KDE4: Plasma fecha com Signal 11 SIGSEGV

Publicado por Wilker Azevedo em 14/04/2009

[ Hits: 6.851 ]

 


KDE4: Plasma fecha com Signal 11 SIGSEGV



Segunda vez que meu KDE4 apresentou este problema: ao iniciar o KDE, na última etapa, ele apresenta um aviso dizendo que o "plasma" não está respondendo (Signal 11 SIGSEGV). A tela fica vazia, mas ainda funciona o Alt + F2 para executar programas.

Este é um bug do KDE4 já conhecido e a solução oferecida no LinuxQuestions é apagar dois arquivos: plasmarc e plasma-appletsrc. Pela internet a dentro podemos encontrar alguns recomendando apagar o diretório .kde para resolver o problema mas, de qualquer forma, perdem-se as configurações personalizadas... ter que configurar tudo outra vez é terrível!

Cansado disso fui a luta e encontrei uma solução mais adequada.

No arquivo .kde/share/config/plasmarc é configurado o PlasmaViews, onde existem algumas sessões para o View 1, View 2 etc.

No meu Slackware Linux mantenho apenas dois PlasmaViews, mas vi que havia apenas o [PlasmaViews][2]; o bug é justamente este. Ele some com o PlasmaViews 1, daí o plasma não abre o próximo e dá o crash.

Resolvi mudar o PlasmaViews para 1 e... BELEZA!!! Problema resolvido!

Depois o KDE se encarregou de criar o 2 novamente.

Ou seja, se no seu arquivo não tem o [PlasmaViews][1], mas tem [2]... então mude para 1 e inicie o X.

Outras dicas deste autor

Impressora HP no CUPS e HPLIP depois de um update no Slackware [Resolvido]

Trocar Linux de patição / HD sem clonagem

Corrigindo o bug "file format not recognized" após atualizar glib2

VirtualBox: VERR_SUPLIB_OWNER_NOT_ROOT VMMR0.r0

Erro procurando TkCximage ao iniciar aMSN (mais aprofundado)

Leitura recomendada

USB do host reconhecido na máquina virtual

Xorg não funciona mesmo com input-hotplug configurado

Atalho de teclado para aumentar e diminuir o brilho da tela

Sabayon Linux - Nova sintaxe e modos de uso dos repositórios

Resolvendo erro ao iniciar o KDE no Slackware 13.37

  

Comentários
[1] Comentário enviado por cytron em 25/04/2009 - 10:10h

Existe uma outra situação semelhante ocorrida no KDE4 onde esta dica não funciona. Mesmo removendo completamente o diretório .kde.

Para identificar esta situação é simples, a mensagem de erro não aparece e o ALT+F2 não funciona, mas ALT+TAB ainda funciona.

Este bug ocorreu enquanto eu estava adicionando e removendo alguns Widgets, derrepente a tela escureceu com efeito "fade out" e ficou apenas o mouse. Já faz uma semana que estou vivendo de XFCE :) ... Já mexi em tudo quanto é configuração e atualizei pacotes. Estou pensando em reinstalar o KDE, ou seja, desistindo de encontrar a solução.

Ainda estou matutando em outro bug meio maluco, meu X tem hora que mostra o logo do nVidia e na maioria das vezes não mostra, no status do driver mostra que o gl está ativo, mas nas aplicações que utiliza 3D nota-se a lentidão característica de quando o gl está desativado.

Esses dois bugs já estão me saturando hehehe, só não reinstalei o Slack novamente por causa dos updates, aqui tá tudo atualizado.

[2] Comentário enviado por wanessa_yo em 10/08/2010 - 17:33h

meu linux mandriva comprado recentemente apresentou este mesmo bug(o plasma não está respondendo).Não sei com solucionar isso. Não sei como fazer isso que o Wilker falou:mudar o PlasmaViews para 1.Alguem pode me auxiliar?Agradeço desde já.



Contribuir com comentário