Ferramentas de produtividade do KDE

Publicado por Rogério Sousa de Jesus em 15/04/2013

[ Hits: 4.912 ]

 


Ferramentas de produtividade do KDE



Saudações, caros amigos.

Gostaria de falar um pouco sobre as excelentes ferramentas de produtividade presentes no KDE. Independentemente da preferência pessoal e das defesas calorosas, que cada usuário apresenta para este ou aquele ambiente gráfico.

É importante que, todos os usuários de GNU/Linux, estejam desenvolvendo projetos ou atuando no mundo corporativo, ainda que tenham predileção por ambiente gráfico diverso, dêem uma olhada nas soluções que o pacote Calligra traz, lembrando que estas suítes de produtividade podem, inclusive, ser incorporadas ao ambiente gráfico de sua preferência e/ou escolha, não existe uma obrigatoriedade de utilização do KDE.

No meu caso, sou usuário do Slackware e na minha máquina de uso corporativo, por força de regra imposta por minha gerência, utilizo um notebook em dual boot com Windows 7 (nativo do notebook) e Ubuntu (solução de ERP que a empresa utiliza que só funciona no Ubuntu, "segundo o gerente de TI").

Eu, particularmente, discordo e em casa já fiz funcionar e tive acesso ao banco de dados da empresa no Slackware, porém, como sou de setor diverso, nunca expressei opinião ou sugestão a respeito.

O que sei, guardo para mim, e respeito a posição de cada profissional, até porque acho o Ubuntu uma distribuição agradável, rápida, limpa e um projeto amadurecido.

Retornando ao nosso assunto principal, foco da dica, para os que tiverem curiosidade, visitem o site e leiam a Wiki do projeto, acredito que esta suíte em um futuro bem próximo, vai ser o carro chefe de praticamente todas as distribuições GNU/Linux, porque agrega muito conteúdo e atende a um leque extenso de soluções para a vida corporativa.

O pessoal da área de engenharia e projetos, pode dar uma olhada e começar a usar, a título de curiosidade. Tenho certeza de que vão gostar.

Segue a página do projeto: Página dos manuais: Tour para conhecer: Fórum do Calligra:
Abaixo, um descritivo breve do pacote (de acordo com a Wiki oficial):

Aplicativos de produtividade:
  • Words :: Calligra Words é para a criação de documentos de texto. Seu foco é fornecer uma experiência poderosa e fácil de usar para todos, sem ser a ferramenta especializada para qualquer grupo específico de usuários.
  • Planilhas :: Tabelas é um programa de planilha eletrônica programável que fornece tabelas orientada à folhas e suporte para complexas fórmulas matemáticas e estatísticas.
  • Stage :: Prepare apresentações para tela ou impressão. Incorporação de objetos é suportado.
  • Kexi :: O Kexi é um criador de banco de dados visual no estilo MS Access, com suporte à tabelas, consultas, formulários e relatórios.
  • Flow :: O Flow é uma aplicação de diagramação e fluxograma fácil de usar.

Aplicativos de criatividade:
  • Karbon :: O Karbon é um aplicativo para desenho de gráficos vetoriais para o KDE.
  • Krita :: O Krita é o aplicativo de pintura e edição de imagens do Calligra.
  • Braindump :: Ferramenta de código aberto para extrair e organizar o conteúdo do seu cérebro (ideias, desenhos, imagens, textos, etc) para o seu computador.

Aplicativos de gerenciamento:
  • Plan :: O Plan é um aplicativo de gerenciamento de projetos com suporte a diagramas de Grantt, visão de conta e recursos.

Conclusão

Além destas apresentadas, existem algumas ferramentas auxiliares e outras soluções presentes no KDE que realmente podem fazer "a grande diferença" para profissionais que precisam gerir grandes projetos, administrar recursos, lidar com prazos e metas, etc.

Acredito que agora, poderemos aposentar em definitivo o MS Office emulado via Wine, bem como as ferramentas gráficas que acompanham o pacote da MS. Eu, particularmente, há muito tempo que só uso GIMP e Inkscape para soluções vetoriais e desenhos, e vinha trabalhando com LibreOffice.

No trabalho, eu só acesso mesmo a partição Windows do HD quando preciso executar alguma tarefa em parceria com alguém que não sabe lidar com GNU/Linux e preciso permitir acesso ao meu computador (isto está se tornando raro no mundo corporativo, os mais diversos profissionais estão tendo alguma vivência com GNU/Linux, ainda que superficial...).

Bem amigos, fica a dica, espero que gostem, ou que tenham ao menos a curiosidade de experimentar.

Eu gostei tanto, que levei para meu ambiente de trabalho, e mesmo o pessoal que gosta de utilizar GNOME, Unity ou outro ambiente gráfico, baixou a suíte e está utilizando.

Obs.: esta suíte pode ficar muito melhor com a adição de alguns recursos, assim, se cada um que utilizar e inscrever-se no projeto apresentar contribuições, em breve, teremos uma suíte completa, nativa do KDE e que poderá ser utilizada em qualquer ambiente gráfico GNU/Linux.

Inclusive, já existe uma versão experimental da suíte para Windows. É isso, vamos contribuir para o crescimento do Software Livre.

Um abraço a todos!

Outras dicas deste autor

Configurando pré-regulagens de equalização do XMMS no Slackware

Manjaro Linux - Corrigindo erro no pacman

Instalando driver NVIDIA no Slackware 14

Slackware 13 - Perfeito para computadores antigos!

Leitura recomendada

PacmanXG4-bin

Vários Temas para o Editor Gedit

AIX - Identificando processos zumbis

Como abrir uma página sem barras no Google Chrome / Chromium

Visita usa Kurumin no meu computador

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts