Freedows: novo sabor de GNU/Linux

Publicado por Aristoteles Rego de Araujo em 15/06/2004

[ Hits: 11.628 ]

 


Freedows: novo sabor de GNU/Linux



Foi lançada durante o CIAB 2004, Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, mais uma distribuição Linux com sabor brasileiro, a Freedows, com a cara do Windows XP e pronta para rodar aplicativos MS Office, através do Wine Crossover.

O Freedows foi desenvolvido pelo Freedows Consortium, composto pela Cobra Tecnologia S.A (parte do conglomerado Banco do Brasil) e pela Associação Brasileira das Empresas de Software Livre (ABRASOL).

É uma distribuição voltada para o setor o mundo corporativo, especialmente o financeiro, no entanto possui vários empacotamentos: Lite, Profissional, SMB, Standard e Thin Client, em breve a Compact Edition.

O site é:
|8^)

Outras dicas deste autor

Game: Penguin Baseball

Sodipodi: solte a imaginação e crie desenhos vetoriais

Lazarus - Reduzindo o tamanho dos executáveis

Definindo usuário para o cliente SMB

Acessando compartilhamento samba com konqueror

Leitura recomendada

Rápido contorno para o erro: null: caution: filename not matched

Ubuntu Budgie 18.04 LTS Released

Como resolver o erro "structure needs cleaning"

Como atualizar o pacote office no Linux

Configurando dispositivo wireless Atheros 5006EG no Ubuntu Gutsy

  

Comentários
[1] Comentário enviado por canaman em 15/06/2004 - 17:39h

Este distro só permite o download da versão lite. Que é a mais simples e sem recurso? Sei q gastaram um tempo no desenvolvimento das outras versões, mas por acaso esse desenvolvimento foi baseado em software proprietario???

[2] Comentário enviado por thothy em 15/06/2004 - 18:00h

Canaman,

Não vamos confundir livre com grátis!

Um programa GPL pode (e deve) ser distribuído de forma paga, no entanto o código-fonte deve ser fornecidos juntamente com o pacote. Esta é a grande diferença de um programa Free (de liberdade) Software, ou seja, eles podem cobrar pelo sistema.

|8^)

[3] Comentário enviado por IloveLinux2004 em 16/06/2004 - 00:41h

É isso aí, com forme vai indo, novas soluções e idéias vão sendo criadas com o sistema linux.

[4] Comentário enviado por vvega em 16/06/2004 - 11:47h

Boa solucao para ambientes de usuarios finais. Vale ler a documentacao do mesmo, pois tem muitos softwares que nao ira funcionar, principalmente para quem quer ter uma alternativa barata em relacao ao Windows. Para estes o Kurumin com um emulador Windows eh ainda uma boa solucao.

[5] Comentário enviado por andreguerra em 15/02/2005 - 10:11h

Pessoal,

Nao confundamos os conceitos sobre "Free", "Open" etc. O fato é que o Freedows é um produto comercial, ou seja, vc tem q pagar pra usar. Tudo bem, essa é uma pratica aceitável, pois algums distribuicoes trabalham dessa forma. Mas o mais grave é q ele é um software com muitos componentes proprietarios, boa parte das "inovacoes" que o Freedows tras é tudo software proprietario. Portanto abramos os olhos e "Viva a Liberdade!".

Abraços,

André Guerra

[6] Comentário enviado por mluiz em 20/06/2006 - 09:33h

já tive a oportunidade de tentar trabalhar com essa distribuição, os caras tentara recriar a roda, particularmente não curti nenhum pouquinho, custo relativamente alto por licença, exige muito hardware. Falando francamente prefiro utilizar um slack, debian, fedora, CentOS, etc. É só a minha opinião.

falows.

[7] Comentário enviado por N17h0 em 07/07/2006 - 10:27h

Pesquisei sobre esta distribuição e vi que ela está boa ao que se destina - uma solução interna à instituição - como nosso colega mluiz comentou, "tem muita coisa proprietária e exige muito hardware". Minha opinião também é:
aproveite as distribuições como Debian, Fedora, Slack etc...
Té mais.



Contribuir com comentário