Características gerais do Zenwalk

Publicado por Xerxes Lins em 06/06/2008

[ Hits: 7.597 ]

Blog: https://voidlinux.org/

 


Características gerais do Zenwalk



Zenwalk é uma leve e veloz distribuição GNU / Linux destinada a fornecer um ambiente amigável voltado para desenvolvimento, navegação na internet e para uso de ferramentas de multimídia. Zenwalk não é apenas uma simples distribuição Linux, é um sistema operacional completo capaz de satisfazer as necessidades da maioria dos usuários comuns. Sua interface gráfica padrão é o XFCE, pois essa é uma interface leve e ao mesmo tempo fácil de usar, seguindo assim a filosofia do Zenwalk.

Requisitos mínimos: Processador Pentium tipo II, 128 MB de memória RAM e 2GB de espaço disponível no HD. Apesar desses requisitos, o sistema não é especificamente para máquinas antigas. Zenwalk roda melhor em um Pentium III, com 256 MB de RAM e 4 GB de espaço livre no HD (o que deixa mais espaço para os seus arquivos). Atualmente eu rodo o Zenwalk em um AMD Semprom 1.6 (2800+), com 1GB de memória RAM e 80GB de HD. Com essa medíocre configuração, o sistema está voando!

O instalador é em modo texto, semelhante ao do Slackware, só que mais fácil. Infelizmente o instalador é apenas em inglês, ao contrário do Ubuntu que possui vários idiomas. O sistema é instalado em mais ou menos 20 minutos e é fácil de ser configurado, diferente do Archlinux, que demora para ser configurado a cada nova instalação. Não existe seleção de pacotes, o sistema instala tudo. Basicamente existe um aplicativo para cada tarefa. Possui apenas um navegador, por exemplo, enquanto o Slackware possui mais alguns além do Firefox. Aproveitando o ensejo: o navegador padrão do Zenwalk é o Iceweasel.

O gerenciador de pacotes, responsável também pela atualização do sistema é o Netpkg, disponível em modo texto e em modo gráfico semelhante ao Synaptic do Ubuntu. O repositório de pacotes do Zenwalk não é muito grande, mas vem aumentando continuamente, além disso, o Zenwalk é 100% compatível com os pacotes para Slackware já que herdou deste o formato de pacotes TGZ. O gerenciador de pacotes tem suporte automático a dependências (que pode ser desativado) o que reduz algumas possíveis complicações de dependência de pacotes.

A configuração do sistema pode ser feita através do XFCE em modo gráfico (pois certas ferramentas são específicas para o Zenwalk) ou em modo texto ao gosto dos usuários do Slackware já que possui todos os caminhos de pastas e nomes de arquivos iguais aos do Slackware.

Possui um suporte a hardware muito bom e o sua inicialização é bem veloz, apesar de que isso depende também da configuração da máquina.

Costuma estar entre as 20 primeiras distribuições mais populares na DistroWatch quase sempre rivalizando com Archlinux (outra distribuição excelente que também segue uma filosofia de leveza e simplicidade).

Por ser baseado no respeitado Slackware, o Zenwalk possui um nível elevado de segurança e estabilidade.

Página oficial:
Outras dicas deste autor

lspci - Verificando memória de vídeo

fish shell no Slackware

Leve o terminal Linux para o Windows

Simples pós-instalação do Debian 9 (Strech)

Desabilitando sons chatos do KDE

Leitura recomendada

Usando o pipe

Firebird no Ubuntu - Instalação e Utilização

Instalação do browser Opera no Fedora Linux

Redirecionadores

Com o começo difícil, o porém fica mais fácil

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts