Filmando o desktop e capturando a tela

Publicado por Ribamar FS em 15/06/2009

[ Hits: 14.482 ]

Blog: http://ribafs.org

 


Filmando o desktop e capturando a tela



Capturar telas com bons recursos e filmar desktop com simplicidade.

Até o momento o sistema operacional Windows ainda tem algumas vantagens sobre o Linux, especialmente em duas áreas: jogos e multimídia em geral.

Mas já estou começando a ver softwares para Linux que superam os do Windows nessas áreas (para evitar grandes polêmicas, lembre que isso é minha opinião, mas você pode expressar a sua livremente nos comentários). Dois desses softwares que na minha opinião superam o Windows são:
  • gtk-recordmydesktop (filmar desktop)
  • shutter (capturar tela)

Não conheço nada no Windows que se compare a esses dois, nem mesmo softwares comerciais com uma grande quantidade de recursos como o Cantasia. A simplicidade e os bons recursos dos dois são exemplares.

Detalhes aqui: ribafs.org - filmar desktop capturar tela

Outras dicas deste autor

Nasce uma lista de Joomla com boa estrutura

Super Scaffold 2.0 com ADOdb

Novo site sobre PostgreSQL

Novo componente para backup de site Joomla com simplicidade

Instalar Apache, PHP, MySQL e PostgreSQL no Ubuntu Linux 8.10

Leitura recomendada

Usando o Grip para ripar CD's

K3B - Resolvendo permissões de sistema

Lxde no sidux Momos 2009-03 - leveza, riqueza de recursos e performance

Diags MP3 - Identificando problemas em diretórios de MP3

Calibre e MobiPocket: ebooks na medida do celular!

  

Comentários
[1] Comentário enviado por ucastrobr em 15/06/2009 - 19:48h

Já usei várias vezes o gtk-recordmydesktop ele salva em formato ogg o que tem que ser convertido depois para mpeg se quiser postar na net (ex youtube).
Com gtk-recordmydesktop havia um atraso entre o som e o vídeo às vezes quando gravava o desktop por muito tempo, não sei se é algum bug da versão que usava.
Já o Camtasia da versão 5 (embora uso Ubuntu mais de 10 anos) tem mais recursos tipo fazer som de digitação ao escrever, o cursor fica iluminado como um bolinha, tem o zoom automático da tela a medida que você move seu cursor. O que deixa mais interessante fazer um tutorial.
DICAS PARA GRAVAR DESKTOP E POSTAR NO YOUTUBE
http://soudotecnico.blogspot.com/2008/04/video-no-yotube-como-fazer.html

Quanto ao shutter (capturar tela) ainda não usei, até agora para capturar tela usei o gimp que tem esse recurso de captura de tela em x segundos.
E o import.
$ sudo apt-get install imagemagick
Deverá ser instalado automaticamente, mas caso não aconteça coloque no repositório http://br.archive.ubuntu.com
Depois de instalado digite no terminal o comando:
$ import tela.png

O botão do mouse virará um cursor. Desenhe um retângulo na parte da tela que você deseja capturar e ela será automaticamente capturada e salva no arquivo "tela.png" no diretório corrente (vá para sua pasta pessoal e veja). Se você preferir capturar o conteúdo de uma janela, basta clicar sobre a barra de título.

Se por outro lado você quiser um screenshot da tela toda, não apenas de uma janela, use o comando:

$ import -window root tela.png

O formato de compressão das imagens é especificado diretamente no nome do arquivo. Nos exemplos salvei as imagens em .png, mas para salvá-las em .jpg basta alterar a extensão do arquivo gerado, "import imagem.jpg" por exemplo.
Para salvar seu arquivo por exemplo no Desktop basta antes de executar o comando import, entrar pelo terminal no Desktop (cd /home/seuusuario/Desktop).

[2] Comentário enviado por Vagner_Fonseca em 16/06/2009 - 00:12h

Tem gente que é fantástica aqui no VOL, usa Ubuntu há mais de 10 anos sendo que ele foi lançado em 2004, mas fora isso...rsrsrs

[3] Comentário enviado por juliaojunior em 16/06/2009 - 00:51h

KKKKKKKKKKKKKKKK

Essa foi boa demais. Ubuntu há mais de dez anos!?!!?? Conserta essa, irmão. Ficou tosca demais rsrsrsrsrs

[4] Comentário enviado por ribafs em 16/06/2009 - 08:02h

Essa idéia que alguém teve de permitir a adição de comentários aos artigos e dicas foi uma grande sacada. Eu tenho encontrado comentários que me ajudaram mais que o próprio artigo.
Veja este exemplo: muito enriquecido com seu comentário ucastrobr.
Apenas sugiro que corrija de "10 anos de Ubuntu" para provavelmente "10 anos de Linux" como alertaram os colegas acima.
Valeu pelos acréscimos.

[5] Comentário enviado por darkstarfire em 16/06/2009 - 08:39h

Para a maioria que usa Windows, o mundo desses se resume a Windows... já para outros que estão entrando no Linux, o seu mundinho se resume a Ubuntu(não que o Ubuntu seja uma distro ruim, eu apenas não gosto dela, e olha que eu sempre peço CD'S para distribuir para os amigos e as veses chego até deixa-lo rendondo(mp3, divx, wma/wmv, dvd...flash entre outros)), mas é apenas minha opnião.

[6] Comentário enviado por darkstarfire em 16/06/2009 - 08:49h

No Linux existe tambem um software chamado "xvidcap", que por padrão salva o video em "mpeg", mais ele aceita outros formatos incluindo ... o proprio formato "flash video(.flv)", .swf, avi entre outros que não lembro agora.. como ele consegue isso? simples, ele é baseado no "ffmpeg".
Tenha um bom dia e fique com Deus.

[7] Comentário enviado por ribafs em 16/06/2009 - 10:02h

Cara, para ser realmente sincero, gosto muito mesmo do Ubuntu e ainda vou mais longe, gostava muito, mas muito mesmo do Windows, até que ficou inviável usar por cotna dos virus, spywares e cia e a grande necessidade de reinstalações.

Mas não sou usuário iniciante como se sugeriria, já usei de todas as distribuições grandes que existem e de muitas pequenas e continuo gostando de experimentar novidades, além de FreeBSD (numa pequena experiência como administrador de rede). Minha distribuição preferida anes do Ubuntu era o velho e bom Slackware.
Até já cheguei a pensar em criar uma distribuição minha, para atender as minhas necessidades na área de programação, mas aí chegou o Ubuntu e facilitou as coisas e deixar para lá. O meu raciocício hoje é esse: quero o SO o menos trabalhoso possível e acho que não devo ser radical mas racional. Meu objetivo ao usar o computador é para desenvolver e quem me oferece mais em relação a isso me conquista.
Tem mais, ainda vejo que nós precisamos apoiar o Ubuntu como uma alternativa ao Windows e sempre que posso ajudo a instalar para amigos e sempre ando com meu kit de CDs a tira-colo.
Desculpem a empolgação! :)



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts