Login mediante senha no Acer Aspire One (Linpus Linux Lite)

Publicado por André L. (pinduvoz) em 30/03/2009

[ Hits: 10.153 ]

Blog: http://casadopinduvoz.wordpress.com/

 


Login mediante senha no Acer Aspire One (Linpus Linux Lite)



O "One" vem com autologin habilitado, o que permite a qualquer um com acesso físico a ele o acesso ao sistema e, bem assim, aos arquivos gravados.

Habilitar o GDM e, por consequência, o login mediante senha (aquela criada na primeira utilização, que serve tanto ao usuário padrão quanto ao root), pode ser uma boa idéia, servindo esta dica para mostrar como se faz isso.

AVISO: Tome cuidado na edição do arquivo de configuração em questão, pois qualquer erro pode tornar o sistema inutilizável.

1) Abra, pelo terminal, o arquivo /etc/rc.d/rc.S:

sudo mousepad /etc/rc.d/rc.S

e comente (coloque um "#" à frente dela) a seguinte linha:

/usr/bin/xinit 1>/dev/null 2>&1 &

(é possível marcar "n° de linhas" em "opções", sendo que a linha acima deverá ser a de n° 43 pois, ao menos aqui ela efetivamente é).

2) Abaixo dessa mesma linha, adicione uma nova linha contendo:

/usr/sbin/gdm

3) Como lembrado no aviso, cheque se o comentário e a adição estão presentes, como abaixo mais uma vez copiado, salve e feche o editor (mousepad).

# /usr/bin/xinit 1>/dev/null 2>&1 &
/usr/sbin/gdm

Reiniciando o sistema você verá a tela do GDM, sendo que o "login" (nome do usuário) será "user" e a senha será aquela informada no primeiro boot do "One" (portanto, tenha certeza de que você se lembra dela).

Outras dicas deste autor

Usando o ubuntuzilla.py sem baixar nada

MATE 1.6 - Habilitando o compositor

Temas do Ubuntu para o Google Chrome e o Chromium

Instalando o Firefox 4 Beta no Debian 6

Como remover o "puxador" da janela

Leitura recomendada

Ativando SSH 2 utilizando rc.local no Slackware

Interligando Ksalup com Bassline Winpopup

Trocando a porta de serviços para monitoramento Nagios

Novo espelho brasileiro para o Manjaro

Limpar ambientes indesejados (Funtoo)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 30/03/2009 - 17:42h

Só para avisar.

A mudança na forma de login tem um efeito colateral: quando se desliga pelo XFCE, abre-se mais uma vez a tela do GDM e é por lá é que o sistema poderá ser efetivamente desligado.

Não é um "grande" problema, e o ganho em segurança para aqueles que mantém arquivos pessoais no "One" certamente compensa.

[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 30/03/2009 - 23:13h

Ha aproximadamente um ano atras, quando comprei o NoBo (Acer Aspire 5570z) do qual estou postando, veio instalada esta mesma distro (Limpus Linux). Achei muito "limpus" como o próprio nome diz ou seja praticamente sem nada. Usei apenas para a partir de um terminal, confirmar algo da configuração do NoBo e pra ver se estava funcionando OK. Troquei imediatamente por outra distro que confiava. Antes de fazer a instalação estava usando apenas com CD-live.
Espero que esta distro haja melhorado, pois no meu caso foi uma tremenda decepção ao comprar um equipamento novo propositalmente sem o "outro sistema" instalado, pois esperava que pelo menos viesse algo decente com todos os itens de hardware devidamente detectados e operando.
No caso dos NoBos novos ou agora também nos NetBooks, espero que a coisa tenha melhorada pois imagino a decepção de quem compra e que tenha que conviver com isto pelo menos por algum tempo, se não tiver já alguma experiência com Linux e precisar instalar uma nova distro. Imagino que por suas particularidades, os Netbooks sejam ainda mais complicados de configurar que os NoBos tradicionais.

[3] Comentário enviado por pinduvoz em 31/03/2009 - 09:10h

O problema em trocar o Linpus por outra distro no "One" é que o hardware não será plenamente utilizado, pois sempre algo fica sem funcionar.

Por isso venho me dedicando a melhorar o Linpus e postando aqui como fazer isso, esperando ajudar aqueles que, como eu, querem o "One" 100% funcional.

[4] Comentário enviado por udanielsan em 04/05/2009 - 12:59h

Bem, comprei recentemente um AOA-110 e coloquei o UNR 9.04 e funcionou tudo perfeitamente. Sem complicações, foi instalar e usar sem problemas.

Também não gostei muito do Linpus.

[5] Comentário enviado por pinduvoz em 04/05/2009 - 14:03h

Eu estou usando um SDHC de 8 GB para ampliar minha pasta pessoal do Linpus e funciona perfeitamente. E, às vezes, uso também pendrives de até 8 GB junto com o cartão.

Pelo que li, a parte dos cartões não funciona direito no UNR e em nenhuma outra distro, e por isso vou ficando com o Linpus (ulltra-modificado por mim).

Até agora, a única coisa que eu não consegui fazer nele (de um jeito ou de outro) foi instalar o Audacity para editar áudio, já que ele conflita com a "multimídia" pré-instalada pela Acer. Mas quem sabe compilando eu consigo?

[6] Comentário enviado por SandroDDJ em 16/05/2009 - 20:25h

Amigosss....Sou novato em Linux.....estou com um acer one 110 linpus linux....queria isntaar uns progrmas mas ele me pede a maldita senha de super-mega-master-ultra utilizador....mas eu não à tenho...ja tentei modificando a senha peço reinicar+f2, mas nada aconteceu....já procurei em todo este site mas o mais perto foi por aqui...está dificiu.....não consigo de jeito nenhum

[7] Comentário enviado por pinduvoz em 16/05/2009 - 20:34h

<< [1] Comentário enviado por SandroDDJ em 16/05/2009 - 20:25h:

Amigosss....Sou novato em Linux.....estou com um acer one 110 linpus linux....queria isntaar uns progrmas mas ele me pede a maldita senha de super-mega-master-ultra utilizador....mas eu não à tenho...ja tentei modificando a senha peço reinicar+f2, mas nada aconteceu....já procurei em todo este site mas o mais perto foi por aqui...está dificiu.....não consigo de jeito nenhum >>.


Se vc tivesse procurado melhor, saberia que a senha do root no Linpus é a mesma do usuário, ou seja, aquela que vc configurou na primeira vez que ligou seu One.

Eu já disse isso em vários artigos e dicas sobre o AA1/Linpus.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts