Como assistir DVDs no Linux Mandriva One 2009

Publicado por Thiago em 03/01/2009

[ Hits: 7.934 ]

Blog: http://groups.google.com/group/voipbr

 


Como assistir DVDs no Linux Mandriva One 2009



Pela primeira vez utilizei o Linux Mandriva One 2009. Em versões anteriores sempre preferi a versão Free, mas com o argumento de ter vários drivers proprietários já embutidos me rendi (e minha Nvidia 5600 XT agradece). Mas fui pego de surpresa em um ponto muito simplório: não consegui assistir DVDs! E isto foi o que me motivou a escrever esta dica.

Em várias pesquisas pela Internet me deparei com dicas que insistem na libdvdcss (uma biblioteca multi-plataforma capaz de decriptar DVDs on-the-fly). Apesar de o site freshmeat.net/projects/libdvdcss afirmar que a biblioteca funciona em conjunto com o player VLC, desinstalei a mesma do sistema (eu já havia baixado e instalado a mesma em outros testes) e parti para uma solução mais simples e direta.

A configuração dos repositórios no Mandriva 2009 é extremamente mais facilitada do que no Mandriva 2008. Eu diria que no Mandriva 2009 é quase tudo pré-configurado e automático (sinceramente não me lembro de ter entrado na linha de comando uma vez sequer para configurar os repositórios).

Supondo que os repositórios estão devidamente configurados, basta seguir a instalação do VLC conforme demonstrado abaixo (se os repositórios estiverem configurados corretamente as dependências serão satisfeitas sem problemas):

# urpmi vlc

Após a instalação do player VLC, é criado automaticamente um menu no ambiente gráfico (em meu caso KDE 4). Basta executá-lo e ver seus DVDs preferidos.

Espero ter ajudado. Até a próxima!

Autor: Thiago Vinícius
E-mail: thiagovinicius@bsd.com.br

O Tecnólogo Thiago Vinícius V. Oliveira é profissional certificado McAfee e é especialista em Segurança da Informação pela faculdade SENAI.

Outras dicas deste autor

Troubleshooting em NTFS-3G

Leitura recomendada

Posicionando o AWN (Avant Window Navigator)

Stino - Transformando o Sublime Text em Arduino IDE

Gravando CD multisessão no K3B

Nagios 4.0.5 no CentOS 6.5

Instalando o xfburn no Vector Linux 6.0

  

Comentários
[1] Comentário enviado por px7e2824 em 13/01/2009 - 14:09h

Finalmente conseguí achar uma forma simples de assistir meus DVDs , mais alguns DVDs não rodam , dão erro , existe alguma forma de sanar este problema ? creio q tenha algo a ver com o dvd ter gravados opções extras no mesmo !



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts