Kernel 2.6.11.7 no Slackware 10.1

Publicado por Eustabio J. Silva Jr. em 25/05/2005

[ Hits: 5.620 ]

 


Kernel 2.6.11.7 no Slackware 10.1



Essa dica visa informar sobre algumas pedras de tropeço (problemas) ao se tentar instalar o Slackware 10.1 e compilar o kernel 2.6.11 no mesmo (e não visa ensinar como instalar ou compilar o kernel, não acho isso necessário, já que existem por aí muitos bons artigos sobre o assunto).

O primeiro caso é bem simples, entretanto os mais novatos podem se dar mal. Você já formatou o seu HD (disco rígido), definiu as partições (para mais informações sobre esse começo de instalação, leia o HOWTO no CD1 do Slackware ou algum tutorial na internet), instalou o CD1 e já colocou o CD2. Pouco depois programa de instalação pergunta sobre o kernel. Se você não sabe o que fazer aqui, coloque na unidade o CD1 novamente e siga com a instalação.

Outro problema, desta feita para aqueles que desejam usar o kernel 2.6 e que faz muitos compilar o kernel mais de 60 vezes e nada de dar certo é o seguinte. Qual o melhor sistema de arquivos para Linux? A maioria responderia ReiserFS (e diga-se de passagem é bom mesmo) e obviamente muitos ao instalarem o seu sistema Slackware escolhem este sistema de arquivos. E na hora de compilar coloca o ReiserFS como parte do kernel, só para ver mais tarde, na inicialização do sistema a mensagem:

Kernel panic not syncing: VFS: Unable to mount root fs on unknown-block (3,2)

Se você já esta quase louco com esse problema, a solução pode ser esta: ao escolher as opções, depois no make menuconfig (ou make xconfig) na parte que menciona sobre File systems, não coloque ReiserFS como parte do kernel *, no máximo coloque-o como módulo v. Na minha compilação o que ficou como parte do kernel foi o sistema de arquivos JFS, embora eu também tenha escolhido o sistema ReiserFS. Isso é estranho e francamente não sei explicar por quê.

Se você está com esse problema, vale à pena tentar esta dica. E se ainda assim o problema continuar, continue pesquisando. Até a próxima, tchau!

Eustábio Jr.
www.videoaudio.com.br


Outras dicas deste autor

Documentação do CodeIgniter em português

Problema na instalação do BROffice.Org no Slackware 11

Sistema Aberto de Automação Comercial no Linux

Cada vez mais Linux

Firebird: Como parar e iniciar no Slackware Linux

Leitura recomendada

Atualizar kernel e driver de placas de vídeo em Sabayon

Compilando o kernel 2.6.35 no Linux Mint Debian Edition

Compilando o Kernel 5.0.8 no Debian 8 [Vídeo]

Compilando um novo kernel herdando as configurações do antigo

Módulos APM x ACPI, gerenciando a bateria do laptop no Slackware 12

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts