Kali Linux XFCE com tela preta ao fechar tampa de notebook [Resolvido]

Publicado por Gustavo Samuel Bacagine Azevedo em 24/06/2019

[ Hits: 366 ]

 


Kali Linux XFCE com tela preta ao fechar tampa de notebook [Resolvido]



Quando você fecha a tampa de seu notebook, o seu Kali XFCE não sai do modo stand-by? Veja a solução a seguir.

Explicando

A algum tempo atrás decidi instalar o Kali Linux em meu computador. Fiz a instalação e aparentemente estava tudo ocorrendo muito bem, até o momento em que deixei meu computador ligado por um tempo e quando voltei, ele havia entrado em stand-by.

Quando fui mexer nele, percebi que ele não saia da tela preta de stand-by. Infelizmente, acabei tendo que desligar meu computador pelo botão. Após o ocorrido, fui pesquisar sobre este erro para saber se já havia acontecido com mais pessoas.

Percebi que este erro e bem comum no Kali Linux (especificamente o Kali com interface XFCE, testei outras interfaces gráficas e percebi que este é um erro do XFCE); no entanto, não encontrei nenhum lugar onde me desse uma solução definitiva para o meu problema.

Fui nas configurações de meu Linux e coloquei para que ele nunca entrasse em stand-by. Até esse ponto parecia que tudo iria dar certo, no entanto, em determinado momento tive que fechar a tampa de meu notebook, quando abri novamente a tampa percebi que o problema persistia.

Um dia estava no site do VOL procurando uma solução para este problema, encontrei uma pessoa falando para eu tentar usar o comando Ctrl+Alt+F4 (este comando iria me mandar para a tty4 no meu Linux, pedindo meu login e senha); após isso, a pessoa disse que eu para resolver o problema você deveria ir no terminal e executar o comando:

# startx

Este comando, em várias distribuições Linux, é responsável por fazer com que a máquina retorne para a interface gráfica do sistema. Tentei executar o comando que havia lido, no entanto, eu ainda não conseguia voltar para minha interface gráfica.

Um tempo depois levei meu computador para a faculdade e perguntei para ele se ele sabia como resolver o problema (faço faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Ele me disse que não sabia resolver o problema, então perguntei para ele se isso poderia ser algum problema no Kernel. Ele então me disse que sim, o problema estava em como o kernel interpretava o hardware de meu notebook.

Pesquisei mais um pouco sobre este problema. Até que em determinado momento, encontrei alguém dizendo para abrir a tty e executar o comando:

# killall lightdm

Entrei na tty novamente e executei este comando. Ele me mandou de volta a interface de login gráfico (neste momento parecia que tudo ia dar certo, no entanto, quando fiz meu login percebi que todos os programas que eu estava usando haviam sumido).

Depois de muito tempo tentando resolver este problema, decide mostrar ele para um outro professor meu na faculdade, ele me disse o mesmo que o outro, que isso ocorria por causa de um problema no kernel do Linux. Depois de algum tempo acabei tomando uma decisão, decidi compilar o kernel do Linux para ver se isto resolvia meu problema. Após eu ter compilado o kernel, o problema parecia estar resolvido, no entanto, o problema ainda não estava totalmente resolvido.

Solução

No final de tudo isso, um dia decidi ficar mexendo nas tty de meu Kali Linux, foi aí que percebi que quando eu ligava o notebook e fazia login, eu estava usando a tty 7 (você acessa ela com Ctrl+Alt+F7). Então decidi fazer um teste, fechei a tampa do notebook novamente e apertar Ctrl+Alt+F7.

Quando fiz isso, apareceu na minha tela um desenho de um cadeado dizendo que a sessão estava bloqueada. Neste momento fiquei acessando todas as tty de meu computador para ver o que acontecia, quando finalmente apertei as teclas: Ctrl+Alt+F8

Quando fiz isso, apareceu uma interface gráfica de login do Kali. Acessei minha conta e quando fui ver, todos os arquivos que eu estava usando ainda estavam lá. Ou seja, depois de tudo isso, descobri que a solução para o meu problema era apenas:
  • Apertar: Ctrl+Alt+F7
  • Seguido de: Ctrl+Alt+F8

E fazer meu login com o usuário que eu estava usando na interface de login gráfico. E todos os meus programas ainda iam estar abertos como eu havia deixado antes.

Às vezes, achamos que nossos problemas são muito complexos e quando vamos ver, a solução é simplesmente... simples.

Autor: Gustavo Bacagine

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Livro gratuito - Linux comandos básicos e avançados

Diretório "spam" para SpamAssassin - Configuração com Postfix e MailDrop

Funções de manipulação de strings

Instale Arch Linux em 10 minutos

Tamanho da fonte no XTerm

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts