Configurar o apt-get via pasta compartilhada na rede

Publicado por CELSO MARCOS FURTADO em 13/09/2010

[ Hits: 5.403 ]

 


Configurar o apt-get via pasta compartilhada na rede



Este texto descreve, de forma bastante simples, como manter um repositório para pacotes Debian em uma pasta compartilhada na rede com o conteúdo dos DVDs do Debian.

Outro dia precisei encontrar uma maneira de utilizar o apt-get sem o uso da Internet, já que o local onde estava não oferecia uma conexão de Internet decente para baixar os pacotes que precisava. Depois de muita pesquisa descobri que poderia baixar os DVDs ou CDs do debian.org e com o comando "apt-cdrom add" eu poderia instalar os pacotes e libs que eu precisava a partir deles.

Mas ainda havia o inconveniente de estar sempre com os DVD(s) ou CD(s) na mão. Depois de algumas tentativas consegui fazer com que o meu apt-get fizesse a instalação dos pacotes a partir de uma pasta compartilhada na rede. Finalmente eu não precisava mais estar sempre com os DVDs em mãos e não precisava ficar perdendo tempo esperando que os pacotes que eu precisava fossem baixados pela Internet.

Esta solução foi bastante útil para o meu dia-a-dia e espero que ajude outras pessoas também. Então vamos lá.

ETAPA 01 - Preparar o servidor

A primeira etapa consiste em prepararmos a máquina que guardará uma cópia do DVD ou DVDs que desejo utilizar. Os passos para esta tarefa são bem simples e seguem a seguinte ordem:

1. Copiar o DVD inteiro para uma pasta na máquina que será o servidor, por exemplo em /home/servidor;
2. Instalar o serviço nfs-kernel-server no servidor (irei considerar que o meu servidor possui o IP 192.168.0.2) com o seguinte comando:

# apt-get install nfs-kernel-server

3. Criar o compartilhamento adicionando a seguinte linha no final do arquivo /etc/exports, que foi criado logo após a instalação do serviço nfs-kernel-server:

/home/servidor 192.168.0.*(ro)

Obs.: A linha acima disponibiliza para compartilhamento somente leitura (ro) à pasta /home/servidor para qualquer máquina da rede 192.168.0/24;

4. Assim que o arquivo /etc/exports for salvo é necessário reiniciar o serviço nfs-kernel-server, com o seguinte comando:

# /etc/init.d/nfs-kernel-server restart

ETAPA 02 - Preparando o cliente

OK. Agora que o servidor está funcionando, basta apenas configurarmos o cliente para que ele tenha acesso à pasta compartilhada no servidor e acertarmos o arquivo sources.list para buscar os pacotes na pasta que compartilhamos. Os passos também são bem simples. Vamos lá!

1. No computador cliente, montar o compartilhamento em uma pasta qualquer, por exemplo, /home/aptRemoto, com o seguinte comando:

# mount -t nfs 192.168.0.2:/home/servidor /home/aptRemoto

2. Alterar o arquivo /etc/apt/sources.list de modo que tenha apenas a linha abaixo:

deb file:/home/aptRemoto lenny main contrib

3. Atualizar o apt-get com o comando:

# apt-get update

PRONTINHO!!! Você já pode instalar os pacotes disponíveis no DVD do Debian Lenny sem a necessidade de estar conectado à Internet. Experimente instalar algum pacote.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Instalação do Ocomon - 2.0-RC6.1 - Helpdesk de suporte e controle de inventário

Como instalar o scanner da impressora Epson TX105 no Isigne Momentum 5.0

Alterando kernel do Ubuntu 10.10 para a versão 2.6.38

Lazarus - Delphi no Linux

I Semana do Software Livre de Americana - SP

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts