Kernel 2.6.11.7 no Slackware 10.1

Publicado por Eustabio J. Silva Jr. em 25/05/2005

[ Hits: 5.595 ]

 


Kernel 2.6.11.7 no Slackware 10.1



Essa dica visa informar sobre algumas pedras de tropeço (problemas) ao se tentar instalar o Slackware 10.1 e compilar o kernel 2.6.11 no mesmo (e não visa ensinar como instalar ou compilar o kernel, não acho isso necessário, já que existem por aí muitos bons artigos sobre o assunto).

O primeiro caso é bem simples, entretanto os mais novatos podem se dar mal. Você já formatou o seu HD (disco rígido), definiu as partições (para mais informações sobre esse começo de instalação, leia o HOWTO no CD1 do Slackware ou algum tutorial na internet), instalou o CD1 e já colocou o CD2. Pouco depois programa de instalação pergunta sobre o kernel. Se você não sabe o que fazer aqui, coloque na unidade o CD1 novamente e siga com a instalação.

Outro problema, desta feita para aqueles que desejam usar o kernel 2.6 e que faz muitos compilar o kernel mais de 60 vezes e nada de dar certo é o seguinte. Qual o melhor sistema de arquivos para Linux? A maioria responderia ReiserFS (e diga-se de passagem é bom mesmo) e obviamente muitos ao instalarem o seu sistema Slackware escolhem este sistema de arquivos. E na hora de compilar coloca o ReiserFS como parte do kernel, só para ver mais tarde, na inicialização do sistema a mensagem:

Kernel panic not syncing: VFS: Unable to mount root fs on unknown-block (3,2)

Se você já esta quase louco com esse problema, a solução pode ser esta: ao escolher as opções, depois no make menuconfig (ou make xconfig) na parte que menciona sobre File systems, não coloque ReiserFS como parte do kernel *, no máximo coloque-o como módulo v. Na minha compilação o que ficou como parte do kernel foi o sistema de arquivos JFS, embora eu também tenha escolhido o sistema ReiserFS. Isso é estranho e francamente não sei explicar por quê.

Se você está com esse problema, vale à pena tentar esta dica. E se ainda assim o problema continuar, continue pesquisando. Até a próxima, tchau!

Eustábio Jr.
www.videoaudio.com.br


Outras dicas deste autor

Documentação do CodeIgniter em português

Problema na instalação do BROffice.Org no Slackware 11

Sistema Aberto de Automação Comercial no Linux

Firebird: Como parar e iniciar no Slackware Linux

Cada vez mais Linux

Leitura recomendada

Removendo kernels antigos do Ubuntu

NFtables – O Sucessor do IPtables (já no kernel 3.13)

Kernel 2.6.37 - slh rodando perfeitamente no aptosid após dist-upgrade

Bootsplash e o kernel 2.6.19, sem gambiarras

Driver NVidia-340 não funciona após instalação do Kernel 4.6 [RESOLVIDO]

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts