Configurando o diretório home em partição diferente

Publicado por Roberson Carlos em 13/12/2004

[ Hits: 16.804 ]

Blog: http://carlrobers.wordpress.com

 


Configurando o diretório home em partição diferente



Existem muitos casos em que nós necessitamos de reinstalar o sistema operacional e com isso perdemos todos os nossos dados pessoais, como as configurações dos programas usados pela interface KDE, que ficam dentro do diretório ".kde", que existe dentro de todos os diretórios pessoais dos usuários.

Para sanar este problema, podemos configurar os diretórios pessoais dos usuários em uma partição diferente, para isso, na hora da instalação do OS, crie duas partições, uma será o local onde ficará o sistema operacional e a outra o local onde será montado o /home.

Dependendo da distribuição escolhida, a partição para o OS deverá ter no mínimo 2GB ou mesmo 700MB no caso de distribuições que dão boot pelo CDROM, como é o caso do Knoppix. O tamanho da partição home fica a seu critério, mas lembre-se que você terá na verdade que criar três e não duas partições, uma SWAP e duas LINUX NATIVA.

Após ter instalado o OS e de ter criado uma partição nativa a mais, abra o arquivo /etc/fstab em um editor de textos como o kedit ou mesmo o JED. Adicione a linha:

/dev/hda5   /home   reiserfs   notail   1  2

Substitua /dev/hda5 pelo endereço da partição que você criou para ser home e ReiserFS pelo sistema de arquivos que você definiu para ela.

Abaixo segue um exemplo de como criar e configurar o diretório home em uma partição diferente da partição que está instalado o OS:

Criando a partição: abra o programa cfdisk com o comando:

# cfdisk /dev/hda

Substitua /dev/hda pelo endereço do seu disco rígido. Após aberto o programa, selecione uma área livre (Free Space) para criar a partição adicional, caso você não tenha espaço livre no disco, pode usar um utilitário de particionamento que tem a opção Resize, como o "Partition Magic" ou o "QTParted". Após selecionar o espaço livre no HD, surgirá então a opção "NEW", clique nela e então o programa vai solicitar o tamanho da partição em MB, defina o tamanho de acordo com a sua necessidade e pressione ENTER novamente.

Agora é necessário gravar estas informações na tabela, vá até a opção "WRITE" e pressione enter sobre ela para que seja efetuado o processo de gravação. Verifique qual o nome foi atribuído a partição e finalize o programa.

Criando um sistema de arquivos ReiserFS na partição:

Ainda em um terminal, passe o comando:

# mkreiserfs /dev/hda5

Substitua /dev/hda5 pelo nome da sua partição, após o comando você verá algumas mensagens, não é possível fazer alguma outra coisa neste shell enquanto se cria o FS, quando o programa terminar de criar o FS na partição você terá o shell desocupado novamente.

Editando o arquivo /etc/fstab: abra o arquivo fstab que se encontra no diretório /etc com um editor de textos ASCII de sua preferência. Adicione ao final dele o seguinte texto:

/dev/hda5   /home    reiserfs    notail    1  2

Substitua /dev/hda5 pelo nome da sua partição. Reinicie a máquina e você terá o diretório home configurado em uma partição diferente da partição onde foi instalado o OS com o FS ReiserFS.

Outras dicas deste autor

ClamTk - interface gráfica para o antivírus ClamAV

Cinco razões que fazem o Ubuntu 9.10 melhor que o Windows 7

Ajustar a data do sistema

Resolver problema de conectividade em Realtek RTL8185L

ePSXe - emulador para PlayStation rodando no Linux

Leitura recomendada

Grub - Alterar ordem de Boot entre Windows e Linux

Resolvendo problema de screen tearing nas placas de vídeo Intel no Ubuntu, Mint e derivados

Compiz Fusion no Fedora 7

Instalando Automatix2 no Ubuntu Feisty Fawn

Revertendo instalação de driver Nvidia no Ubuntu e Debian-like

  

Comentários
[1] Comentário enviado por hervallemos em 15/12/2004 - 01:03h

a pasta /home pode ser montada em outro disco também? ou somente em outra partição no disco onde está instalado o sistema?
abraços!

[2] Comentário enviado por robersonfox em 15/12/2004 - 12:46h

Ela pode ser instalada em outro disco também, eu mesmo uso ela em uma outra unidade(/dev/hdb), pois não gosto de ficar configurando todos os aplicativos do KDE (Como o Kate, Kwrite etc...)
Valeu pelo excelente comentário!

[3] Comentário enviado por pazigrafio em 16/02/2005 - 14:26h

Ótima dica, valeu robersonfox...bem explicado e com exemplos, parabéns. Só uma dúvida, todo este processo deve ser feito apenas durante a instalação ou, após o sistema instalado se pode proceder como vc colocou?
Neste caso teria de dar algum comando cp não é?
Abração, Pazi..

[4] Comentário enviado por tiagoarcosta em 28/03/2005 - 19:43h

Gostei das dicas robersonfox. A dúvida é que quando instalar uma distribuição linux qualquer, formatar a partição raiz, por exemplo, para uma atualização ou upgrade, o que deverá ser feito para que os arquivos de configurações gravadas na partição /home possam ser utilizados pelos programas e gerenciadores de janelas dessa distribuição, assim como as outras configuraçôes da distribuição anteriormente instalada, como os usuarios (e o root) e as senhas respectivas?

[5] Comentário enviado por joao.rodolfo em 04/12/2005 - 15:48h

Valeu tava procurando isso ...
Ja que sempre estamos tendo que as vezes mudar o hawrdare por crescimento ..

[6] Comentário enviado por walterti em 13/04/2008 - 22:44h

e como eu faço com a home do /root ???? a /home já esta em outra partição como faço pra o root ter uma /home/root???



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts