Multimídia no Debian 64 bits

Publicado por Juliao Junior em 09/04/2008

[ Hits: 9.418 ]

 


Multimídia no Debian 64 bits



Já perdi as contas de quantas vezes vi comentários sobre como o Debian 64 bits não é tão legal, ou como não conseguimos fazer isso ou aquilo, principalmente quando o assunto é multimídia. Pois bem. Aqui vai uma dica para os aventureiros. Na verdade, nem tanto aventureiros, pois funciona tudo super bem. A dica é simples, simples mesmo. Mas quem desejar testar, vai gostar.

Já há um bom tempo não uso o versão Stable do Debian, e sim a versão Testing. Recomendo fortemente a todos os 'debianos' de plantão que usem a versão testing. É muito mais rápida, não encontrei grandes instabilidades, além de pacotes disponíveis em versões mais recentes, inclusive o kernel. Portanto, a dica se refere à essa versão, Debian Testing. Primeiro, baixe a iso dos CDs/DVDs da versão testing:
Na página acima você terá opção de escolher entre as várias versões para sua máquina. Para sua máquina 64 bits, escolha a opção 'amd64'. Daí, escolha se quer baixar os CDs (pasta "iso-cd" ou "jigdo-cd") ou DVDs (pasta "iso-dvd" ou "jigdo-dvd").

Após a instalação, você notará rapidamente o aumento de velocidade em tudo: lançamento de aplicações, instalação de pacotes, etc. E a multimídia, afinal?? Vamos lá: algo essencial é instalar o pacote "w64codecs".

# apt-get install w64codecs

Lembra do pacote "w32codecs" da versão 32 bits? Pois bem, essa é a versão 64 bits. Para o meu caso, quase tudo que queria de multimídia passou a funcionar. Em parte, pela versão testing, e em parte pelo pacote w64codecs.

Outras dicas deste autor

Diags MP3 - Identificando problemas em diretórios de MP3

Ubuntu mais rápido

Caffeine - Não deixe seu monitor dormir!

Fotoxx - Editor de fotos

Livros gratuitos no Packtpub.com

Leitura recomendada

Como fazer o GRUB reconhecer o Windows

MiniShift no Fedora 32

O que fazer após instalar ROSA Desktop Fresh R8

Melhorando a renderização de fontes em monitores LCD no Fedora

Configurando pré-regulagens de equalização do XMMS no Slackware

  

Comentários
[1] Comentário enviado por nqk18469 em 23/08/2008 - 10:58h

Vou experimentar a versão "testing", e instalar os codecs, conforme indicado.

Valew juliaojunior.



Contribuir com comentário