e dar o comando: "/etc/init.d/openfire stop" e em seguida "/etc/init.d/openfire start" e pronto, tudo volta a funcionar.

Gostaria de saber o porque disso, pois quando instalei em um servidor de teste, funcionou perfeitamente.

Desde já agradeço a todos.

Claudio Assunção

[5] Comentário enviado por evertonminas em 19/10/2012 - 17:19h

instalei o spark aqui na empresa e ele desconecta quando esta sem internet, alguém sabe me informar se e alguma configuração?



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts