Instalação e atualização super fácil do navegador Firefox

Publicado por Fernando T. Da Silva em 01/06/2023

[ Hits: 851 ]

Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/

 


Instalação e atualização super fácil do navegador Firefox



Linux: Instalação e atualização super fácil do navegador Firefox Muitas distros Linux tem o navegador Firefox no repositório dela, mas nem sempre elas tem a última versão mais recente do navegador e a nova update do navegador no repositório costuma demorar para ser adicionado ao repositório da sua distro ou sempre está com uma ou mais versão atrasada ao do site oficial do Mozilla Firefox.

Procedimento para uma atualização do navegador Mozilla Firefox super fácil que pode ser utilizada com qualquer distribuição do Linux não importa qual é o tipo de pacote que a mesa utiliza.

A instalação dará um pouquinho de trabalho, mas depois as atualizações serão muito rápida com apenas um único clique do mouse.

Usando o seu navegador da sua distro acesse o site oficial e clique no botão Baixar Firefox onde será baixado um pacote no formato tar.bz2.

Acesse a pasta onde foi feito o download do pacote que geralmente é ~/Downloads e use o comando abaixo utilizando o comando sudo em uma janela de terminal para descompactar o pacote em /opt.

sudo tar -xjvf firefox-versão.tar.bz2 -C /opt

Agora mudamos o dono e grupo do diretório /opt/firefox para que o seu usuário padrão do sistema possa atualizar sempre quando uma nova atualização estiver disponível onde você será avisado pelo próprio navegador quando o mesmo estiver sendo utilizado através de um popup na tela.

sudo chown -R $USER:$USER /opt/firefox

Crie um link para o firefox em /usr/local/bin.

cd /usr/local/bin (este caminho deve está no seu $PATH do sistema)
sudo ln -s /opt/firefox/firefox

Agora criamos um arquivo básico para ambientes gráfico tipo Desktop para que apareça o atalho no menu de programa usando um editor de texto ASCII puro que pode ser o gedit, mousepad, leafpad, nano e outros de sua preferência.

sudo nano -w /usr/share/applications/firefox.desktop

[Desktop Entry]
Version=1.0
Type=Application
Name=Firefox
Comment=Navegador Web da Raposa
Exec=firefox
Categories=Network
Icon=/opt/firefox/browser/chrome/icons/default/default32.png
Terminal=false

Salve o arquivo com o atalho CTRL+O e para sair CTRL+X.

Como atualizo o Firefox ?

Quando você inicia o Firefox automaticamente ele sempre verifica se há alguma atualização e em caso positivo, será exibido um popup na tela avisando sobre a mesma, basta então clicar neste popup para fazer a atualização.

Outra forma de verificar se há atualizações a qualquer momento ou instalar as mesmas também podem ser feito pelo menu do Firefox, item Ajuda, opção "Sobre o Firefox", logo abaixo do texto grande "Firefox Browser" clique no botão que foi criado com o dizer "Atualizar para nº da versão" onde será baixado as atualizações que normalmente leva poucos segundos e após reiniciar o Firefox, você estará utilizado a nova versão dele sendo bem melhor que baixar o pacote completo e depois ter que descompactar o mesmo.

Observação: pronto, Firefox instalado, mas caso você tenha instalado em seu sistema também o Firefox do repositório da sua distro, convém testar antes o Firefox que foi baixado para ver ser ele funcionará ou seja que não haja nenhuma dependência de libs, e funcionando perfeito, você já pode remover o Firefox do seu repositório.

Outras dicas deste autor

Como fazer a multifuncional funcionar pela auto descoberta do avahi no Slackware 15.0 ?

Servidor Samba versão recente e protocolo LANMAN1

Notas adesivas em qualquer desktop com xpad

Instalação da multilib no Slackware 15.0

Fonte do menu muito pequeno no LibreOffice do Debian 10

Leitura recomendada

Adquira a Linux Magazine Community

Delegação de subzonas no Bind 9

IPtables - Bloqueando sites de relacionamentos

Resolvendo problemas na instalação do Apollon

Squid - Controle de banda por usuário ou IP

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts