Freedows: novo sabor de GNU/Linux

Publicado por Aristoteles Rego de Araujo em 15/06/2004

[ Hits: 11.482 ]

 


Freedows: novo sabor de GNU/Linux



Foi lançada durante o CIAB 2004, Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, mais uma distribuição Linux com sabor brasileiro, a Freedows, com a cara do Windows XP e pronta para rodar aplicativos MS Office, através do Wine Crossover.

O Freedows foi desenvolvido pelo Freedows Consortium, composto pela Cobra Tecnologia S.A (parte do conglomerado Banco do Brasil) e pela Associação Brasileira das Empresas de Software Livre (ABRASOL).

É uma distribuição voltada para o setor o mundo corporativo, especialmente o financeiro, no entanto possui vários empacotamentos: Lite, Profissional, SMB, Standard e Thin Client, em breve a Compact Edition.

O site é:
|8^)

Outras dicas deste autor

Acessando compartilhamento samba com konqueror

Lazarus - Reduzindo o tamanho dos executáveis

Definindo usuário para o cliente SMB

Game: Penguin Baseball

Sodipodi: solte a imaginação e crie desenhos vetoriais

Leitura recomendada

APT-GET.org - Encontre novos repositórios não-oficiais para o Debian

Pacote de Idioma Brasileiro no Slackware para o Firefox

Instalando Linux Mint 17 Qiana

Dúvidas para compilar um kernel?

Como criar imagem ISO a partir de um CD no Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por canaman em 15/06/2004 - 17:39h

Este distro só permite o download da versão lite. Que é a mais simples e sem recurso? Sei q gastaram um tempo no desenvolvimento das outras versões, mas por acaso esse desenvolvimento foi baseado em software proprietario???

[2] Comentário enviado por thothy em 15/06/2004 - 18:00h

Canaman,

Não vamos confundir livre com grátis!

Um programa GPL pode (e deve) ser distribuído de forma paga, no entanto o código-fonte deve ser fornecidos juntamente com o pacote. Esta é a grande diferença de um programa Free (de liberdade) Software, ou seja, eles podem cobrar pelo sistema.

|8^)

[3] Comentário enviado por IloveLinux2004 em 16/06/2004 - 00:41h

É isso aí, com forme vai indo, novas soluções e idéias vão sendo criadas com o sistema linux.

[4] Comentário enviado por vvega em 16/06/2004 - 11:47h

Boa solucao para ambientes de usuarios finais. Vale ler a documentacao do mesmo, pois tem muitos softwares que nao ira funcionar, principalmente para quem quer ter uma alternativa barata em relacao ao Windows. Para estes o Kurumin com um emulador Windows eh ainda uma boa solucao.

[5] Comentário enviado por andreguerra em 15/02/2005 - 10:11h

Pessoal,

Nao confundamos os conceitos sobre "Free", "Open" etc. O fato é que o Freedows é um produto comercial, ou seja, vc tem q pagar pra usar. Tudo bem, essa é uma pratica aceitável, pois algums distribuicoes trabalham dessa forma. Mas o mais grave é q ele é um software com muitos componentes proprietarios, boa parte das "inovacoes" que o Freedows tras é tudo software proprietario. Portanto abramos os olhos e "Viva a Liberdade!".

Abraços,

André Guerra

[6] Comentário enviado por mluiz em 20/06/2006 - 09:33h

já tive a oportunidade de tentar trabalhar com essa distribuição, os caras tentara recriar a roda, particularmente não curti nenhum pouquinho, custo relativamente alto por licença, exige muito hardware. Falando francamente prefiro utilizar um slack, debian, fedora, CentOS, etc. É só a minha opinião.

falows.

[7] Comentário enviado por N17h0 em 07/07/2006 - 10:27h

Pesquisei sobre esta distribuição e vi que ela está boa ao que se destina - uma solução interna à instituição - como nosso colega mluiz comentou, "tem muita coisa proprietária e exige muito hardware". Minha opinião também é:
aproveite as distribuições como Debian, Fedora, Slack etc...
Té mais.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts