O medo do Linux

Publicado por Rafael Vaz em 29/06/2007

[ Hits: 5.525 ]

 


O medo do Linux



Por que ainda muitas pessoas acreditam que usando o sistema Linux terão posteriores problemas? Falta de informação ou falta de marketing positivo?

O medo do Linux?

Caros amigos do "Viva o Linux", escrevo este com o intuito de alertar que em muitos lugares desse Brasil tão cheio de costumes e tradições, o Linux é dado como um vilão ou até mesmo um genérico de má qualidade, o que me entristece muito, já que conheço, mesmo que a pouco tempo, o trabalho que vem sendo realizado com esse sistema operacional que tem tudo para decolar e superar todas as espectativas.

Mas se existe toda essa credibilidade por que o medo?
Sei que nem todos conhecem Guarapari, uma cidade do litoral sul do estado do Espirito Santo, cidade linda que eu recomendo como roteiro de férias a qualquer um, pois é, mas nessa cidade temos muitos profissionais de informática que classificam o Linux como não seguro e instável, pessoas que inclusive dão aulas de programação em faculdades da cidade.

O que acontece? São ali formados, ignorantes que o povo vê como gênios da informática, sendo assim potenciais formadores de opinião, já que o Linux não faz propaganda de si mesmo, é essa a idéia que fica no ar: "O Linux não presta, ele trava!".

Então está explicado por dessa má fama irregular do Linux, em lugares onde poucos têm o saber eles podem implantar qualquer idéia que pode ou não ser verdade. Ainda assim não sei qual é a finalidade de esconder essa maravilha de todos e ficar nesse egoísmo idiota, egoísmo sim já que nas faculdades usa-se e muito o S.O Linux.

Então já sabemos o que ocorre em alguns lugares de nosso país!

O saber se transforma num poder do mal que ofusca os olhos daqueles que querem descobrir o novo. Mas isso é claro pode ou não ser regional e ter ou não outros motivos nos diferentes lugares do Brasil.

souvaz 2007

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Como falar bem de Linux sem falar mal de Windows

NTFS sem gambiarra

Minhas impressões sobre o Slint 14.2

Fórum Lazarus

Terminal transparente no Ubuntu

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Hugo Andrade em 29/06/2007 - 10:05h

Olha, eu não acho que a propaganda e o falar bem influencie totalmente, eu por exemplo uso só GNU/Linux por vontade própria mesmo ouvindo falarem mal e etc, eu preferi testar eu mesmo e tirar minhas próprias conclusões e hoje utilizo apenas Linux sem nada de dual boot e nem falta do outro SO que a grande massa "idolatra" o tão "desejado" Windows Vista ;-)
Mais uma coisa é verdade
Um dia eu fingi que iria comprar um computador em uma famosa loja, que seu mascote também é um pinguim (alguma duvida de qual loja seja?) e mandei ligarem o computador com Linux pois só Windows Vista estava em exibição e eu comentei como era melhor comprar com Linux, que o preço era melhor, e o grande vendedor que entendia tudo de computadores já foi logo falando que depois era fácil de "arrumar" o computador que ele conhecia gente que cobrava 40$ pra instalar Windows XP ou até mesmo o 98 porque? "a por que o Windows 98 é melhor que o XP é mais leve..." ;-)

No meu caso as palavras dele não me afetarão em nada, mais em outra pessoa que não tivesse um pouco mais de conhecimento com certeza iria afetar

Eu acho que essas pessoas já são caso perdido, talvez uma em cem se salve
e tenha vontade de aprender algo novo e os outros 99, provavelmente irão dizer :"o meu windows funciona bem quando da algum problema eu chamo um "técnico" e eles cobram só 40$ e reinstalão tudo e tudo fica funcionando perfeitamente.
Ou então "Nossaaa!!!!! vc pagou 800$ no Vista ultimate? ah eu paguei 10$ ali na esquina

Acho que o ensinamento da informática deveria começar logo cedo na escola e sem softwares proprietário, apenas software livre
pelo menos assim elas não seriam influenciadas pelo "mercado" mais tarde

Viva o LInux !!!!!

[2] Comentário enviado por removido em 29/06/2007 - 11:44h

Cara, ta muito interessante teu texto. Se eu fosse você, teria publicado como artigo, pois a repercussão seria maior, e seu texto é um artigo e não propriamente uma dica. Eu uso dois sistemas operacionais, Windows XP e OpenSuse Linux 10.2, não porque gosto do Windows, mas porque faço faculdade e muitas vezes trago amigos para fazer trabalhos em minha casa, meu família também não sabe usar o Linux e tudo mais. Então, dependo dele para algumas tarefas por causa dos outros e não por mim. Escrevi um artigo aqui nestes dias que espero ser publicado, comparando o Office 2007 com o OpenOffice.org, pois gosto de fazer isso ai que você ta fazendo, dar a oportunidade para as pessoas conhecer os dois lados, para assim, escolher por vontade própria qual vai usar, e acredito igualmente a você que a maioria ainda vai ser adepta do Linux e deixar de ser dependente do monopólio e caprichos da Microsoft.

Parabéns!
Ótimo artigo!

[3] Comentário enviado por laleonel em 29/06/2007 - 12:48h

Tenho 20 anos de experiencia em informática e com o tempo percebi que o problema não é o Windows que é bom ou Linux que é ruim e sim a falta de informação e uma coisa chamada PIRATARIA, ora se por R$ 10,00 vc tem um Windows Vista ?
Pergunte aos profissionais de informática de Guarapari se os Windows são todos originais e o Office tambem ! Claro se forem obrigados a comprar o software original ai começam a pensar diferente, pois só interessa quando o dinheiro esta envolvido e logo vão procurar outras opções e Linux é uma das mais provaveis.
Pra mim enquanto houver pirataria vai haver essa discução.

[4] Comentário enviado por eldermarco em 29/06/2007 - 13:28h

O que ocorre é que a maioria de nós somos conservadores. Temos muitas outras coisas para se preocupar do que um sistema operacional. Se o Windows entra no "orkut" e no MSN e, além do mais, imprimi bem os trabalhos no Word tah valendo! Por que se preocupar com um novo ambiente se o antigo atende, ou melhor, supostamente atende todas as nossas necessidades?
Muitos tiveram cursos de Windows e não de Linux em uma escola de informática. Aprenderam que na época do DOS se usava um prompt mas que agora está ultrapassado! Oras, com o terminal do Linux tb seria não? Só por isso, uma pessoa jah poderia concluir que o Linux não é bom. Depois vem o fato de ser gratuito, que antes de ser uma vantagem é mais um argumento daqueles que não querem abandonar o Windows e "perderem seu tempo" com um outro sistema operacional. "Coisa de graça é coisa sem qualidade", diriam eles.

Devo dizer também que existem aqueles que nunca se quer ouviram falar no sistema operacional Linux. Quando ouvem esse nome, a primeira coisa que lhes vem a mente é um programa do Windows porque para estes, o Windows é uma "camada" inerente do hardware da máquina. Um computador sem Windows é um computador sem ALMA para estes.

Não estou culpando todos eles, mas alguns carregam alguma razão no sentido de que, não é necessário aprender outro sistema e outros não carregam razão nenhuma pelo simples fato de a preguiça intelectual lhes dominar a mente.

Eu conheci o Linux na faculdade e ateh hoje utilizo ele. Meu maior prazer é saber que existe uma comunidade como é a do software livre. Entendo até perfeitamente como alguns acabam mudando de carreira e se dedicando ao mundo do software livre. Eu acho que faria isso se não fosse tão apegado a minha profissão. Só que também não sou um completo radical como ocorrem com alguns dessa comunidade que acabam por criticar até coisas que não existem no Windows.

Acho que Linux precisa de propaganda, principalmente.

[]'s

Elder Marco

[5] Comentário enviado por removido em 29/06/2007 - 15:21h

Cara fazem 2 anos q tenho só linux no pc de casa, e tá tudo normal. Minha esposa q só mexia com windows, entra na net, vê e-mails, entra no msn dela, então ao meu ponto de vista, Linux é em alguns casos uma questão de ser apresentado para alguém. Existem pessoas como nós q estamos a frente de outras, então nós temos q indicar Linux para nossos amigos. Muita gente usa Windows sem saber q é pirata, mas ai cai na questão do emprego, o cara técnico coloca o piratão lá, pra tirar o ganha pão dele pq tem gente q usa Windows ou então fez um curso básico q tem de monte por ai quem ensina. Após um tempo usando Linux acho tudo muito normal, até me sinto mais seguro e "ofendo menos meu pc", linux precisa de um pouco de pesquisa pra aprender a lidar sem contar q não se paga nada por isso, tudo q sei aprendi com a Grande Comunidade q sempre q pode ajuda.

[6] Comentário enviado por C.Joseph em 29/06/2007 - 20:24h

Cada argumento dos colegas aqui me deixam mais empolgado em aprender sobre esse sistema.

Faz um mês que eu baixei a ISO do kurumin Light, antes só rodava no VMware para aprender e entender o sistema, agora já o uso em um outro HD.Eu só não coloco em minha máquina apenas o Linux, porque como o adelman disse acima, minha família precisa usar o Windows, pois para certas coisas ainda dependemos dele, mas é questão de se acostumar ao sistema, minha irmã já usou ele uma vez para ver os e-mails e internet, pouco a pouco quero deixar de depender do Windows e sei que conseguirei.

O Linux precisa mesmo é de propaganda como o Elder disse, pois o software livre é algo que está assim, disponível e dado de mão beijada para quem quizer se aventurar e aprender, não custa nada querer aprender sobre Linux né? (Realmente não custa mesmo, e até pra usar um Windows pirata você paga hehe)

Enfim, eu estou contente com essa nova etapa de aprendizado em que me encontro agora, e quero mesmo que cada vez mais o Linux deixe de ser um medo ou algo estranho para muitos e se torne mesmo uma paixão para os usuários como para mim está se tornando a cada dia que uso este sistema magnífico.

O artigo está ótimo, meus parabéns souvaz!

[7] Comentário enviado por barkent em 04/03/2008 - 21:35h

Cara, eu achu o seguinte, as pessoas tem medo de "descobrir" coisas novas, pq todos estão acostumados com o Windows e naum querem ou naum acreditam q existe um software q pod ate ser melhor q u idolatrado Windows, sem contar q o risco de vc pegar virus no computador eh bem pequeno e tbm q a internet literalmente voa.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts