Linux SociAll - Rede social para usuários de software livre e Linux

Publicado por Elton jamenix em 27/08/2011

[ Hits: 5.772 ]

Blog: http://www.linuxsociall.com

 


Linux SociAll - Rede social para usuários de software livre e Linux



Já imaginaram uma rede social para usuários de Linux e entusiastas de Software Livre do Brasil, onde pudéssemos conhecer novas pessoas, trocar experiências, formar grupos, encontrar profissionais e fazer novas amizades?

Esse lugar existe, é a rede social Linux SociAll.

A Linux SociAll é um projeto lançado recentemente e foi desenvolvida com o objetivo de ser um lugar onde os usuários de Linux possam trocar ideias, ficar sempre em contato com seus amigos da área, fazer novas amizades e principalmente para ajudar nosso querido Pinguim a crescer.

Como surgiu a ideia de lançar uma rede social para usuários Linux?

Em 2006, quando comecei a usar o orkut e achei interessante aquele mundo de gente se comunicando.

Desde então você vem desenvolvendo o Linux SociAll?

Sim, antes fiz alguns testes com uma rede social para troca de ideias www.postandoideias.eu5.org mas não deu muito certo. E como sempre recebi críticas de que não daria certo, acabei demorando um pouco para lançar o projeto.

Mas com o espaço que o Linux estava ganhando por causa do Kurumin, resolvi continuar com a ideia e como existiam muitos fóruns que falavam de Linux, então pensei que seria bom ter uma rede social onde os usuários pudessem ter contato direto com desenvolvedores e profissionais Linux.

Você fez todo o desenvolvimento sozinho?

Sim, porque quando eu falava do projeto e convidava alguém para ajudar no desenvolvimento, sempre me falavam que não havia necessidade de criar outra rede social, pois já existiam centenas.

Quais são as tecnologias usadas no desenvolvimento do sistema?

O desenvolvimento do Linux SociAll é feito usando um Gerenciador de Conteúdo (CMS) em PHP e Mysql.

O sistema não foi desenvolvido por mim, eu apenas adaptei ao propósito do LinuxSociALL.

O projeto teve ou tem algum patrocínio?

Não! O único patrocínio que recebi foi a hospedagem que um amigo meu, Gesiel Goulart, me cedeu.

Outra ajuda que tivemos foi com a criação da logo do projeto, que foi desenhada por Eric Viana, mas ajudas e patrocínios sempre são bem vindos, quem quiser ajudar o projeto entre em contato comigo através do e-mail admin@linuxsociall.com

Qual o objetivo principal do Linux SociAll?

O principal objetivo do LinuxSociALL é agrupar o maior numero possível de usuários e desenvolvedores Linux do Brasil e ajudar a promover um contato direto entre seus membros, facilitando o acesso a diversas informações e serviços relacionados ao software livre.

O Linux SociAll permite integração com outras redes sociais?

A integração existe, mas ainda não é automática, nem em tempo real. Mas os usuários podem compartilhar seus post com outras redes sociais usando botões de divulgação do Facebook, Twitter, Google Buzz, Delicious, Linked In e Myspace como já fazem em diversos blogs e sites.

Qual a estatística atual de visitantes do Linux SociAll, quantos membros ativos existem no momento e qual é a perspectiva de crescimento da rede?

Do dia 1ª de maio até hoje, nós tivemos um número de acessos superior aos 24 mil e temos atualmente 515 membros, e esse número aumenta a cada dia.

Sobre a perspectiva de crescimento da rede, eu ainda não parei para pensar nesse ponto, mas acredito que se conseguirmos chegar aos 10.000 membros até o fim do ano, será uma mostra do que podemos esperar do Linux SociAll.

Há quanto tempo você é usuário Linux?

Sou usuário Linux desde 1999, quando comprei uma revista, que não me lembro do nome, e nessa revista tinha uma matéria que falava de um novo sistema operacional que não precisava instalar. Eu fiquei curioso, pois o único sistema que eu conhecia era o Windows.

Então fiz o teste e instalei o Kurumin no meu computador, um Pentium 166 com 16mb de RAM, e sou usuário Linux até hoje.

Atualmente está envolvido em algum outro projeto dentro da comunidade Linux?

Sim, eu mantenho um projeto de uma distribuição Linux baseada no Puppy Linux com o nome BigpupBr que já está na 4ª versão e pode ser baixado no endereço www.bigpupbr.co.cc.

O BigpupBR codinome Iguana é uma distribuição Linux brasileira que roda diretamente do CD (Live CD) sem necessidade de instalação, mas pode, perfeitamente, ser instalado no HD, como qualquer outra distribuição.

www.linuxsociall.com

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

SSH pelo navegador (FireSSH)

Música no Linux pela Rádio UOL

Adote um pinguim

Baixando todo tipo de arquivos no Android

4shared.com - deseja salvar seus arquivos e programas?

  

Comentários
[1] Comentário enviado por wadilson em 27/08/2011 - 11:27h

Vou entrar e divulgar. Legal a iniciativa.

Mas vcs já devem conhecer também a http://doode.com.br/ , não? A Doode também é uma rede social de usuários GNU/Linux, e tem hj um pouco mais de 2000 usuários.

Saudações

[2] Comentário enviado por hgil em 27/08/2011 - 11:32h

O Linux Sociall também já está com mais de 2000 usuários. E eu acho a semelhança com o doode bem grande. Os dois projetos poderiam se unir se não houvesse conflito de interesses.

[3] Comentário enviado por julio_hoffimann em 27/08/2011 - 21:22h

Oi Elton,

Parabéns pelo empenho. Quanto mais pudermos nos unir, melhor. :-)

Fica aqui também meu apelo aos mantenedores das duas redes Linux brasileiras - Doode e Linux SociAll - para promover uma fusão dos dois projetos! Só temos a ganhar com mais usuários reunidos em uma mesma rede.

Boa sorte!

[4] Comentário enviado por andrebian em 04/03/2012 - 20:54h

curti a ideia, conheci a rede apenas hoje mas já gostei, ajudarei na divulgação. Parabéns pela iniciativa!!!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts