Configurando Proxy no Eclipse IDE

Publicado por Eduardo Mozart de Oliveira em 15/03/2016

[ Hits: 7.316 ]

Blog: http://www.eduardomozartdeoliveira.wordpress.com/

 


Configurando Proxy no Eclipse IDE



Ao configurar o proxy na interface do Eclipse (Window > Preferences > General > Network Connections) e informar o usuário e senha, o Eclipse pede para criarmos uma senha para o Armazenamento Seguro (Secure Storage).

Caso a senha não apareça para você e as configurações de usuário e senha não estão sendo salvas na interface, exibirá no Log de Erros (Error Log) a mensagem "No secure storage modules found" ao aplicar as configurações de Proxy. Para resolvermos este problema, abra "Window > Preferences > General > Security > Secure Storage" e, em "Master password providers", marque a caixa "UI Prompt" e dê "OK". Agora, reconfigure o proxy com a senha novamente. Caso o problema persista, remova o diretório ~/.eclipse/org.eclipse.equinox.security para excluir todas as senhas armazenadas pelo Secure Storage.
Linux: Configurando Proxy no Eclipse IDE
Porém, toda vez que iniciamos o programa ao salvarmos o usuário e senha do Proxy no Eclipse ele pede a senha que configuramos no Secure Storage, e isso irrita com o tempo. Muito. Isso ocorre por que o usuário e senha do Proxy são criptografados e salvos com a senha mestra que digitamos ao salvarmos a configuração de Proxy e, para usá-la, o Eclipse precisa acessar o Secure Storage para obter o usuário e a senha do Proxy.

Procurando na internet, não pude encontrar nenhuma solução para este problema. Este "problema" é proposital: Em Secure Storage, ao marcarmos a caixa "UI Prompt", aparece a seguinte Descrição: "O provedor exibe a tela de login do Secure Storage para que o usuário possa digitar a senha 'mestra'. Este provedor não mantém a senha 'mestra' salva e requer que o usuário a digite".

Em outras palavras: Para acessar o Secure Storage, precisamos digitar nossa senha 'mestra' sempre, não há como salvá-la. Provavelmente os desenvolvedores do Eclipse pensaram na segurança dessa solução (para que o usuário e senha do Proxy não caiam em mãos erradas), mas para quem usa Proxy autenticado acaba se deparando com esta mensagem toda vez que inicia o Eclipse.

Para "removermos" esta mensagem, desmarque a caixa "Require authentication" nas Configurações de proxy do Eclipse (ou remova o arquivo "~/.eclipse/org.eclipse.equinox.security" para remover todas as senhas salvas do Secure Storage ou ainda pela interface gráfica em "Window > Preferences > General > Security > Secure Storage", na aba "Contents", selecione "[Default Secure Storage]" e clique no botão "Delete" no canto inferior direito da tela, dê "OK" e reinicie o Eclipse).

Caso a mensagem persista, remova o arquivo "configuration/.settings/org.eclipse.core.net.prefs" no local onde o Eclipse está instalado. Este arquivo é responsável por salvar as configurações de Proxy das Preferências do Eclipse (ele não salva usuário e senha, que são salvas no Secure Storage - Ele apenas salva informações não confidenciais do Proxy, como endereço e porta).
Linux: Configurando Proxy no Eclipse IDE
Para acessarmos o Eclipse através do Proxy, edite a linha "Exec" do atalho do Eclipse (provavelmente localizado em "/usr/share/applications/eclipse.desktop") para:

Exec=sh -c "export http_proxy=http://usuario:senha@endereco:porta && eclipse"

Para usarmos o Eclipse utilizando as configurações do sistema, abra as configurações de Proxy (Window > Preferences > General > Network Connections) e selecione a opção "Native". Note que ele utilizará as configurações do sistema (destacada em fundo escuro na foto abaixo):
Linux: Configurando Proxy no Eclipse IDE
Com isso, o Eclipse passará a utilizar Proxy para instalar novos plugins e procurar por atualizações sem utilizarmos o Secure Storage, tendo que digitar a senha de Proxy todas ás vezes que iniciamos o programa.

Outras dicas deste autor

"Permission denied" ao compilar código fonte [Resolvido]

Montando arquivos ISO através da interface gráfica no Linux

Associar uma extensão a um programa no Ubuntu

Erro - apt-get no Ubuntu: ** (appstreamcli): CRITICAL **: Error while moving old database out of the way. AppStream cache update failed [Resolvido]

Alterar mapeamento de teclas da extensão Media Keys do Firefox

Leitura recomendada

Configurando somente o básico do Grub2

Fundindo Slackware com Salix

WGET com proxy em Debian / Ubuntu / Kubuntu

Instalando o Limewire no Slackware 10

MacUbuntu - Seu Ubuntu com cara de Mac OS!

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts