Base - O patinho feio do BrOffice?

Publicado por rogerio lemos em 01/03/2011

[ Hits: 7.059 ]

 


Base - O patinho feio do BrOffice?



Há 3 anos estou enrolando para concluir a migração final do Windows para o Linux, e uma das razões é a aparente instabilidade do Base. Fechando "do nada" e ao abrir fazendo a recuperação do arquivo, travadas no micro (descobri que era problema do tamanho do banco de dados associado a pouca memória - bastava esperar um pouco mais). Mas isto até você entender o que está acontecendo gera um certo desconforto e desconfiança perante o Base.

Na época, com o BrOffice instalado no Windows, fiz a conversão das tabelas do Access para o MySQL, mas parei por aí, agora resolvi concluir o processo e vou dividir com vocês o que aprendi.

1) Desta vez peguei o arquivo do access.mdb e usando GNOME MDB viewer (visualizador MDB) você dentro do ambiente Linux tem acesso às tabelas e sua estrutura, podendo ser exportadas para o Cal e depois para o Base (optei por este processo para uma checagem dos dados e reduzir os erros na importação. Usei o separador de campo (pipe), pois estava tendo alguns problemas, o campo de data também deu trabalho e tive que localizar e substituir um formato de data DD-MM-AAAA 00::00:00 para DD/MM/AAAA).
Linux: Base - O patinho feio do BrOffice?
2) Inicialmente criei o arquivo dentro do base, importando os dados através de uma conexão com a planilha e depois copiando e colando a definição de cada tabela, ainda sem dados, pois tive alguns problemas na hora de criar as relações entre as tabelas com dados.

3) Criadas as relações, aí sim importei os dados para as respectivas tabelas (copiar a tabela importada do Calc e colar - anexar dados na tabela nova do base. Com isto reparei uma melhora da performance do base, utilizando o banco de dados HSQLDB, que vem embarcado no Base, no lugar que uma conexão externa.

Tabelas definidas, relações criadas, dados importados... continua (parte 2 macro para abrir formulário dentro de outro, com aplicação de um filtro).

Outras dicas deste autor

GIMP - Calculando áreas com Area plugin

Leitura recomendada

Ubuntu: instalando programa local com gdebi

Instalando o IRSSI no Ubuntu

Como criar pendrive multiboot (várias ISOs)

Como medir a informação?

Squid - Liberando apenas o Outlook

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts