Como abrir arquivos .swp

Publicado por Xerxes em 27/03/2013

[ Hits: 19.331 ]

 


Como abrir arquivos .swp



Uma vez, no trabalho, um colega surgiu com uma dúvida sobre uns arquivos que ele precisava abrir, mas não sabia como, porque a extensão era ".swp".

"Googlando", ele descobriu que eram arquivos que se deve abrir com o editor Vi. Infelizmente, mesmo assim, o conteúdo do arquivo era ilegível!

Pesquisei mais sobre isso. Acontece que o arquivo ".swp" é um arquivo usado pelo editor Vi, sim, mas é um arquivo SWAP (de troca), gerado automaticamente quando se edita um arquivo com o Vi.

Ou seja, não se trata do arquivo propriamente, e sim de um temporário usado pelo programa editor! Tem o objetivo de salvar alterações feitas no arquivo para que seja possível restaurar em caso de algum acidente.

Para abrir o arquivo ".swp", então, use o comando vi -r ou vim -r, ou ainda gvim -r (no caso de usar o gVim).

Exemplo:

vim -r arquivo

Isso faz com que o editor seja aberto em modo de recuperação. Então, você pode ter sorte e conseguir restaurar o arquivo original, ou parte dele, a partir do arquivo SWAP.

É isso!

Abraço!

Referência: File Extension SWP - What is .swp file? How to Open SWP File

Outras dicas deste autor

Steam via Distrobox

Belos papéis de parede minimalistas

Como instalar webcam Microdia no Arch Linux

Características gerais do Zenwalk

CPU-X: Uma Alternativa ao CPU-Z para Linux

Leitura recomendada

Qual minha versão do Ubuntu instalada?

Placa de Rede D-Link N150 (DWA-525) com Firmware RT3060

Use o Android para ajudar a encontrar curas e procurar vida extraterrestre

Área de Troca (swap)

Montando um Linux com até 21 monitores!

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts