GDRAIS Java versão 2009 para Linux - como instalar

Publicado por Angelo Marcondes de Oliveira Neto em 25/02/2010

[ Hits: 8.018 ]

 


GDRAIS Java versão 2009 para Linux - como instalar



Geralmente no processo de migração para plataformas livres, os setores mais complexos em uma empresa são aqueles que utilizam programas que possuem versões somente para Windows, este é o caso de nossa contabilidade e do recursos humanos (antigo departamento pessoal). O que ocorre é que estes departamentos tem que anualmente enviar relatórios a entidades governamentais, como a Receita Federal (no caso da DIRF), o Ministério do Trabalho (no caso da GDRAIS), e a Caixa Econômica Federal (no caso da GFIP/SEFIP).

Mas para a minha surpresa e total alegria, hoje ao realizar o download do programa GDRAIS para o setor de RH, constatei, que a partir deste ano teremos uma versão multiplataforma, que funciona em Linux.

Excelente esta iniciativa de disponibilizar programas multiplataformas, já que facilita a vida de quem busca a estabilidade e segurança dos sistemas operacionais livres. Estão de parabéns o Ministério do Trabalho e Emprego e o SERPRO que é o desenvolvedor do programa.

Até aí tudo bem, mas esbarrei em um pequeno problema, já que não existe um texto explicativo do procedimento de instalação no Linux, o que para usuários comuns pode ser um tanto quanto incomodo. Assim elaborei um método de instalação sobre para o Ubuntu, que funcionou perfeitamente, o qual segue abaixo:

1° passo - Adicione a permissão de execução para o arquivo. Para isso, clique com o botão direito sobre o arquivo de instalação "GdRaisJava-1.0-Linux-x86-Install" e selecione a opção propriedade. Na janela de propriedades do arquivo, selecione a aba permissões e neste marque a caixa "Permitir execução do arquivo como um programa" e clique em fechar.

2° passo - Dê um duplo clique sobre o arquivo.

Observe, que agora instalador automático do GDRAIS iniciou, bastando apenas seguir o passo a passo do instalador automático, que ao finalizar abrirá o programa GDRAIS.

Observações:
  • No Ubuntu, com ambiente gráfico Gnome, o GDRAIS terá seu atalho no menu Aplicativos > GDRAISJava > GDRAISJava.
  • Para permitir a execução instalador do GDRAIS, via terminal, basta utilizar o comando:

    chmod +x GdRaisJava-1.0-Linux-x86-Install

Fonte: http://uaigeek.blogspot.com

Outras dicas deste autor

OCR no Ubuntu 9.04 utilizando tesseract e gscan2pdf

Leitura recomendada

Screen Tearing [Resolvido]

Webmin - Configuração de servidor via WEB

Notebook Acer Aspire 4520 com wireless funcionando

Console do CentOS: Adicionando "Alt Gr" ao layout do teclado

Configurando um disco novo

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts