Alterar tema do GDM no Ubuntu 9.10

Publicado por Zendrael em 01/11/2009

[ Hits: 45.226 ]

 


Alterar tema do GDM no Ubuntu 9.10



O motivo de você não alterá-lo como fazia antes:

A Canonical, responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu, alterou nesta nova versão (9.10) alguns itens de inicialização para que o boot do sistema seja mais rápido e bonito. De um lado, a velocidade e a beleza agradam a muitos, mas por outro lado, comprometeu-se a possibilidade de personalização do sistema de login - ao menos da forma como era feito da versão 9.04 para trás.

Se você já tentou usar o comando "gdmsetup", pôde ver que a tela de configuração do GDM se resume a opções como "pedir login ou não" e "tempo automático de login". E onde estão os temas? E a opção de não usar tema nenhum (eu gostava dessa!)?

Alterando o tema

Vamos utilizar aqui alguns comando para fazê-lo, nada muito difícil. Talvez hajam algumas maneiras mais simples mas esta foi a que melhor funcionou aqui. E, ainda bem, sempre há mais de uma forma de se fazer as coisas em Linux (e nos BSD e etc)!

Abra um terminal e digite:

gksudo -u gdm dbus-launch gnome-appearance-properties

Ele vai abrir a tela de propriedades da aparência do sistema. Qual o truque? Você acabou de fazê-lo como o usuário GDM. A partir daqui o que você trocar (tema dos controles, ícones) vai ser utilizado na tela de login. Então, faça um teste, altere o tema dos controles e o tema dos ícones. Pode alterar fontes também e o que mais quiser - lembrando que eu não sou responsável pelas bizarrices que você colocar aí!

Feito isso, falta alterar o background (tela de fundo). Volte ao terminal e digite:

sudo -u gdm gconftool-2 --set --type string --set /desktop/gnome/background/picture_filename /usr/share/backgrounds/NOME_DA_IMAGEM.EXT

Note que no final do comando, o "NOME_DA_IMAGEM.EXT" deve ser substituído pelo nome de uma imagem que está no "/usr/share/backgrounds/".

Pode ser uma imagem que está em qualquer lugar. Se for essa a sua vontade, altere também o diretório.

Atente-se a não utilizar uma imagem que esteja no seu home - se estiver, mova-a para uma pasta como a "/usr/share/backgrounds/". O motivo é que quem vai acessar a imagem na hora do login será o usuário GDM e ele não tem permissão para bisbilhotar sua pasta pessoal. Da mesma forma, ao configurar os temas dos controles e ícones, só aparecerão os que estiverem em "/usr/share/themes/" e "/usr/share/icons/" respectivamente.

Com isso, faça logout e desfrute de uma mudança no seu GDM!

Espero que a informação tenha sido útil.

Até +

Outras dicas deste autor

Warun - Alternativa livre ao Prism e Fluid

GP2X - Vídeo-game Open Source!

Leitura recomendada

Integração de autenticação Squid com NIS

VMWare no Debian Etch (4.0)

ECF em Java para Linux

Instalando o Slax - Configurando wireless

Como adicionar swap no Linux CentOS 7 usando espaço de um Volume Group

  

Comentários
[1] Comentário enviado por eldermarco em 01/11/2009 - 15:29h

Na verdade, o problema é que o GDM foi reescrito e até o momento ele não suporta temas da maneira como antes. Essa saída que você apresentou funciona, mas não muda muita coisa. No fedora eu tive o mesmo problema e então resolvi sair do GDM e fui para o KDM que suporta temas mais bonitinhos :-)

[2] Comentário enviado por zendrael em 01/11/2009 - 23:10h

@eldermarco

Eu particularmente uso o Slim (e nem gnome eu uso - prefixo o Pekwm ou Openbox), mas achei interessante divulgar para aqueles que querem dar uma modificada no GDM. E, como eu disse, há várias outras formas de se fazer, com certeza!
Um outro projeto interessante é o LXDM (do pessoal do LXDE) que está em testes ainda mas tem futuro.
T+

[3] Comentário enviado por m4iir1c10 em 02/11/2009 - 01:03h

Em falar sobre temas bonitos e todo o enfeite que podemos fazer... eu fiz isso quando usava o kdm http://www.vivaolinux.com.br/artigo/GRUB-com-imagens-aleatorias-e-KDM-com-video-de-fundo/ agora eu uso o gdm e queria fazer a mesma coisa, ouvi falar que o gdm tem uma forma mais facil de lidar com o fundo de tela do login... Voce tem alguma dica pra mim de como o gdm manipula do fundo de tela? ele usa algum programa especifico como o kdm usa o krootimage ?

[4] Comentário enviado por delianalima em 02/11/2009 - 12:11h

Oh pessoal, me ajudem por favor. Estou com o Ubuntu 9.10 instalado só que ele não está funcionando, simplesmente trava, eu reinicio e trava novamente. O que faço?

[5] Comentário enviado por jlvidals em 02/11/2009 - 12:29h

Eu tambem estou com um problemaço. Atualizei o ubuntu 9.0 e agora ele só entra no modo recover, em terminal tty. já dei o comando startx e nada. O que pode estar acontecendo. Desculpe postar a dúvida aqui, mas como vc tocou no assunto inicialização... abçs jlvidals@gmail.com

[6] Comentário enviado por zendrael em 02/11/2009 - 14:08h

@m4iir1c10 : Não saberia dizer se isso é possível com o GDM, ainda mais agora que foi modificado no Ubuntu. Sou adepto a interfaces e aplicações mais leves - esta dica surgiu pois fui questionado sobre isso algumas vezes e quis compartilhar a solução que encontrei! E eu vi seu artigo do vídeo de fundo do KDM, bem bacana (mas minha máquina não aguenta!)!

@delianalima : Antes de iniciar, na tela do grub, edite a linha do kernel retirando a palavra "quiet" e "splash" para que ele suba sem o inicializador gráfico. Assim que ele parar, vai dar para ver escrito em que ponto parou e (talvez) o porque! Se ainda estiver com problemas, sugiro que consulte a seção de perguntas e resposta daqui do VOL.

@jlvidals : Atualizar o Ubuntu na minha máquina (de uma versão para outra) sempre foi ruim, mas não chegava a esse ponto... Já tentou instalar diretamente do CD? Se ainda estiver com problemas, sugiro que consulte a seção de perguntas e resposta daqui do VOL.

[7] Comentário enviado por removido em 05/11/2009 - 22:23h

Boa!

D+

[8] Comentário enviado por jmenezes em 12/11/2009 - 09:43h

Gostaria de agradecer e parabenizar pela dica. Apenas para os que pretendem alterar a tela inicial devem usar uma figura com resolução de 1600x1200 e toda a figura irá aparecer na tela de login.

Luciano Menez4es

[9] Comentário enviado por hugomurale em 11/12/2009 - 00:19h

Boa Noite. Gostei do post. Consegui executá-lo, porém desejo voltar à tela de login original. Poderia me ajudar?

Grato,
Hugo.

[10] Comentário enviado por zendrael em 11/12/2009 - 08:14h

@hugomurale

Basta seguir o mesmo processo e selecionar os itens de temas ( personalizar > margem da janela, controles, etc... ) com o nome "Human Login".

T+

[11] Comentário enviado por hugomurale em 11/12/2009 - 18:22h

olá zendrael.

Selecionei o tema "Human" pq não tinha o tema "human login". Cliquei em "personalozar". Em"controles" selecionei "human login". Em "cores" mantive o que estava. Em "margem da janela" escolhi "human login". Em "ícones" escolhi "humanloginicons" e por fim em "cursor" escolhi "human". Reiniciei o notebook, porém na tela de login que apareceu foi a que escolhi com o comando que vc explicou (sudo -u gdm gconftool-2 --set --type string --set /desktop/gnome/background/picture_filename /usr/share/backgrounds/imagem.jpg). Eu gostaria de voltar ao login padrão da versão 9.10 do ubuntu. Pode me ajudar ou me corrigir no que fiz de errado? quero o processo inverso ao seu tutorial.



Grato,
Hugo.

[12] Comentário enviado por zendrael em 11/12/2009 - 23:18h

Olá @hugomurale

Se a aparência dos controles já está normal e só resta a imagem de fundo, o comando

sudo -u gdm gconftool-2 --set --type string --set /desktop/gnome/background/picture_filename /usr/share/backgrounds/NOME_DA_IMAGEM.EXT

deve ser feito especificando-se a imagem original (aí terá que procurar onde ela está pois não estou com os temas do Ubuntu 9.10 aqui).

OU...
Pode tentar trocar a imagem de fundo através da aba "Plano de Fundo" que aparece quando executa o comando

$ gksudo -u gdm dbus-launch gnome-appearance-properties

Espero que funcione.

T+

[13] Comentário enviado por hugomurale em 12/12/2009 - 02:46h

Olá amigo zendrael,

Tenho o ubuntu instalado desde sábado passado. Resolvi cair de cabeça nesse sistema maravilhoso.
Acho que como todo usuário novo no ubuntu, resolvi primeiro deixar ele bonitnho e depois aprender sobre ele.
Talvez não tenha sido um erro, pois em uma semana aprendi tanta coisa sobre ubuntu, que quando estou com sono
no serviço fico viajando e falando sozinho: sudo apt-get install... rssssssssss
Bem, são 3:33 da madruga agora. Estou sentado mexendo nesse note desde as 23:00 de ontem.
Bom, resolvi encontrar a tela de login na net, pois eu não a encontrava no /usr/share/backgrounds.
rsssssssss, sou muito noob. à 3 minutos atrás resolvi procurar todas as imagens .jpg no meu note.
E oque eu achei? hUAhAUHAUHA, a imagem de fundo do login. Esta na pasta "/usr/share/images/xsplash" com o nome "bg_2560x1600.jpg".
Bem, visualmente, agora, consegui retornar ao tema default de Login. Não sei se esta é a forma original como ele usa a imagem, porém visualmente está como o Default.

Agora me diz uma coisa, eu não testei, mas será que se substituirmos esta imagem na mesma pasta "/usr/share/images/xsplash", por outra imagem diferente, a que eu quiser, porém com o mesmo nome (bg_2560x1600.jpg) o sistema irá carregar a minha nova imagem desde o começo do boot?

Abraços,
Hugo

GNU/Linux - Paixão ao primeiro click!

[14] Comentário enviado por zendrael em 12/12/2009 - 09:29h

Olá @hugomurale!

Que bom que tudo funcionou!

Quanto à sua pergunta, acredito que seja sim possível alterar a imagem simplesmente substituindo-a por outra com o mesmo nome. Veja que no Linux (assim como nos *BSD, OpenSolaris e outros "Unixes") há sempre mais de uma maneira de se realizar uma tarefa.

Acredite, a melhor forma de aprender é "fuçando". Está no caminho para conhecer muita coisa bacana e deixar seu sistema com a sua cara, totalmente.

Pense, futuramente, em instalar uma VM (Virtualbox) com um sistema para "testes" - assim você evita de usar seu sistema de produção para coisas que não se sabe o resultado.

T+

[15] Comentário enviado por hugomurale em 12/12/2009 - 13:20h

Obrigado pela dica do virtualbox!

Vou agora mesmo aprender a fazer isto.
Antes de escrever aqui, eu estava no youtube vendo um vídeo sobre o seven x ubuntu,
e nele o seven estava sendo rodado no virtual box!


Vlw!

[16] Comentário enviado por hugomurale em 12/12/2009 - 15:37h

Olá zendrael.

Acho que acabei de conseguir o meu primeiro feito em minha história com o ubuntu.
Como vc me indicou, aprendi a usar o virtualbox e nele simulei o ubunto KK.
Eu substitui a imagem "gb_2560x1600.jpg" contida no seguinte diretório: /usr/share/images/xsplash por outra de minha preferência, com o mesmo nome da antiga. Tudo feito pelo terminal como root.
Pra minha surpresa, a imagem padrão usada durante o carregamento do sistema e login foi substituida pela minha imagem!

Estou muito feliz!

Isso pode até ser incrementado ao seu post aqui descrito!

Tente fazer ai no seu pc e me fale se deu certo. Agora vou executar este procedimento no meu notebok agora!!!

Vlw o incentivo!

Grato,
Hugo!

GNU/Linux - Paixão ao primeiro click!

[17] Comentário enviado por hugomurale em 12/12/2009 - 16:13h

Deu certu zendrael!

Olhe as fotos que fiz, postei no 4shared.com.

os links são:

http://www.4shared.com/file/171395876/7b473459/DSC05325.html
http://www.4shared.com/file/171395894/bca78fb/DSC05327.html

Té!

[18] Comentário enviado por frigustavo em 13/12/2009 - 23:05h

Olá zendrael!

sou um típico novo usuário do Ubuntu.
Faz uns dias que estou morrendo atrás de uma solução para os problemas que me aparecem, um atrás do outro.

Internet, cabo, depois wireless, agora, às vezes ele dá rolo na hora em que ligo o note.. Mas, vamos indo!

Estava procurando exatamente ESTE tópico.

Consegui mudar tudo certiinho, como queria mesmo.

Só UMA coisa que não deu certo e eu nem sei se dá mesmo.

Vou falar bem 'caipira'. Aquela janelinha onde seleciono o usuário e digito a senha, está centralizada. E eu queria que ela ficasse centralizada, mas não no MEIO da tela, e sim lá em baixo!

Como faço pra ela ficar LÁ EM BAIXO?!

Valeu!
Gustavo

[19] Comentário enviado por zendrael em 14/12/2009 - 09:01h

Olá @frigustavo!

Desconheço uma solução para alterar o GDM da forma que precisa. Essa nova versão (que acompanha o Ubuntu 9.10) ficou com poucas possibilidades de personalização.

Indico a utilização de outros gerenciadores de login que são bem mais customizáveis como o KDM, XDM e (o mais simples e fácil de customizar) SLIM.

Na versão anterior, o GDM possuía a opção de se usar temas (também fáceis de customizar) - você pode tentar voltar uma versão do ubuntu e ver como ele funciona - sei que, com este anterior, dá para fazer o que você quer.

T+

[20] Comentário enviado por goj1 em 13/02/2010 - 15:38h

Segui sua dica e tive um problema, preciso de ajuda!

Depois que executei o código: gksudo -u gdm dbus-launch gnome-appearance-properties, um ícone (Preferência de acesso universal) aparece na área de notificação. E toda vez que inicio o sistema ele aparece, tentei removê-lo dos programas que iniciam com o sistema, mas ele não está lá!

Alterei a imagem e graficamente e a imagem nativa que ficava no fundo sumiu simplesmente.

[21] Comentário enviado por gamaralf em 02/03/2010 - 08:31h

Tive o mesmo problema do ícone de Preferência de acesso universal na área de notificação e a solução para removê-lo é:

Menu Sistema -->Preferências --> Tecnologias Assistivas

Clique em "acessibilidade do teclado", depois desmarque a opção "recursos de acessibilidade".

Fonte:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?PHPSESSID=8c0293c8eb738cf958563513e08e5bec&topic=58161.msg330729...

[22] Comentário enviado por Marlon_LP em 12/02/2012 - 00:51h

Testei na minha versão do Ubuntu 10.04 e consegui alterar a imagem e o tema do painel de login.
Vlw pela dica.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts