Famelix - outra distribuição nacional

Publicado por Jefferson Estanislau da Silva em 06/11/2004

[ Hits: 16.847 ]

 


Famelix - outra distribuição nacional



Em Setembro foi lançada a versão oficial do Famelix 1.0.

Esta é mais uma empreitada de uma universidade nacional (FAMEG - Faculdade Metropolitana Guaramirim) de disseminar à novos usuários o uso do nosso sistema operacional.

Seu objetivo é dar uma interface amigável (isto é realidade em todas as distros do mercado) para que usuários do Windows não se sintam intimidados em manipular o sistema.

Dentre as características apresentadas, as que me chamaram a atenção foram:
  • Reconhecimento automático de impressoras (locais e remotas);
  • Mapeamento de unidades de rede, através de Samba e NFS.

Para aqueles que tem vontade de usar Linux, mas se sentem inseguros por não conhecerem o ambiente, esta é uma boa oportunidade de perder o medo!

Mais detalhes, visitem o endereço:
Outras dicas deste autor

Concurso IBM InSites

O Fantástico Damn Small Linux (DSL) - 50 Megabytes com a força do pinguim

Post-install do Slackware 9.0

ifstatus - Monitor de interface para console

Transformando o modem SpeedStream 5200 em um Roteador (parte 3)

Leitura recomendada

Script para iniciar o mldonkey facilmente

Belo Horizonte é sede de amplo debate sobre conhecimento livre

SubDownloader - Forma mais fácil de conseguir legendas para filmes

Transformando o CentOS numa distro desktop

Mudando dinamicamente o tamanho de fontes no Xterm

  

Comentários
[1] Comentário enviado por timm em 14/04/2006 - 14:05h

Infelizmente, o Famelix não passa de uma cópia deslavada do sistema operacional da Microsoft. Eu, sinceramente, acho que não é legal ficar perdendo tempo com uma divulgação de tal finalidade, sendo que existem projetos hoje que, por si só, estão fazendo um magnífico trabalho na divulgação do nosso Sistema Operacional. Apesar dos pesares, eu ainda ensino Linux usando o Kurumin, Ubuntu e agora estou trocando o Kurumin pelo Kalango. Sim, tem (muita) gente que critica. Mas acho que ensinar no Famelix estaríamos demonstrando algo irreal relacionado às outras distribuições! Linux é outro padrão de Sistema Operacional, não devemos assemelha-lo ao Windows, isso deveria ser pecado! :P

[2] Comentário enviado por lmarcosleite em 04/08/2006 - 18:43h

O problema é de cultura. O pessoal usa Windows porque a maioria das pessoas usam. O Famelix, que inclusive já está na versão 1.2, tem sido a solução menos traumática pra migrar o pessoal do Windows para o Linux. Não vejo problema com esta Distro pelo fato ser bastante parecida com Windows. Acho a interface do Win bonita, e daí? Radicalizar com certeza não é a melhor saída.Sou aberto e uso Kurumin, Kalango e Suse. Afinal Linux é liberdade.

[3] Comentário enviado por andre_ em 11/09/2006 - 09:47h

Estou tentando configurar a internet no famelix e quando eu reeinicio o famelix ele não fica com as configurações de rede que eu configurei anteriormente.

O que eu devo fazer? Pois sou usuario iniciante.

Agradeço a ajuda!

[4] Comentário enviado por andre_ em 11/09/2006 - 09:47h

Estou tentando configurar a internet no famelix e quando eu reeinicio o famelix ele não fica com as configurações de rede que eu configurei anteriormente.

O que eu devo fazer? Pois sou usuario iniciante.

Agradeço a ajuda!

Envi para andre.lrl@gamil.com

[5] Comentário enviado por adtcar em 18/09/2007 - 11:49h

O único problema que eu vejo no Famelix é o fato de que um leigo pode sair falando 'Windows e Linux é a mesma coisa!', o projeto eu acho que é perfeito mesmo porque a familiaridade com o sistema já é meio caminho andado!
Mas os desenvolvedores têm que enfatizar que não é só o visual que faz o sistema (mesmo porque senão o Windows seria uma maravilha), do resto estão de parabéns!

[6] Comentário enviado por jramosvb em 24/02/2009 - 21:49h

Pra uns cultura, pra outros, não. Eu acho que hoje, assim como não se tem tempo pra mais nada, as pessoas não se dispõem a sentar na frente de um PC e aprender a usar a porcaria de um sistema operacional, ou a té mesmo frequentar cursos... Se não estão afim de aprender a mexer no Windows, o que dizer do Linux, então???
Eu trabalho com informática e há muito tempo acompanho o mundo do Linux de longe, como aquela pessoa tímida que tem vergonha de se familiarizar... mas no meu caso era bobeira da cabeça. Criei coragem e aqui estou, lutando pra aprender a ser um usuário experiente do Linux!

Então, quem quer aprender Linux, aprenda! Quem não quer, deixa pra lá...



Contribuir com comentário