É dando que se recebe

Publicado por Daniel Zilli em 08/03/2007

[ Hits: 4.184 ]

 


É dando que se recebe



Já não é de hoje que lemos vários artigos sobre como ajudar o Software Livre. Inclusive aqui no VOL, temos vários desse tema. Cada um ajuda de uma maneira oferecendo trabalho, mão de obra, recursos materiais e até dinheiro.

Como não vivemos no mundo em que John Lennon Imaginava, a última forma de suporte (dinheiro) é a que faz as coisas acontecerem. Prova disso, são que os maiores e melhores Software Livres tem por trás da "comunidade" um grande suporte financeiro, seja através de doações dos próprios usuários ou de grande empresas. Exemplos não falta. MySQL, OpenOffice.org, Firefox e o próprio Linux.

Na minha visão, a doação de dinheiro para esses projetos é realmente necessária e muito bem vinda. Mas e quanto aos projetos menos, mas de mesma importância? Como que esses projetos sobrevivem? Uma coisa lhe digo, somente quem é desenvolvedor e mantém um projeto sabe o quanto é difícil de conciliar trabalho, escola, projeto, vida social etc. A coisa fica pior quando o projeto "dá certo", e usuários do mundo inteiro começam a lhe enviar questionamentos, sugestões e críticas. Por isso quem nunca passou por isso, não faz a mínima idéia do que seja.

É mediante essa situação que farei a minha parte. Após lançar o Livro DNS Por Daniel Zilli, pela editora Ciência Moderna, estarei doando ao criador do MaraDNS uma porcentagem dos lucros. O mesmo passou por dificuldades no início desse ano e mesmo assim não abandonou o que hoje de fato é o servidor mais seguro de DNS do planeta. Talvez essa doação não resolva seus problemas (o que não é minha intenção), mas certamente eu estarei mais tranqüilo comigo mesmo, já que irei ganhar dinheiro também com as vendas do livro. Então nada mais justo de compartilhar um pouco do que eu ganhar com a pessoa responsável pelo sistema, e respectivamente pelo livro. Por isso quanto mais o livro for vendido, mais o MaraDNS será beneficiado com isso.

Agora você, pense se pode fazer o mesmo. Se você faz uso regular tanto pessoal ou profissional e gostaria de contribuir, não existe. Qualquer 1, 2, 5 ou 10 reais com certeza serão bem-vindos. Depois disso você pode literalmente colocar no seu currículo que já contribui para o SL. :-)

Abraços,

Daniel Zilli

Outras dicas deste autor

MaraDNS - Servidor de DNS

Leitura recomendada

Rastreando seu computador com Python via e-mail

Perfis com uma pitada de tunning

Live CDs, uma boa sugestão para os iniciantes

Construindo uma URA (Unidade de Resposta Audível) no Asterisk 1.4.X

Criando ícone do jogo Sauerbraten no XFCE

  

Comentários
[1] Comentário enviado por eldermarco em 08/03/2007 - 11:47h

Também concordo! Devemos contribuir da forma que podemos. Seja com dinheiro ou de outra forma.

Elder

[2] Comentário enviado por julianlinuxer em 08/03/2007 - 13:37h

Realmente é algo interessante para refletir-mos, e sabemos que a filosofia que nasceu do nosso Linux é exatamente esta: "Ajudar-mos uns aos outros para o crescimento de todos nós". Viva o Linux, viva a contribuição!!!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts