Como permitir que usuários com poderes restritos instalem extensões no Firefox
O problema
Ao exercer a função de administrador de um sistema Linux, somos obrigados a restringir os poderes dos usuários, com vistas a garantir a integridade.
O Firefox tem se mostrado um excelente navegador, especialmente por causa das extensões, as quais permitem, inclusive, aumentar a segurança da navegação.
Depois de ter criado algumas contas para usuários, verifiquei que o sistema cria uma pasta oculta para cada um deles nos seus correspondentes diretórios home/usuário, denominada .mozilla.
Ocorre que, ao tentar instalar uma extensão, o usuário recebe a informação de que a pasta não permite a gravação e a fonte não é instalada.
Uma solução seria atribuir poderes para que o usuário possa gravar informações na pasta que contém o aplicativo. Isso, entretanto, degrada a segurança, justamente o propósito de se ter criado a conta.
Confirmei que o usuário tinha pleno acesso à sua correspondente pasta oculta e não entendia porque o problema estava acontecendo.
A solução
O problema é que apesar de o sistema criar uma pasta para o usuário, ele continua usando apenas uma identidade (profile). Resolvi isso do seguinte modo:
1° passo: fechar todas as janelas do browser, assegurando-se, de preferência, que ele não está rodando em segundo plano.
2° passo: localizar o programa do firefox. Isso pode ser feito com o seguinte comando em um terminal:
$ whereis firefox
No meu caso, obtive os seguintes resultados:
firefox is /usr/bin/firefox
firefox is /usr/x11R6/bin/firefox
3°passo: mudar para o diretório onde está o programa:
$ cd /usr/bin
4° passo: executar o seguinte comando:
$ firefox -profilemanager
Isso deverá abrir uma janela.
5° passo: criar uma nova conta de usuário, além da já existente "default".
Atenção: é importante verificar que o sistema passará a abrir automaticamente como o novo usuário e não como o "default".
6° passo: feito isso, basta fechar o gerenciador de usuários (profilemanager) e instalar as extensões que passarão a ser colocadas em uma nova pasta dentro da pasta oculta .mozilla > firefox > xxxx.user.
Procurei detalhar os passos para que usuários menos experientes possam aproveitar a dica. Os veteranos certamente conseguirão realizar a tarefa rapidamente.
[1] Comentário enviado por marcopivetta em 24/01/2007 - 13:17h
Esqueci de dizer que o S.O. em que tive esse problema foi o Kurumin.
No Fedora Core 6 as extensões foram instaladas sem problemas por todos os usuários. Eles, entretanto, não conseguiram instalar o plugin Flash, mas essa é uma outra história.