Fazendo o Debian reconhecer seu hardware

Publicado por - em 06/03/2019

[ Hits: 467 ]

 


Fazendo o Debian reconhecer seu hardware



O Debian não reconheceu o seu hardware?

Esse é um problema que frustra muitas pessoas. Elas querem utilizar o sistema de Ian Murdock, porém, o sistema não funciona como deveria. Um exemplo disso, é quando o usuário deseja conectar-se à internet via Wi-Fi, mas nenhuma rede é escaneada.

Para resolvermos esses tipos de problemas, siga os passos desta dica, eles irão guiá-lo a fazer o Debian reconhecer o seu hardware. Ainda, haverá uma alternativa no final da publicação.

Passos

1. Vá em: Debian -- Package Search Results -- firmware. Assim que o site carregar, haverá em sua parte superior algo como:

Limit to suite: [jessie] [jessie-updates] [jessie-backports] [jessie-backports-sloppy] [stretch] [stretch-updates] [stretch-backports] [buster] [sid] [experimental]

Limit to a architecture: [alpha] [amd64] [arm] [arm64] [armel] [armhf] [avr32] [hppa] [hurd-i386] [i386] [ia64] [kfreebsd-amd64] [kfreebsd-i386] [m68k] [mips] [mips64el] [mipsel] [powerpc] [powerpcspe] [ppc64] [ppc64el] [riscv64] [s390] [s390x] [sh4] [sparc] [sparc64] [x32]

Essas opções servem para filtrar os resultados da página, e são interessantes de serem usadas, para não poluir muito a página. Em "limit to suite", clique sobre o codinome de seu Debian (pode ser obtido com o comando "lsb_release -a"). Depois, em "limit to a architecture", clique sobre a arquitetura correspondente a seu hardware (provavelmente é adm64, que refere-se a 64 bits, mas a informação pode ser obtida com "uname -m" e "lscpu").

2. Baixe os pacotes destinados ao seu hardware. Por exemplo, se você está tendo problemas com Wi-Fi, e usa uma placa wireless com chipset Realtek, é interessante baixar o pacote "firmware-realtek", e não o "firmware-atheros".

Os comandos "lspci -v" e "lsusb" apresentam, respectivamente, os dispositivos PCI e USB conectados ao seu computador. Use-os para obter informações de seu hardware e poder selecionar os melhores pacotes.

Um pacote "genérico" é o firmware-misc-nonfree.

3. Instale-os com:

# dpkg -i nomedopacote.deb

Depois use:

# apt -f install

Caso seu computador dependa de acesso à internet Wi-Fi para baixar os pacotes e a tecnologia não funcione, pode-se usar pendrives, CDs/DVDs, HDs externos e outras partições para levar os pacotes até o sistema.

Uma alternativa, é usar o Debian non free, que é uma versão do Debian com pacotes não livres para detecção de hardware inclusos. Acesse:
Outras dicas deste autor

Instalando fontes da Microsoft no Debian

Reportando bugs do Fedora e dos produtos RedHat

Restaurando as configurações de fábrica/padrões do Cinnamon

Compilando .EXEs no Linux (C/C++)

Reduzindo ruídos no Audacity

Leitura recomendada

Documentação GNU/Linux da IBM e preparação para a LPI

Instalando o Google Picasa no Debian Etch

Splash Screen do VOL no seu GRUB

Tilda - Console semelhante aos de jogos em primeira pessoa

Instalando o Google Chrome + Flash Player no CentOS 6.0 de 32 bits e 64 bits

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts