Netbeans e Xampp no Debian 8 com KDE - Instalação em modo gráfico

Publicado por Paulo Roberto Piacenti em 26/05/2017

[ Hits: 1.077 ]

 


Netbeans e Xampp no Debian 8 com KDE - Instalação em modo gráfico



Estou escrevendo esta dica pois tive muita dificuldade em instalar o Netbeans no Debian 8. Minha versão atual é o Debian 8 Jessie x86_64. A descrição serve para versões 32 e 64 bits, ou x86_64.

1º Passo

Como root, use o comando:

# nano /etc/sudoers

Com as setas do teclado, corra as linhas até encontrar:

root    ALL=(ALL:ALL) ALL

Abaixo de "root", acrescente seu usuário:

usuário     ALL=(ALL:ALL) ALL

  • No teclado, aperte Crtl+o e Enter para salvar o arquivo;
  • E Crtl+x para sair do nano.

2º Passo

Ir ao site da Oracle e baixar o Netbeans com JDK. O arquivo vem com o seguinte nome: "jdk-8u121-nb-8_2-linux-x64.sh"

3º Passo

Abrir o terminal ou konsole e digitar:

kdesudo dolphin

Ele vai pedir sua senha de usuário, a mesma que você loga quando liga a máquina. Após, você terá poderes de administrador sobre o Dolphin (gerenciador de arquivos).

Com o Dolphin aberto, clique na pasta root do lado esquerdo, depois clique em Home, e em sua pasta de usuário, clique na pasta Downloads e clique no arquivo do Netbeans com JDK. Ele demora um pouco e abre o instalador gráfico, siga os passos para instalação do Netbeans.

Ele irá instalar o Netbeans com JDK na pasta /usr/local/. A vantagem dessa instalação, é que você tem agora o JDK instalado e um Netbeans para Java SE. Caso queira um Netbeans mais aprimorado para outras linguagens de programação, como C++ e PHP, por exemplo, siga os próximos passos.

4º Passo

Com o Dolphin aberto, caso precise abri-lo use o comando kdesudo, vá para a pasta /usr/local/ e nela clique sobre a pasta de Netbeans e clique no arquivo "unistall.sh" para desinstalar o Netbeans.

5º passo

Vá para o site oficial do NetBeans, lá em Download tem várias opções de outras linguagens. No meu caso escolhi a All (ou "Tudo"), para instalar tudo.

6º passo

Com o Dolphin ainda aberto como root, ir na pasta Downloads e clique no arquivo "netbeans-8.2-linux.sh" para começar a nova instalação do Netbeans com mais opções. Siga os passo do instalador gráfico e você terá um Netbeans completo instalado.

Caso queira instalar o Xampp, use o mesmo procedimento para usar o instalador gráfico do mesmo. Sempre usando o Dolphin aberto com o kdesudo.

Para abrir e usar o Netbeans com o Dolphin, use /usr/local/netbeans-8.2/bin/netbeans.sh, é só clicar sobre o arquivo que você irá usá-lo como superusuário. Ou no menu K, Desenvolvimento NetBeans IDE 8.2 para usá-lo como usuário comum.

Se você instalou o Xampp, abra sempre com o kdesudo dolphin na pasta /opt/lampp/ e clique no arquivo "manager-linux-x64run" para abri-lo em modo gráfico.

Conclusão

Espero ter ajudo nossa comunidade.

Sou usuário de GNU/Linux, sistema Debian desde 2005, começando com kurumin 5, 6 ,7. Sidux, Aptosid, Siduction e Debian Etch, Lenny, Squeezy, Wheezy, Jessie. Técnico em Informática SENAI, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Unicesumar Centro de Universitário de Maringá, PR.

Meus resultados são obtidos por pesquisa, principalmente nos fóruns de discussão, artigos, dicas do VOL, Linux Descomplicado, Hardware.com.br,
dentre outros aos quais sou muito grato.

Não conformado por receber do Bash a mensagem:

# dolphin
No protocol specified
dolphin: cannot connect to X server :0


A mensagem acima, foi meu maior incentivo para resolver a chamada de programas com interface gráfica no Debian Jessie 8, via linha de comando.

Espero que as referências acima justifique meu trabalho e que o mesmo possa ajudar outros da comunidade com problemas semelhantes aos meus.

Outras dicas deste autor

Instalando VirtualBox no Debian 9

Leitura recomendada

Opera em português-BR

Uma breve análise dos principais editores HTML

OpenFire com memória baixa

Clarkconnect - Gerencie seu servidor Linux pela web

Instalando o Ubuntu 9.04 no Microsoft Virtual PC 2007

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts