Geração automática do menu principal para gerenciadores de janelas

Publicado por Luís Fernando C. Cavalheiro em 23/11/2015

[ Hits: 3.374 ]

Blog: https://github.com/lcavalheiro/

 


Geração automática do menu principal para gerenciadores de janelas



Fãs do KDE e lesmas do GNOME, aqui começa mais uma Dica do Dino® trazendo para vocês informações dignas do museu das novidades da semana passada. No cardápio de hoje temos uma dica que virá a calhar para os usuários de gerenciadores de janelas (os *box, Window Maker, IceWM, PekWM) e para o Xfce. Criar o menu principal (o root menu), aquele através do qual você acessa os programas instalados no computador por meio de um clique com o botão direito do mouse, pode ser uma tarefa dolorosa. Um erro na sintaxe do arquivo e nada funciona, e você até terminar sem ter um menu.

Fuçando aqui e ali o Dino® descobriu uma ferramenta para auxiliar os preguiçosos de plantão. Existe um comando, o xdg_menu, que é muito simples e bonitinho e automaticamente cria o menu para você, bastando apenas você direcionar a saída dele para algum arquivo e então substituir o arquivo do menu do seu gerenciador de janelas pelo arquivo assim gerado. Confuso? OK, vamos ao comando e um exemplo. Suponha você querer gerar um menu para o Fluxbox. O comando fica:

xdg_menu --format fluxbox --fullmenu > ~/.fluxbox/menu

Com isso eu gero um menu principal completo para o Fluxbox e o direciono para o arquivo que esse gerenciador de janelas usa como menu principal. Como tudo que é gerado automaticamente, esse menu que o xdg_menu gera pode precisar de uns pequenos ajustes (no caso do Fluxbox, por exemplo, ele não gera todas as entradas de configuração do sistema), mas é melhor do que criar tudo na mão, certo?

Sobre o xdg_menu

O xdg_menu é um programa criado originalmente para o Window Maker, mas suas funcionalidades foram ampliadas para gerar menus dos outros gerenciadores de janelas. Ele lê os arquivos .desktop em /usr/share/applications e gera um menu com submenus obedecendo as categorias e subcategorias conforme especificado pelos padrões da freedesktop.org. Como toda ferramenta genérica, o xdg_menu não é a prova de erros, mas é uma mão na roda na hora de gerar menus com os aplicativos instalados quando a ferramenta padrão do gerenciador de janelas tem dificuldades para atingir esse objetivo.

O comando dá suporte a vários gerenciadores de janelas. Para saber quais, rode o comando:

xdg_menu -h

E analise a saída dele no terminal.

Conclusão

E é isso, senhores. Com essa termina mais uma rapidinha do Dino® na esperança que tenha sido bom para todos vocês. Que "Bob" Dobbs esteja com todos vocês, e o eudev nos ajude!

Complemento

O comando xdg_menu pertence ao mesmo pacote do OpenBox. Portanto, será necessário instalá-lo para poder executar o xdg_menu conforme indicado por esta Dica do Dino®.

Outras dicas deste autor

Slackpkg: escolha qual programa usar para fazer o download de dados

FFmpeg: criando dois ou mais arquivos de saída simultaneamente

Pós-instalação do Fedora 18: Habilitar as chaves GPG para o yum

FFmpeg: screencast do desktop gravando duas fontes de áudio simultaneamente

Atualizando Fedora 21 para 22 sem usar FedUp, Yumex ou Fedy

Leitura recomendada

Como se tornar root no Ubuntu com 2 comandos

Solicitar a alteração de senha no primeiro login - Samba

Evitando erros para mudar de diretório

Comandos de ajuda

Verificar tamanho de subdiretórios

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts