Comprei um computador com Linux, o que faço?

Publicado por Diego em 19/09/2008

[ Hits: 13.552 ]

 


Comprei um computador com Linux, o que faço?



Nem sempre a distribuição Linux que vem instalada no computador é aquela que desejaríamos, e na maioria dos casos o costume de anos usando somente Windows dificulta ainda mais a migração ou adaptação.

É nessa hora que entra a paciência e o entusiasmo de descobrir algo novo, que depois de descoberto se torna fácil, agradável, estimulante e principalmente amigável.

Só para constar nesse texto, quando comecei a usar Linux as coisas eram bem difíceis, havia pouco conteúdo e muito comando em texto pra digitar.

Mas graças a comunidade, hoje a coisa é bem diferente, a maioria das distros (de distribuições) são fáceis de instalar e você pode até mesmo testá-las e usá-las rodando no CD, alem de quase tudo ser configurado em modo gráfico.

Minha primeira dica é, não desanime na primeira dificuldade, embora pareça complicado no início, lembre-se que você passou muito tempo usando Windows e terá que aprender a fazer as mesmas coisas no Linux. Coisa que hoje já não é tão difícil, como disse antes.

Na área de download deste site tem várias distros com suas respectivas características e você pode conhecer um pouco mais de cada uma.

A maioria destas distros não precisa ser instalada, basta você dar boot pelo CD e pronto, você vai poder usar o sistema normalmente, só não vai poder gravar nada no HD antes de instalar (é claro que existe recursos pra isso, mas é bom evitar antes de instalar no HD), a que você gostar mais, e achar mais fácil, instale, mas lembre-se de primeiro fazer um backup de seus arquivos importantes.

Escolha a que você achar mais fácil, pois foi o que eu fiz quando iniciei, lembrando que rodando a distro pelo CD, sem instalar no HD, você pode acessar internet, aMSN e a maioria dos serviços normalmente, sem comprometer o computador.

Uma dica que eu dou é, não desista, pois quando eu comecei era bem pior, as distros não eram tão amigáveis como hoje, havia pouca documentação, e boa parte das configurações eram em modo de comando, e hoje já tem modo gráfico pra quase tudo.

Por Diego Azevedo

Conheça também o site que estou desenvolvendo e dê sugestões de como posso melhorá-lo, ficarei grato pelas contribuições.

http://www.x-ou.com
http://linux.x-ou.com

Outras dicas deste autor

Configurar Gedit para compilar e executar scripts em PASCAL

Leitura recomendada

Criando uma biblioteca multimídia no Ubuntu

Configução básica de uma rede local, roteando e habilitando o firewall

Corrigindo problemas no HD

Estudando para LPI com PenguinBrain

Ativando o teclado numérico (Num Lock) ao inicar seu sistema

  

Comentários
[1] Comentário enviado por kalib em 19/09/2008 - 19:20h

Parabéns cara..
Realmente legal.. é comum vermos ainda nos dias de hoje a falta de treinamento dos vendedores...
Lojas que vendem máquinas com Linuxcujos próprios vendedores ao invés de demonstrar as qualidades do mesmo e encorajar o usuário...não..agem de forma totalmente oposta..dizendo coisas do tipo: "Mas você pode baixar o windows e instalar que ai funciona tudo direitinho."
Infelizmente isso ainda acontece com muita frequencia...infelizmente.´..essa eh a realidade encontrada em muitas lojas aqui do brasil.

[2] Comentário enviado por removido em 22/09/2008 - 01:23h

pede o amigo do xp pirata ou leva numa loja de fundo de quintal que por 40 conto tira o linux e vem xp ativado com office ultima versão

[3] Comentário enviado por removido em 11/11/2008 - 00:02h

Belo post!
Realmente acontece isso. Já vih coisas piores...
As pessoas precisam mudar... mas infelizmente nós somos acomodados.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts