Instalando e configurando controle PS-like no Debian Stretch

Publicado por Luís Fernando C. Cavalheiro em 08/06/2018

[ Hits: 4.277 ]

Blog: https://github.com/lcavalheiro/

 


Instalando e configurando controle PS-like no Debian Stretch



Pregos, parafusos e porcas do Viva o Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino® da série Gaming on GNU/Linux. Não escondo de ninguém que eu sou um gamer assumido (o que eu não sou assumido?), e finalmente me fiz um mimo e comprei um controle USB PS-like para meu Debian Stretch.

A questão é: ao contrário do KDE, o GNOME não possui ferramentas nativas para configuração de um controle, então tive que dar uma pesquisada e tals. A solução, como sempre, é extremamente simples e - como toda boa solução - envolve um uso maroto do terminal. Obviamente, ubunteiros vão ter alergia extrema de mais esta Dica, mas essa é a natureza da besta, não?

O que preciso instalar?

Bem, tudo que você precisa instalar para ter seu controle funcionando se resume a quatro pacotes:

# apt install joystick jstest-gtk xserver-xorg-input joystick xboxdrv

É, eu sei, meu controle é PS-like e eu tive que instalar o pacote para o controle do XBox. Essa é a natureza da besta, não? Enfim, após instalar esse e todos os pacotes associados, execute jstest-gtk, um front-end gráfico para teste e calibração do dispositivo - cujo uso não vou explicar pois eu acredito que não temos analfabetos por aqui, não é?

Conclusão

Enfim, é só isso mesmo, seres humanos e usuários de GNU/Linux. E com mais esta Dica do Dino® eu me despeço de todos vocês desejando uma vida longa e próspera de compilações e um GET SLACK OR DIE!!!

Outras dicas deste autor

Use o Google Hangouts diretamente no terminal

Boot no openSUSE Tumbleweed demorando demais: erro "A start job is running for Wait for chrony to synchronize system clock" [Resolvido]

Fazendo o right-click do touchpad funcionar no GNOME

Para os gamers: acessando Gearbox SHiFT no GNU/Linux

openSUSE: upgrade indolor para o Leap 42.1

Leitura recomendada

Nova versão do jogo Sauerbraten (FPS) 2013

Boarding Party jogo FPS Java

Steam for Linux no Slackware usando SlackBuild de AlienBOB

Brutal DOOM no Slackware

Como executar o RPGBoss no Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por RLFontan em 08/06/2018 - 07:39h

Hmm...vou salvar aqui, pois essa dica poderá me ser útil. Eu cheguei a testar meu controle XBOX Wireless no openSUSE e pegou automaticamente, eu achei aquilo incrível, nunca tinha acontecido isso comigo no GNU/Linux, meu controle sempre deu problemas insuportáveis e eu até imaginei que fosse um aprimoramento do kernel... talvez tenha sido o KDE que tenha feito isso. Agora estou usando XFCE no MX-Linux(Debian like), estou gostando mais do XFCE que do KDE, mas espero que não comecem outras vez meus problemas com o controle.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts