Documentário: INPROPRIETÁRIO: O Mundo do Software Livre

Publicado por Carlos Alberto Vieira Tavares Junior em 21/07/2009

[ Hits: 13.617 ]

Blog: http://ti-online.blogspot.com/

 


Documentário: INPROPRIETÁRIO: O Mundo do Software Livre



Todos que amam o software livre já devem ter visto ou ouvido falar de filmes e documentários como Revolution OS e The Code Linux, que são dois dos mais conhecidos exemplos de documentários que abortam o Linux e o software livre, mas poucas pessoas ainda conhecem o ótimo documentário nacional que foi feito como trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo curso do Centro Universitário FIEO | UNIFIEO pelos jornalistas Daniel Bianchi e Jota Rodrigo.

O documentário Inproprietário: O Mundo do Software Livre, com duração de 32 minutos, conta com a participação de Richard Stallman e outros amantes de software livre e aborda desde a história da criação do Unix que teve durante um breve período de vida o seu código aberto e que tornou assim a sua derivação e larga utilização em universidades nos EUA possível em meados da década de 70, mas que foi fechado pela AT&T e que fez nascer assim a ideia do software livre e o surgimento do movimento GNU e mais adiante o kernel do Linux.

Linux: Documentário: INPROPRIETÁRIO: O Mundo do Software Livre. De forma muito simples e clara o filme tornou possível de ser explicada inclusive para as pessoas não ligadas a área de tecnologia o conceito de software, como ele é escrito e o que é o código fonte de um programa, diz ainda o que é um sistema operacional.

A obra ainda mostra a utilização do software livre e Linux não como uma alternativa tecnológica mas como uma reação de mercado e uma filosofia por diversos profissionais de tecnologia e por diversos setores do governo e forças armadas mostrando através de relatos de algumas pessoas diretamente ligadas a projetos de implementação de software livre como o software livre é viável tecnicamente e economicamente.

Em sua participação Richard Stallman fala sobre a idéia de software livre e os pilares sobre os quais foram fundadas o conceito de software livre.

Como não poderia ficar de fora também foi incluído e demonstrado o conceito de software proprietário, seu custo, suas limitações e sua pesada concorrência com o software livre.

Fica demonstrado nesse filme com clareza a importância do conceito do software livre e do compartilhamento livre e total ao conhecimento humano.

Pessoalmente falando, eu diria que esse documentário está entre os melhores já produzidos com esse assunto, não devendo em nada à produções como as acima citadas, eu particularmente parabenizo ao Daniel e Jota pelo maravilhoso trabalho de divulgação do software livre.

A obra que está licenciada sob a Creative Commons Atributo 2.5 Brasil pode ser baixada e assistida através do endereço abaixo ou em outras redes de torrents pela internet.
Abraços e até a próxima.
Carlos Tavares

Outras dicas deste autor

VPN em ISA Server 2000 com Ubuntu 9.10 64 bits

Leitura recomendada

Livro Running Linux de graça!

Criando terminal para acesso remoto no Linux

Cedilha em teclado americano no Debian 7.0

Iniciando em Linux: Distribuições X Conhecimento

Debian: stable, testing ou unstable?

  

Comentários
[1] Comentário enviado por luizvieira em 21/07/2009 - 07:15h

Muito bom bom esse documentário!
Já havia assistido antes e gostei bastante. E além do mais é tupiniquim, mostrando que nosso país está virando um poló respeitável do Software Livre.
Grande dica!
[ ]'s

[2] Comentário enviado por mgasparin em 21/02/2010 - 10:26h

Na época que eu tentei baixar o documentário pelo mininova o torrent tá fora do AR.

Então lá vai o link das 6 partes em HD que achei no site softwarelivre.org

http://www.4shared.com/dir/7634296/fc04d085/sharing.html

Bom vídeo a todos.


[3] Comentário enviado por removido em 21/07/2010 - 20:26h

Legal,

eu abri um post aqui e desconhecia essa dica. Então aí vai os links do post e de download:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Literatura-linux/sem-alarde-na-surdina
http://www.megaupload.com/?d=8OEYHRJC

[4] Comentário enviado por gnu_reis em 14/04/2015 - 21:06h

Esse documentário deixa muito claro que o GNU/Linux não é apenas uma questão técnica, pois sua ideologia é permeada por questões sociais, políticas e econômicas como é esclarecido pelo próprio Richard Stallman. Acredito que diante do cenário atual, que ainda é de extremo monopólio, é importante que todos os usuários, dos principiantes aos mais avançados, conheçam e divulguem a filosofia do GNU/Linux. Quero deixar meus sinceros agradecimentos a Daniel Bianchi e Jota Rodrigo pelo excelente trabalho. Viva a comunidade GNU/Linux!!!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts