Instalando o Debian Lenny em netbook pelo pendrive

Publicado por Adriano Alves em 22/03/2010

[ Hits: 14.099 ]

 


Instalando o Debian Lenny em netbook pelo pendrive



Bom gente, essa e a primeira vez que estou contribuindo com uma ajudazinha baseada na minha experiência! Precisei instalar o Debian GNU/Linux em um netbook e como sabem não há cdrom, depois de considerável pesquisa no site dessa distro maravilhosa consegui dar o primeiro passo. Já ajuda, mas como verão tem duas desvantagens!

Primeiro é necessário ter um pendrive de pelo menos 256MB, ou o quanto mais próximo dessa capacidade, desde que tenha mais de 256MB. Logo vamos ver por que.

Instale o pacote hwinfo com o comando:

# apt-get install hwinfo

Com o pendrive conectado à porta USB digite o seguinte comando:

# hwinfo --short --info

Esse comando retornará onde o pen se localiza, por ex. /dev/sdX, onde 'X' é a letra que o pendrive assume ao ser conectado, podendo ser de a-z.

O pendrive deve estar desmontado. Veja bem, desmontar não é ejetar nem remover o dispositivo com segurança, pois estes farão com que o pen não seja detectado.

Depois baixe o arquivo boot.img.gz com o comando wget -c em:

# wget -c http://http.us.debian.org/debian/dists/lenny/main/installer-i386/current/images/hd-media/boot.img.gz

No meu PC esse arquivo ficou na pasta padrão de downloads.

Depois extraia-o com o comando zcat:

# zcat /localdodowload/boot.img.gz > /dev/sdX

Aqui reside a primeira desvantagem, pois independente de o pendrive ter mais que 256MB, e deve ter, ele assumirá que só tem 256MB. Mas não se desespere, continue até que o comando termine. Depois disso monte o pen:

# mount /dev/sdX /mnt/

E entre onde o montou, nesse caso, /mnt/ usando o comando:

# cd /mnt/

E então de dentro desta pasta baixe a imagem netinst para dentro do pendrive com o comando:

# wget -c http://cdimage.debian.org/debian-cd/5.0.4/i386/iso-cd/debian-504-i386-netinst.iso

Essa imagem tem somente 150MB, daí a segunda desvantagem. Não dá pra colocar um cd.iso inteiro porque o pen assumiu que só tem 256MB de espaço. Mas é só continuar e depois disso desmontar de vez o pendrive e reiniciar o netbook com o pendrive espetado.

Aí é só seguir as instruções de instalação e usufruir esse sistema maravilhoso. Eu o instalei conectado na rede pelo cabo mesmo. Ele atualizou tudo certinho e ficou show.

Bom pessoal, é isso ai!

Ah, se não quiser perder o espaço restante no pendrive é só recriar a partição que ele volta ao normal, mas perde tudo no pen. Existe uma maneira que dá pra fazer usando todo o espaço do pendrive, ainda estou pesquisando e prometo que assim que conseguir coloco aqui como segunda parte desse artigo.

Obrigado. Espero que seja de ajuda!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Traduzindo o Drupal para o português

Instalar o Acrobat Reader no CentOS 5

Montando um servidor de remote desktop com NX Server

Conhecendo e instalando o OSS (Open Sound System)

Instalando o X-lite

  

Comentários
[1] Comentário enviado por josequeiroz em 23/08/2010 - 17:43h

Ola pessoal, eu estou começando usar Linux agora depois de praticamente 12 anos trabalhando com os Ruindows da vida. Como trabalho com suporte sei que ainda vou ter trabalhar muito com ele. Mas por outro lado, tenho buscado aprender sobre o
Linux e tenho ficado facinado com o desepenho dele. Náo tenho muito tempo e por isso nunca fiz curso baseado em linux. Gostei muito do Debian 5.0 e instalei na minha maquina mas estou enfrentando alguns probleminhas pra me acustumar com os comandos e tambem para instalr alguns aplicativos e drivers por exemplo tenho uma placa de video Nvidea gt 230 e n]ao estou conseguindo fazer funcionar o som pois ela e HDMI, outra coisa montar hd externo. Bom estou realmente decidido mudar de SO por diversas questóes a primeira [e a liberdade outra [e a segurança. O que espero dos meus novos amigos, posso dizer assim, que voces me ajudem como ja me ajudaram atraves das diversas dicas que encontrei aqui no site e que eu possa continuar a contar com voces obrigado!!!!










[



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts