O Gimp, você sabia que...

Publicado por Rafael em 01/09/2006

[ Hits: 10.359 ]

 


O Gimp, você sabia que...



Essas são algumas dicas do gimp que achei interessantes e assim mandando para à comunidade, afinal, às vezes o pessoal não para pra ler as dicas que o programa mesmo mostra e já no site sim, param pra ler. :ddd

Então... você sabia que...

O gimp suporta compressão gzip e é automaticamente, ou seja, você só precisa adicionar o .gz (.bz2, etc) ao nome do arquivo, exemplo: linux.gz, assim à imagem é gravada comprimida, ele também lê imagens que já estão comprimidas.

Pressionando e segurando a tecla shift antes de você fazer alguma seleção, lhe permite adicionar à seleção atual em vez de substituí-la. já o ctrl, se usado antes de fazer uma seleção, ele subtrai a atual.

Você pode também salvar uma seleção para um canal, em seleção, salvar para canal. E depois modificar esse canal com quaisquer ferramenta de desenho. Utilizado-se os botões do diálogo "canais" você pode alternar a visibilidade desse novo canal, ou então convertê-lo novamente em uma seleção.

Você sabia também que, quando a tela estiver muito cheia, você pode pressionar a tecla tab múltiplas vezes em uma janela de imagem para esconder ou mostrar a caixa de ferramentas e/ou diálogos.

Clicando com a tecla shift pressionando no ícone do olho no diálogo de camadas, você esconde todas as outras camadas de uma vez. Fazendo isso com as camadas já escondidas, você remove o processo.

Tente essa agora, clicando com o ctrl na visualização da máscara no diálogo de camadas, você poderá alternar o efeito da máscara de camada.

Com o alt mais tab, você alterna entre todas as camadas em uma imagem, mas claro, se seu gerenciador de janelas não usar essa combinação.

E se você estiver cansado de ficar clicando no ícone da cor pra alternar entre preenchimento de cor primária e secundária (cor de frente e fundo), então em vez de fazer isso, basta quando você for preencher com alguma cor a sua imagem, segurar a tecla ctrl, com isso, você estará preenchendo com a cor secundária (de fundo).

Se usado a ferramenta de rotação com o ctrl pressionado, a rotação será de 15 em 15 graus.

Você está no gimp, e está precisando de ajuda, então pressione a tecla F1 que você terá ajuda ao contexto do gimp (que tem ajuda para a maioria das funções). Isso funciona também nos menus.

Temos também, a opção de clicar com o botão direito do mouse, nele você encontrará várias opções, entre elas a de camadas, ferramentas, diálogos, etc.

E se por acaso, você está mexendo no gimp e precisa sair, mas ainda não acabou o seu trabalho na sua imagem, calma, tem uma solução para isso. O gimp tem como nativo a extensão xcf (exemplo: linux.xcf), que salva preservando as camadas e todos os seus aspectos. Então se você salvar com essa extensão, poderá continuar o seu trabalho na sua imagem mais tarde.

A maioria dos plug-ins do gimp funciona na camada atual da imagem atual, então se você quiser que o plug-in funcione para todas as imagens, você precisa juntar todas as camadas, em camadas, achatar imagem.

Quando estiver usando uma ferramenta de desenho (pincel, aerógrafo, etc), se clicado com o shift, ele irá desenhar uma linha reta da sua última posição de desenho, até à posição atual do cursor, já utilizando o ctrl, a linha será limitada a ângulos de 15 graus.

Para finalizar, temos o botão do meio do mouse, se a imagem for muito grande, maior que a janela de visualização, você pode clicar com ele para se deslocar pela imagem.

É isso aí pessoal...

Espero que seja útil para alguém.

Até mais...
Rafael

Outras dicas deste autor

Tocando som com o style do Fluxbox

Mudando o editor padrão do crontab

Colocando sombreamento no Fluxbox

Acesso SSH/FTP no Linux pelo Windows

Configurando o Apache + PHP + MySQL com o Xoops

Leitura recomendada

Alterar senha do Samba via Ctrl+Alt+Del no Windows

Distribuições Linux que administradores e usuários precisam conhecer

Iniciando programas rapidamente no Gnome, KDE ou XFCE

Instalando impressora Canon PIXMA iP1700

Zotero no OpenOffice.org 3.2 do openSUSE 11.3

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rauhmaru em 11/09/2007 - 14:56h

hehe isso aew foi copiado da tela inicial uahaua
mas tudo bem, são realmente úteis só que geralmente ninguém lê :P



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts