Jmol - Modelador de moléculas

Publicado por Juliao Junior em 26/09/2007

[ Hits: 9.200 ]

 


Jmol - Modelador de moléculas



Programas científicos geralmente são difíceis de encontrar no Linux. Pelo menos é o que escuto frequentemente de meus colegas. Aqui está mais um programa útil, neste caso para Química e Bioquímica.

É o JMOL, um 'visualizador' de moléculas, útil para professores e pesquisadores. Feito em Java, roda tanto em Linux como Windows. Há algo bem interessante: pode ser integrado a páginas da net, dando mais espaço ainda para seu uso diante de alunos curiosos.



As moléculas podem ter diversas layouts diferentes, como esferas e bastões, e tem suporte para diversos formatos de codificação molecular, como pdb, cif, mol e CML.

Pega o link: http://jmol.sourceforge.net/

Outras dicas deste autor

Dual boot com Gobolinux

Converter documentos PDF para imagems JPEG

Parted Magic - Ferramenta para particionamento

Ubuntu Electronics Remix - UER

Alternativas Open Source

Leitura recomendada

Centralizando uma janela em Java

Melhorando a performance de sua Java Virtual Machine

Dica 2 em 1: JavaFX no Ubuntu e instalação do plugin JavaFX no Netbeans 6.5 no Ubuntu

Treinamento gratuito online de Java

Evento sobre Java na UFSCar

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 28/10/2009 - 09:44h

Olá Julião.
Conheço JMol, ele é bem clássico.
Gentoo e Sabayon tem muitas aplicações científicas, muitos pacotes para todas as áreas de ciência....



Contribuir com comentário