Faça um test drive do Linux!

Publicado por alessandro em 26/05/2009

[ Hits: 5.886 ]

 


Faça um test drive do Linux!



Escrevo a fim de dar mais um ânimo àqueles que nunca experimentaram usar uma distribuição Linux. Saiba que isso é possível sem ter que formatar seu PC, usando virtualização de desktop. Hoje temos vários softwares de virtualização que rodam tanto em plataforma Linux quanto Windows.

Bem, se você é usuário Windows e sempre teve curiosidade de usar uma distribuição Linux, mas tem medo de perder seus dados particionando HD, saiba que pode usar qualquer sistema operacional a partir de seu Windows, usando algum software de virtualização, hoje temos várias opções gratuitas como Virtual PC da Microsoft e VirtualBox da Sun, VMWare Server e Xen 3.4 da Citrix, que é open source exclusivamente para Linux.

Benefícios de usar máquina virtual é que você pode testar a distribuição Linux que quiser sem ter que formatar seu disco ou particioná-lo, pode testar desempenho da distro, pacotes que acompanham e ir se acostumando a usar sistema open source. Hoje em dia a maioria dos softwares de virtualização oferecem integração com seu hardware e hardware virtual, podendo utilizar uma segunda placa de rede em seu PC para navegar na internet ou usar NAT para ter acesso a internet. Pode-se testar sua distro preferida navegando na internet, atualizando pacotes, até mesmo ouvindo mp3 e vendo vídeos através deu seu Linux virtual.

Recomendações antes de instalar um software de virtualização VM (Virtual Machine): recomenda-se ter mais que 1GB de memória RAM e mais de 40GB livres de espaço em disco, processador de 2 núcleos ajuda muito o desempenho, mas com paciência pode-se instalar em configuração mínima, como exemplo Pentium 3.0 GHz, 1 GB de RAM e 80GB de HD com 40GB de espaço livre é suficiente para brincar com algumas máquinas virtuais.

A instalação de qualquer software de virtualização no Windows é simples, geralmente next next finish, criar uma VM é também processo fácil, existem vários tutoriais na internet de como instalar e criar usando Virtualbox e Virtual PC.

Então faço convite para que você baixe um software para virtualização de PC, depois escolha uma distribuição Linux e experimente, teste e tire suas conclusões por você mesmo, veja qual melhor distribuição você se adapta e saia de um sistema operacional proprietário pirata para um legítimo Linux gratuito.

Dados mais recentes apontam que 70% dos internautas no Brasil entram na web para utilização de redes sociais e mensageiros instantâneos, a maioria tem problemas com vírus e cavalos de tróia, pois sistema proprietário pirata é mais vulnerável às pragas virtuais e constantemente tem que ser reinstalado.

Bem, faço convite a você que está nesses 70%, vamos experimentar um sistema seguro que dispensa antivírus? Instale uma máquina virtual, instale um Linux! Que tal começar pelo Ubuntu, com grande número de usuários no Brasil e bom fórum de suporte? Faça o teste usando Firefox como navegador no lugar do Internet Explorer, aMSN no lugar do Windows Live Messenger e o OpenOffice, excelente como suíte de escritório.

Este é meu desafio para você que nunca usou Linux, mas sempre criticou sem conhecer, faça teste, não tem nada a perder, depois poste seu comentário do que achou do sistema Linux.

Outras dicas deste autor

Webcam Clone no Ubuntu Linux 9.04

Leitura recomendada

OpenVPN autenticando no OpenLDAP via script

LILO - Gerenciador de boot para Linux

Classe QApplication - Descrição e Aplicação

Turbinando os programas do XP no Ubuntu

Como conectar à Internet via GPRS (operadora Oi, modem ts9989i) usando o Ubuntu

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts