Distribuições Linux que administradores e usuários precisam conhecer

Publicado por Diego Mendes Rodrigues em 24/07/2018

[ Hits: 1.388 ]

Blog: https://www.linkedin.com/in/diegomendesrodrigues/

 


Distribuições Linux que administradores e usuários precisam conhecer



Existem diversas distribuições GNU/Linux atualmente, algumas para usuários iniciantes, outras para servidores, podendo dificultar a sua escolha para o uso diário, ou para criar um servidor de arquivos em uma empresa. Cada distribuição é única e tem suas próprias vantagens e desvantagens.

A DistroWatch é um ótimo site para os usuários ou administradores que procuram conhecer as mais diversas distribuições do mercado. O ideal é que você pesquise antes de optar por uma distribuição ou outra. Entretanto, algumas distribuições são bastante populares e reconhecidas mundo a fora. Sendo assim, ótimos pontos de partida para qualquer um.

Nesta dica, segue uma lista com 7 distribuições Linux para começar na área como um usuário ou administrador de sistemas Linux, separadas pelo perfil do profissional.

Arch

Site oficial: https://www.archlinux.org/

O Arch Linux é uma distribuição para o uso geral, versátil o suficiente para se adequar a qualquer função. Seu aspecto principal é a simplicidade, minimalismo e elegância de código. Arch é instalada como um sistema de base mínimo, sendo trabalho do usuário configurar o seu próprio ambiente ideal. Os utilitários de configuração GUI não são fornecidos oficialmente e a maioria das configurações do sistema é executada a partir do shell e de um editor de texto.

Manjaro

Site oficial: https://manjaro.org/

O Manjaro, baseado no Arch Linux, é uma distribuição Linux, com o ambiente gráfico padrão Xfce. Um sistema operacional de software livre, principalmente para computadores pessoais destinadas a facilidade de uso. De uma forma geral, o Manjaro é um Arch ‘mais simples’, com um extenso suporte de hardware, sempre atualizado que possui uma comunidade pequena e participativa.

Fedora

Site oficial: https://getfedora.org/pt_BR/

O Fedora Linux existe desde 2003, e seu desenvolvimento e suporte é oferecido pela comunidade do Projeto Fedora. Após ter descontinuado o sistema operacional Red Hat Linux, a Red Hat patrocina o desenvolvimento do sistema operacional Fedora, se envolvendo no desenvolvimento de vários programas disponíveis para o Fedora, que são eventualmente adicionados para o repositório do Red Hat Enterprise Linux.

Desde a versão Fedora 21, há três edições disponíveis: Fedora Workstation, focado para computadores pessoais, Fedora Server para servidores, e o Fedora Cloud para servidores com foco em computação em nuvem. Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente a cada 6 meses.

Debian

Site oficial: https://www.debian.org/index.pt.html

O Debian é um sistema operacional GNU/Linux, além do nome do projeto que o mantém, sendo o SO composto inteiramente de software livre, sendo mantido e atualizado através do trabalho de voluntários que oferecem seu tempo e esforço. Essa distribuição procura sempre manter os pacotes mais estáveis, como o Gnome e KDE em versões mais antigas do que muitas outras distribuições GNU/Linux por padrão mantêm. O fato dele conter pacotes mais antigos garante melhor estabilidade e faz com que ele seja melhor empregado como servidor, bem como utilizado por usuários que desejam estabilidade em estações de trabalho ou computadores domésticos. Essas são algumas das características que fizeram do Debian uma das distribuições mais populares e seguras, dentre as que podemos utilizar hoje em dia.

Ubuntu

Site oficial: http://www.ubuntu.com/

Baseado no Debian, o Ubuntu é mantido pela Canonical, utilizando diversos softwares e interfaces que tendem a deixar o sistema mais amigável ao usuário final. Pessoas desejam iniciar no mundo Linux, o Ubuntu apresenta uma das interfaces mais amigáveis da atualidade, além de um grande apoio da comunidade para os iniciantes.

RedHat (Servidores)

Site oficial: https://www.redhat.com/pt-br

A conhecida distribuição RedHat, é uma versão ainda mais estável da distribuição Fedora, citada acima. Ela é recomendada para uso em servidores, onde existem grandes necessidades de estabilidade e segurança no ambiente. Esta é uma distribuição paga, já que a empresa Red Hat oferece o suporte técnico necessário das administradores de servidores GNU/Linux.

Gentoo (Servidores)

Site oficial: https://www.gentoo.org/

Já a distribuição Gentoo, que também é conhecida por sua alta estabilidade e excelente segurança, costuma ser utilizada em servidores dos mais diversos portes. Um ponto que deve ser levado em consideração, é ela costuma ter releases com menor frequência, quando comparado com as outras distribuições GNU/Linux citadas anteriormente.

Outras dicas deste autor

Ping - Como identificar o Sistema Operacional

Pendrive do Windows (bootável) no Ubuntu Linux

Extract - Metadados dos arquivos

Instalar o Gambas 3

Ubuntu Budgie 18.04 LTS Released

Leitura recomendada

Diminuindo a listagem de kernels do GRUB no Ubuntu 9.10

Cisco Packet Tracer 5.3.0 no Fedora 17

Entendendo o PXE de forma simples

Balance - Load Balance para servidores (substituto do NLB Microsoft)

Criando seu próprio repositório do Pypi

  

Comentários
[1] Comentário enviado por danniel-lara em 25/07/2018 - 11:08h

Show, só faltou acho falar sobre o CentOS

[2] Comentário enviado por lcavalheiro em 26/07/2018 - 17:57h

Faltou falar de uma porrada de distros, para ser sincero... o viés introduzido aí (vamos e venhamos... quem é o cara que usa GNU/Linux há mais de seis meses que nunca ouviu falar de Fedora, Ubuntu, Debian, Arch ou Gentoo?) foi espetacularmente medonho.
--
Dino®
IRC: luisfcc86@freenode.com
[i]Vi veri universum vivus vici[/i]
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta
[code][b]Mensagem do dia[/b]: Satã representa conhecimento sem limites e não auto-ilusão hipócrita.[/code]

O Enigma do GNU/Linux
O Enigma do GNU/Linux sempre carregou consigo um mistério. Você deve aprender esse segredo, meu jovem. Você deve aprender sua disciplina. Pois em nada neste mundo você pode confiar. Não nas Debian-like, não nas RPM-based, não nas derivadas do Gentoo. Nisto [aponta para o cachimbo] você pode confiar.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts