Fazendo o Debian reconhecer seu hardware

Publicado por - em 06/03/2019

[ Hits: 414 ]

 


Fazendo o Debian reconhecer seu hardware



O Debian não reconheceu o seu hardware?

Esse é um problema que frustra muitas pessoas. Elas querem utilizar o sistema de Ian Murdock, porém, o sistema não funciona como deveria. Um exemplo disso, é quando o usuário deseja conectar-se à internet via Wi-Fi, mas nenhuma rede é escaneada.

Para resolvermos esses tipos de problemas, siga os passos desta dica, eles irão guiá-lo a fazer o Debian reconhecer o seu hardware. Ainda, haverá uma alternativa no final da publicação.

Passos

1. Vá em: Debian -- Package Search Results -- firmware. Assim que o site carregar, haverá em sua parte superior algo como:

Limit to suite: [jessie] [jessie-updates] [jessie-backports] [jessie-backports-sloppy] [stretch] [stretch-updates] [stretch-backports] [buster] [sid] [experimental]

Limit to a architecture: [alpha] [amd64] [arm] [arm64] [armel] [armhf] [avr32] [hppa] [hurd-i386] [i386] [ia64] [kfreebsd-amd64] [kfreebsd-i386] [m68k] [mips] [mips64el] [mipsel] [powerpc] [powerpcspe] [ppc64] [ppc64el] [riscv64] [s390] [s390x] [sh4] [sparc] [sparc64] [x32]

Essas opções servem para filtrar os resultados da página, e são interessantes de serem usadas, para não poluir muito a página. Em "limit to suite", clique sobre o codinome de seu Debian (pode ser obtido com o comando "lsb_release -a"). Depois, em "limit to a architecture", clique sobre a arquitetura correspondente a seu hardware (provavelmente é adm64, que refere-se a 64 bits, mas a informação pode ser obtida com "uname -m" e "lscpu").

2. Baixe os pacotes destinados ao seu hardware. Por exemplo, se você está tendo problemas com Wi-Fi, e usa uma placa wireless com chipset Realtek, é interessante baixar o pacote "firmware-realtek", e não o "firmware-atheros".

Os comandos "lspci -v" e "lsusb" apresentam, respectivamente, os dispositivos PCI e USB conectados ao seu computador. Use-os para obter informações de seu hardware e poder selecionar os melhores pacotes.

Um pacote "genérico" é o firmware-misc-nonfree.

3. Instale-os com:

# dpkg -i nomedopacote.deb

Depois use:

# apt -f install

Caso seu computador dependa de acesso à internet Wi-Fi para baixar os pacotes e a tecnologia não funcione, pode-se usar pendrives, CDs/DVDs, HDs externos e outras partições para levar os pacotes até o sistema.

Uma alternativa, é usar o Debian non free, que é uma versão do Debian com pacotes não livres para detecção de hardware inclusos. Acesse:
Outras dicas deste autor

Exibindo uma mensagem sempre que iniciar o Bash

Baixando código-fonte de um pacote com APT

Compilando .EXEs no Linux (C/C++)

Deixando o GIMP parecido com o Photoshop

Lista de exercícios de programação

Leitura recomendada

Boot em pendrive - várias distribuições

Como atualizar do Debian Etch (servidor ou desktop) para o Debian Lenny (tradução)

Boot gráfico no Debian sem mexer no kernel

Usando a Francine para ter um console Linux mais bonito

Tilda - Console semelhante aos de jogos em primeira pessoa

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts