Google Chrome OS - Uma oportunidade de divulgar e expandir o Linux

Publicado por luis fernando oliveira em 12/08/2009

[ Hits: 7.434 ]

 


Google Chrome OS - Uma oportunidade de divulgar e expandir o Linux



O Google Chrome OS será um sistema operacional baseado no navegador Google Chrome, que por sinal é baseado no Chromiun, que é um projeto open source.

A gigante Google desenvolve este sistema em tentativa de desbancar a Microsoft? Esta é a pergunta que mais tem se visto na web, outra dúvida bastante frequente é se a Google irá comercializar/vender versões do SO.

De uma coisa eu tenho certeza: isto irá popularizar e muito o "simpático" Linux.

Uma previsão do que seria o SO:
Linux: Google Chrome OS - Uma oportunidade de divulgar e expandir o Linux
Outras dicas deste autor

Adicionando Kppp ao menu do Mandriva One 2009

Leitura recomendada

ISO do Debian testing + non-free (onde baixar)

Virtualização dos sistemas operacionais: CentOS, Debian, Slackware e Ubuntu (parte 2)

openSUSE Leap 42.1 - 6 dicas de pós-instalação

Ubuntu no Pendrive: Erro: "/casper/vmlinuz: file not found" [Resolvido]

Aplicações WEB vulneráveis para testes práticos

  

Comentários
[1] Comentário enviado por juliofsn em 12/08/2009 - 08:18h

"O Google Chrome OS será um sistema operacional baseado no navegador Google Chrome"

ai, essa doeu nos meus "zouvidos" (ou zolhos), O Google OS vai ser baseado em Linux, o navegador será a principal aplicação do sistema, pois a idéia da Google é o usuário utilizar serviços web pra tudo, mas não se pode basear um OS num navegador.

[2] Comentário enviado por joserribeirojuni em 12/08/2009 - 10:03h

Basear um sistema operacional em um aplicativo ( google chrome ) ??????????

[3] Comentário enviado por rodrigozanuzzo em 12/08/2009 - 11:47h

conconrdo com o juliofsn o chrome SO vai ser baseado no Linux, e pelo visto sua principal caracteristica vai ser praticidade e velocidade.
8D

[4] Comentário enviado por removido em 12/08/2009 - 12:12h

Tenho mais medo da Google do que da M$. Do jeito que ela vem atirando pra todo o lado...E não acho que o "Chrome OS" irá popularizar o Linux. Haverá sim o "murmúrio" de que ele é baseado em linux, por alguns usuários, mas nada de "Oh, o linux despontará por causa do Chrome" (e nem acho bacana esta idéia)....

[5] Comentário enviado por dbahiaz em 12/08/2009 - 13:25h

Já foi anunciado pelo Google que o seu Os será de codigo aberto, e provavelmente será gratuito, porém, nada o impede de cobrar suporte ou fazer como o Redhat e Novell faz! Mais tudo é especulação ainda.

http://googleblog.blogspot.com/2009/07/introducing-google-chrome-os.html

Agora divulgar imagens sem fonte oficial e ainde como previa, eu acho um erro tremendo, o que mais se vê pela net são imagens, videos etc... do GCOS, gostaria de ver as fontes oficiais.


Caso contrario, tudo é falso!

http://winexperience.wordpress.com/2009/08/03/google-chrome-os-novas-imagens-e-vdeo/ (pra mim mais um fake).

[6] Comentário enviado por juliofsn em 12/08/2009 - 14:07h

O Chrome OS não vai alardear aos quatro ventos que é Linux, tenho certeza. A Google vai fazer de tudo pra desassociar a experiência de usuário do Linux hoje com o que eles farão com o Chrome. Só quem vai saber disso são desenvolvedores, podem ver o fato de não ter "Linux" no nome.

Mas eu acho que pode ser bom, sim. Talvez a Google tenha potencial para estabelecer padrões para as distros voltadas ao usuário, coisa que considero importante para uma adesão mais efetiva do Linux no desktop. Além de mais drivers nativos, afinal, que empresa não vai querer que o sistema da Google dê suporte à seu periférico?

[7] Comentário enviado por removido em 12/08/2009 - 14:13h

>>> O Chrome OS não vai alardear aos quatro ventos que é Linux, tenho certeza. A Google vai fazer de tudo pra desassociar
>>> a experiência de usuário do Linux hoje com o que eles farão com o Chrome. Só quem vai saber disso são desenvolvedores,
>>> podem ver o fato de não ter "Linux" no nome.

Era justamente este ponto que eu queria chegar......heheheheheheheheh

[8] Comentário enviado por ulisses_c em 12/08/2009 - 21:31h

Galera na minha opnião ele vai ser bom para tirar do windows alguns usuarios do tipo "usuario orkut" (usuario que so usa web e mais nada de importante) agora usuarios mais experientes ou que usam programas ou jogos especificos sejam usuarios linux ou windows vao pouco se lixar para o SO do google a menos é claro que ele seja melhor do que todos os outros sistemas juntos ( oq eu acho muito dificil sendo um sistema voltado para web)

hj eu uso ubuntu e windows em dual boot e na minha sogra só instalei o ubuntu 9,04 como a maquina dela é bem velha e ela e minha cunhada são "usuarios orkut" concerteza eu experimetaria o S.O. do google . só que é claro no computador da sogra ( ces vao falar que eu nao gosto da veia rsrs) no meu caso o ubuntu da conta de tudo e o win 7 que pretendo usar vai ser so para alguns jogos e para o visual C# que nao consigo fazer rodar no linux de nenhuma maneira.

Portanto se for para tirar usuarios do Windows pra min vale qualquer negocio desde que não mate as principais distros linux como Ubuntu , Fedora , Arch , Debian(esse nao morre nunca) Slack, e tantas outra que ja experimentei e gosto mas nao acho que vai ser muito facil rodar app como blender , Oracle , Gnome , Kde ( esses ambientes de trabalho nem pensar ).

[9] Comentário enviado por juliofsn em 13/08/2009 - 09:44h

Desculpem o comentário off-topic:
ulisses_c, o MonoDevelop não quebra o seu galho?

[10] Comentário enviado por ulisses_c em 13/08/2009 - 18:46h

Na verdade eu uso o mono so que por enquanto no meu nivel ainda prefiro o Visual pois algumas coisas são mais faceis ja que nao tenho que fazer tudo na unha e outra eu nao entendo nada de Gtk então vou começar com Visual e gradualmente vou aprendendo mono/gtk mas gostei muito do mono pois é quase um eclipse (se não for melhor em alguns aspectos).

[11] Comentário enviado por giorgio em 22/08/2009 - 16:34h

Espero que finalmente chegue a tão sonhada união do Linux, principalmente daquelas distros pequenas, pouco representativas no mundo Linux, venham a se unir e lançar um padrão de distro, o que significaria possível maior compatibilidade de hardware para usuários de Linux...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts