Gráfico da evolução da popularidade das 20 distros mais utilizadas

Publicado por Rui Ogawa em 20/09/2009

[ Hits: 11.595 ]

 


Gráfico da evolução da popularidade das 20 distros mais utilizadas



Comecei a dar aulas de Linux na Escola Técnica do Estado de Mato Grosso, a Secitec. Em uma das aulas, abordaríamos as diferenças e semelhanças entre as várias distribuições atualmente em uso. Pensei então em fazer algo diferente para que a galera pudesse entender a evolução e a popularidade de cada uma.

Existe um gráfico muito bom, disponível em http://futurist.se/gldt/gldt93.png, que mostra o tempo de vida de cada distro; mas ele não mostra as variações de popularidade de cada uma durante sua vida.

Procurei algum gráfico que tivesse esse tipo de informação, mas não encontrei. Decidi então fazer um. Entrei no site do DistroWatch e salvei as estatísticas de popularidade desde 2002 até hoje, seguindo o critérios de H.P.D (hits per day). Depois tabulei tudo isso no Calc e gerei um gráfico em linha. O resultado está aí abaixo.
Linux: Gráfico da evolução da popularidade das 20 distros mais utilizadas
Lembrando que o eixo Y, que representa o ranking, é de cima pra baixo. Ou seja, quanto mais próximo do eixo X, mais popular é a distro. Duas coisas me impressionaram: a estabilidade do Slackware e Debian e a incrível arrancada do Ubuntu.

Outras dicas deste autor

Consertando o ^M em scripts shell

Leitura recomendada

Emerald + Compiz no Debian

Hello world em 397 linguagens

Erro: #1045 - Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO) ao acessar PHPMyAdmin

Ubuntu remasterizado pelo Hamacker

Teclas de atalho do mouse no Xterm

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 20/09/2009 - 12:49h

Olha, todos os assuntos de Pesquisa em Linux,ou Estatistica, eu considero interessante.
Vc podia fazer um artigo completo com isso, comentando sobre as razoes possiveis da Evolucao ou Involucao de cada uma das Distros.
Vc fez o grafico com os acessos distrowatch desde 2002 e usou as 20 Distros mais utilizadas?
Pq alguns dados me parecem estranhos, por ex, nao acho que Crux, Lycoris, ELX sejam mais usados do que por exemplo Sabayon.

[2] Comentário enviado por nazareth87 em 20/09/2009 - 16:23h

Muito bom, quando começei a usar o linux, existiam 4 grandes distros, Mandrake, Red Hat, Slackware e o Debian, impressionante é a ascensão e a permanencia do Ubuntu na liderança, parabéns pelo trabalho e para o Ubuntu.

[3] Comentário enviado por Credmann em 20/09/2009 - 16:24h

Qual versão do Calc você usou?

[4] Comentário enviado por rogawa em 20/09/2009 - 16:47h

Caro albfneto,

Sem dúvida um artigo mais completo, abordando também os motivos para tais oscilações seria bem interessante. Só me falta o tempo para escrevê-lo. Veja, eu utilizei o seguinte critério: desde 2002, qualquer distro que tenha figurado entre as 20 mais populares, segundo os critérios do Distro Watch, entrou no gráfico. Ah, e você está coberto de razão, não sei porque o Sabayon acabou ficando de fora do gráfico. Acho que passou batido na hora de selecionar as fontes de dados para gerar o gráfico.Realmente ele chegou a figurar em 5° lugar. Obrigado por mostrar o erro.

[5] Comentário enviado por rogawa em 20/09/2009 - 16:51h

Então nazareth87,

O impressionante com relação ao Ubuntu, é que ele já começou uma série de descendentes, como o Linux Mint, por exemplo. É um bebê de 2 anos e já está em 4° lugar. A propósito, instalei ele para testes e estou gostando.

[6] Comentário enviado por rogawa em 20/09/2009 - 16:54h

Credmann,

Eu usei a última versão do Broffice.org, a 3.1.1. O único trabalho "braçal" que tive foi aumentar a espessura dos traços, o tamanho das fonte e dos ícones manualmente. Aí, aumentei o tamanho do gráfico para o máximo suportado (300cm) e colei no Draw. Feito isso exportei para .png e fiz os últimos ajustes no Gimp.

[7] Comentário enviado por xerxeslins em 21/09/2009 - 10:42h

Esse estudo, pelo visto, mostra a popularidade das distribuições Linux, o seu sucesso em atingir/agradar a maior quantidade de usuários.

Há outro estudo semelhante, mas que compara algumas distros em termos de "evolução" e não de popularidade. o Link é:

http://oswatershed.org/

No caso de evolução, o Ubuntu fica em 8º lugar.

Inclusive sairá uma dica sobre isso em breve.

@rogawa: Olá, se quiser pode enviar o gráfico com a informação adicional do Sabayon para meu e-mail (xerxeslins@gmail.com) e eu adiciono na dica, substituindo essa.

[8] Comentário enviado por Credmann em 21/09/2009 - 19:45h

Inverter o eixo Y ajudaria no entendimento. As distros estão organizadas por colocação, não por porcentagem.



Contribuir com comentário