Configurar o apt-get via pasta compartilhada na rede

Publicado por CELSO MARCOS FURTADO em 13/09/2010

[ Hits: 5.316 ]

 


Configurar o apt-get via pasta compartilhada na rede



Este texto descreve, de forma bastante simples, como manter um repositório para pacotes Debian em uma pasta compartilhada na rede com o conteúdo dos DVDs do Debian.

Outro dia precisei encontrar uma maneira de utilizar o apt-get sem o uso da Internet, já que o local onde estava não oferecia uma conexão de Internet decente para baixar os pacotes que precisava. Depois de muita pesquisa descobri que poderia baixar os DVDs ou CDs do debian.org e com o comando "apt-cdrom add" eu poderia instalar os pacotes e libs que eu precisava a partir deles.

Mas ainda havia o inconveniente de estar sempre com os DVD(s) ou CD(s) na mão. Depois de algumas tentativas consegui fazer com que o meu apt-get fizesse a instalação dos pacotes a partir de uma pasta compartilhada na rede. Finalmente eu não precisava mais estar sempre com os DVDs em mãos e não precisava ficar perdendo tempo esperando que os pacotes que eu precisava fossem baixados pela Internet.

Esta solução foi bastante útil para o meu dia-a-dia e espero que ajude outras pessoas também. Então vamos lá.

ETAPA 01 - Preparar o servidor

A primeira etapa consiste em prepararmos a máquina que guardará uma cópia do DVD ou DVDs que desejo utilizar. Os passos para esta tarefa são bem simples e seguem a seguinte ordem:

1. Copiar o DVD inteiro para uma pasta na máquina que será o servidor, por exemplo em /home/servidor;
2. Instalar o serviço nfs-kernel-server no servidor (irei considerar que o meu servidor possui o IP 192.168.0.2) com o seguinte comando:

# apt-get install nfs-kernel-server

3. Criar o compartilhamento adicionando a seguinte linha no final do arquivo /etc/exports, que foi criado logo após a instalação do serviço nfs-kernel-server:

/home/servidor 192.168.0.*(ro)

Obs.: A linha acima disponibiliza para compartilhamento somente leitura (ro) à pasta /home/servidor para qualquer máquina da rede 192.168.0/24;

4. Assim que o arquivo /etc/exports for salvo é necessário reiniciar o serviço nfs-kernel-server, com o seguinte comando:

# /etc/init.d/nfs-kernel-server restart

ETAPA 02 - Preparando o cliente

OK. Agora que o servidor está funcionando, basta apenas configurarmos o cliente para que ele tenha acesso à pasta compartilhada no servidor e acertarmos o arquivo sources.list para buscar os pacotes na pasta que compartilhamos. Os passos também são bem simples. Vamos lá!

1. No computador cliente, montar o compartilhamento em uma pasta qualquer, por exemplo, /home/aptRemoto, com o seguinte comando:

# mount -t nfs 192.168.0.2:/home/servidor /home/aptRemoto

2. Alterar o arquivo /etc/apt/sources.list de modo que tenha apenas a linha abaixo:

deb file:/home/aptRemoto lenny main contrib

3. Atualizar o apt-get com o comando:

# apt-get update

PRONTINHO!!! Você já pode instalar os pacotes disponíveis no DVD do Debian Lenny sem a necessidade de estar conectado à Internet. Experimente instalar algum pacote.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Trinity Desktop - Tenha o fork do KDE 3 no nosso mundo atual!

Netbeans IDE 6.5 no Linux Ubuntu 8.10

Ubuntu, Xubuntu e Kubuntu - tudo em um

Instalando Java 8 na imagem do servidor LTSP para thinclient

Console colorido no Debian

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts