Download de pacotes usando Windows

Publicado por Guilherme em 18/08/2010

[ Hits: 6.289 ]

Blog: http://gtuxed.blogspot.com/

 


Download de pacotes usando Windows



A primeira dica mostrava um exemplo de como fazer download de pacotes utilizando Windows usando um script em AWK para gerar a lista de arquivos a serem baixados.

Algumas semanas atrás continuei fazendo algumas pequenas modificações até que resolvi fazer em Python (esse seria o meu primeiro programa nessa linguagem).

Funcionalidades

Na primeira versão em AWK existia apenas a possibilidade de gerar o arquivo "downloads.list" de acordo com os nomes de pacotes fornecidos pelo parâmetro -p. O download do arquivo com os metadados precisava ser feito manualmente. Não havia como procurar por nomes. Não havia opção de criar uma lista de arquivos a serem baixados a fim de atualizar o sistema. O usuário tinha que descobrir por conta própria qual a ordem de instalação dos pacotes.

A versão atual em python:

Já podemos listar quais pacotes no seu sistema (se o mesmo usar o gerenciador de pacotes RPM) precisam ser atualizados, onde quando há esta verificação o próprio programa já adiciona à lista os arquivos necessários para instalação dos pacotes, tudo já na ordem de instalação. O arquivo com os metadados é baixado automaticamente. Há procura por nomes de pacotes com auxilio de expressão regular.

Bom pessoal, não pretendo criar um texto longo aqui, até mesmo porque não sei como estruturar o texto ou mesmo adicionar imagens às dicas. Para documentos online prefiro o Google Docs (já testei e achei legal), para este propósito vou estar editando o seguinte documento listado abaixo.
Daqui para frente não pretendo desenvolver muito este aplicativo, o mesmo desde o princípio foi feito só para ilustrar que era possível de se fazer algo viável em pouco tempo para solucionar este problema.

Outras dicas deste autor

Como fazer download de pacotes de uma distro Linux usando Windows

Leitura recomendada

Temas do Ubuntu para o Google Chrome e o Chromium

QJoyPad - Ampliando o poder do seu joystick

MintMenu no Debian 6.0 "Squeeze"

Wallpapers para todos os gostos...

Seminário especial (gratuito) - GRID COMPUTING - Software livre no Brasil

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Teixeira em 18/08/2010 - 20:51h

Embora não veja - para mim - uma necessidade prática em baixar pacotes através do Windows, todavia acho sua iniciativa bastante louvável.
Somente conseguimos resolver quaisquer problemas se efetivamente arregaçarmos as mangas e "partirmos pra cima".
Vale a experiência pelo menos como exercício, o qual um dia será certamente de grande utilidade.
Até David antes de matar o gigante Golias, já havia enfrentado uma ursa e um leão, o que certamente lhe valeu senão um treinamento em habilidades, pelo menos a confiança necessária para enfrentar o que quer que surgisse pela frente.
É isso aí. Parabéns.

[2] Comentário enviado por crf-rafa em 21/08/2010 - 01:03h

Teixeira eu ja precisei baixar o gnome-ppp, wvdial pelo windows
Estava usando a internet da embratel (Giro) e o linux nao reconhece o modem, entao tive que baixar oque precisava pelo Windows (:

Parabens Guilerme, vou ler tua documentação agora (:

[3] Comentário enviado por brian_ch em 22/08/2010 - 17:58h

Eu já fiquei bastante tempo precisando baixar arquivos pelo windows, e ainda preciso para arquivos grandes (no meu caso mais de 5mb rsrsrs).

Esse seu programa parece realmente muito interessante e muito útil, quando tiver um tempo vou dar uma olhada nos fontes.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts