KDE4: Plasma fecha com Signal 11 SIGSEGV

Publicado por Wilker Azevedo em 14/04/2009

[ Hits: 6.866 ]

 


KDE4: Plasma fecha com Signal 11 SIGSEGV



Segunda vez que meu KDE4 apresentou este problema: ao iniciar o KDE, na última etapa, ele apresenta um aviso dizendo que o "plasma" não está respondendo (Signal 11 SIGSEGV). A tela fica vazia, mas ainda funciona o Alt + F2 para executar programas.

Este é um bug do KDE4 já conhecido e a solução oferecida no LinuxQuestions é apagar dois arquivos: plasmarc e plasma-appletsrc. Pela internet a dentro podemos encontrar alguns recomendando apagar o diretório .kde para resolver o problema mas, de qualquer forma, perdem-se as configurações personalizadas... ter que configurar tudo outra vez é terrível!

Cansado disso fui a luta e encontrei uma solução mais adequada.

No arquivo .kde/share/config/plasmarc é configurado o PlasmaViews, onde existem algumas sessões para o View 1, View 2 etc.

No meu Slackware Linux mantenho apenas dois PlasmaViews, mas vi que havia apenas o [PlasmaViews][2]; o bug é justamente este. Ele some com o PlasmaViews 1, daí o plasma não abre o próximo e dá o crash.

Resolvi mudar o PlasmaViews para 1 e... BELEZA!!! Problema resolvido!

Depois o KDE se encarregou de criar o 2 novamente.

Ou seja, se no seu arquivo não tem o [PlasmaViews][1], mas tem [2]... então mude para 1 e inicie o X.

Outras dicas deste autor

Corrigindo bug de data no comando radwho (FreeRADIUS)

Corrigindo ć no Firefox (ATUALIZADO) - 2009 (32 e 64 bits)

Onde está o autopackage?

Firefox versão 31 não carrega plugins [Resolvido]

Trocar Linux de patição / HD sem clonagem

Leitura recomendada

Dicas na configuração do cliente DHCP no Kurumin

Brilho / Tela piscando no Ubuntu 9.10 com MSI Wind

Personalizando o GNOME - Parte I

Corrigindo acentuação no gnome-terminal

Importação de chave GPG

  

Comentários
[1] Comentário enviado por cytron em 25/04/2009 - 10:10h

Existe uma outra situação semelhante ocorrida no KDE4 onde esta dica não funciona. Mesmo removendo completamente o diretório .kde.

Para identificar esta situação é simples, a mensagem de erro não aparece e o ALT+F2 não funciona, mas ALT+TAB ainda funciona.

Este bug ocorreu enquanto eu estava adicionando e removendo alguns Widgets, derrepente a tela escureceu com efeito "fade out" e ficou apenas o mouse. Já faz uma semana que estou vivendo de XFCE :) ... Já mexi em tudo quanto é configuração e atualizei pacotes. Estou pensando em reinstalar o KDE, ou seja, desistindo de encontrar a solução.

Ainda estou matutando em outro bug meio maluco, meu X tem hora que mostra o logo do nVidia e na maioria das vezes não mostra, no status do driver mostra que o gl está ativo, mas nas aplicações que utiliza 3D nota-se a lentidão característica de quando o gl está desativado.

Esses dois bugs já estão me saturando hehehe, só não reinstalei o Slack novamente por causa dos updates, aqui tá tudo atualizado.

[2] Comentário enviado por wanessa_yo em 10/08/2010 - 17:33h

meu linux mandriva comprado recentemente apresentou este mesmo bug(o plasma não está respondendo).Não sei com solucionar isso. Não sei como fazer isso que o Wilker falou:mudar o PlasmaViews para 1.Alguem pode me auxiliar?Agradeço desde já.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts