Configurando o SMART no Fedora Core 5

Publicado por Felipe Rafailov em 17/08/2006

[ Hits: 8.279 ]

 


Configurando o SMART no Fedora Core 5



O Smart é um projeto brasileiro para um gerenciador de pacotes e atualizações com suporte a vários tipos de repositórios, como apt, apt-rpm, pkg[install|update|remove], e é claro, Yum. Mais informações sobre o Smart podem ser encontrados em:
Para instalar o Smart você precisa do python e do pygtk2, esse último pode não vir com uma instalação padrão do FC5, instale com:

# yum install pygtk2

1) Baixe o arquivo do site oficial. Para os preguiçosos, aqui vai um link para uma das versões mais recentes (01/07/06):
2) Descompacte-o com:

# tar xvfj smart-0.42

3) Instale com:

# cd smart-0.42
# make
# make install


(como a maior parte dos códigos-fonte)

3.1) Há um .RPM para o Fedora Core 5 disponível no site, porém se você mantém seu sistema atualizado como eu, você deve ter a versão do Python 2.4.3 instalada, enquanto que o RPM disponível no site é para o Python 2.4.2. Uma pequena diferença que já impede que o RPM seja instalado de forma "normal". Pode ser que eles atualizem o RPM depois dessa data, então vale à pena conferir.

4) Ainda como root, digite:

# smart --gui

Isso mesmo, ele tem uma linda interface gráfica parecida com o Synaptic. Vamos adicionar os repositórios Core, Updates e Extras. Você pode adicionar outros se quiser, de forma semelhante.

4.1) Vá em "Editar" e "Canais". Selecione "Novo" e "Prover informações do canal". Selecione "MetaData RPM" (sistema utilizado pelo yum). Essa etapa é igual para todos os repositórios que você for adicionar.

4.2) Com seu editor de texto favorito, abra os arquivos /etc/yum.repos.d/fedora-core.repo, /etc/yum.repos.d/fedora-extras.repo e /etc/yum.repos.d/fedora-updates.repo. Nesses arquivos a parte que interessa é o "baseurl". Copie toda linha depois de "baseurl=". Coloque isso no campo URL Base, substituindo $releasever por 5 e $basearch por i386 (ou a sua arquitetura, x86_64, etc.). Em apelido coloque um nome curto como "extras", e em nome coloque um nome extenso como "Fedora Extras". Faça o mesmo com os 3 repositórios e os demais que você queira adicionar.

4.3) Na janela principal clique em "Arquivo" e "Atualizar canais". Isso deve levar alguns minutos. Depois disso você já pode adicionar, remover e atualizar pacotes com o Smart.

5) Pronto! Tente atualizar os pacotes, adicionar novos pacotes, procurar por pacotes, e você verá que a interface dele é muito auto-explicativa, totalmente traduzida para o português, e fácil de usar.

Boa sorte a todos!

Felipe

Outras dicas deste autor

Modo browser no Nautilus

SSH com chave pública + SVN por SSH

BugMeNot: cadastro nunca mais!

Leitura recomendada

Remover pedido de senha para Chaveiro de Sessão

Erro na Interface Web do CUPS no Ubuntu

Bonding de interface no Ubuntu 10.04 LTS

Removendo Memory Test do GRUB no Ubuntu/Linux Mint

Autenticação por módulos PAM no Debian Lenny 5.05 x84

  

Comentários
[1] Comentário enviado por supradados em 17/08/2006 - 09:08h

Olá, tudo bem? Dê uma olhada nesse meu artigo: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5075. Tem mais umas 'cositas' lá.

Até mais.

[2] Comentário enviado por removido em 18/08/2006 - 00:58h

Não é necessário compilar na mão. Basta usar o yum, simplificando a coisa.
Executei aqui o comando:
yum install smart
e me retornou:
smart i386 0.42-35.fc5 extras 681 k
fedora-package-config-smart i386 5-6 extras 6.5 k



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts