Baixando arquivos grandes demais para a sua conexão.

Publicado por Perfil removido em 08/08/2011

[ Hits: 4.568 ]

 


Baixando arquivos grandes demais para a sua conexão.



Digamos que você queira/necessite baixar alguns MB/GB/TB da internet, por exemplo, para uma atualização, ou para a instalação de um novo programa usando uma conexão não muito apropriada para issso ou seja: lenta demais para o tamanho do arquivo.

Claro que isso pode demorar muito tempo ou muito, muito tempo mesmo. E pode ser que você não disponha de tempo o suficiente para ficar esperando o término da operação na frente do micro ou tenha preocupações com o tamanho do arquivo...

Como muitas outras pessoas (eu por exemplo), que ainda usam a lerdissima conexão discada você aproveita a madrugada para baixar um arquivo ou ainda em um outro horário qualquer em que você não está a frente do micro em que ele normalmente é utilizado para outras tarefas e a já escassa banda disponível é essencial para a realização da mesma.

Como exemplo inicial vou mostrar como baixar um pacote via apt-get (gerenciador de pacotes do Debian) usando um dos meus métodos.

NOTA: Digite tudo numa linha só caso queira usar as dicas em uma linha de comando. Eu usei esta formatação apenas para melhorar a leitura do código.

Primeiramente, o método que acho o mais correto de todos para instalar um pacote é você tentar baixar o pacote inteiro após verificar suas dependências. Claro, se todas estiverem resolvidas você poderá instala-las sem susto usando a dica a seguir:

while : ; do
sudo apt-get -d -y install pacote-foo &&
sudo halt
done

Veja que o pacote pacote-foo é só um exemplo.

O parâmetro -d informa ao apt-get que ele deverá apenas baixar o pacote (armazena-lo no cache) para uma calma e posterior instalação. Note que fazemos uso de um loop infinito ( trecho while : ; do e done ) que só encerra quando o pacote for totalmente baixado, (graças ao &&), para então a maquina ser desligada ( halt ), caso não necessitarmos mais utiliza-la.

Veja que podemos usar o mesmo raciocínio para baixar qualquer arquivo usando o gerenciador de downloads wget que até hoje não senti sua falta em nenhuma distribuição GNU/Linux.

while : ; do
wget -c http://www.site_exemplo.com/exemplo.rar &&
break
done

Ou ainda usar algum tipo de sinalização do termino do download, como por exemplo tocar uma musica com um player como o mplayer. while : ; do
wget -c http://www.site_exemplo.com/exemplo.rar &&
mplayer musica.ogg
done

Me lembro de uma ocasião em que necessitei utilizar um outro gerenciador de download que "deixa arquivos .part" enquanto vai baixando o arquivo principal. Então usei algo assim:

while [ -e ./*.part ] ; do
echo -en " \rBaixando o arquivo..." && sleep 1s
done &&
sudo halt

E felizmente funcionou corretamente!!!

Enfim, as opções são muitas, uma vez que esse mesmo raciocínio pode ser usado para outros casos em que gastaríamos muito tempo esperando o termino de um processo e/ou para economizar energia necessitaríamos desligar o sistema ao termino do mesmo.

E como, neste tipo de caso, estamos impossibilitados de fazê-lo manualmente por estarmos no trabalho, escola ou talvez dormindo ou ainda nos divertindo com uma outra ocupação qualquer, este tipo de situação "adversa" torna a coisa muito difícil, senão impossível de fazê-lo de forma correta e blablablalbla

Estas são umas das principais soluções que encontrei para este tipo de impecilho e que me são de uma utilidade enorme, por serem muito simples e portanto facilmente assimiladas pela minha memória e ainda, extremamente convenientes principalmente por poder usa-las na linha de comando em qualquer sistema GNU/Linux sem me preocupar muito com versões e aptidões de programas gerenciadores de downloads.

Boa sorte!!!

Outras dicas deste autor

Como instalar o Installjammer

Sistemas de conteúdo em Webserver de projeto pessoal em ambiente SourceForge

aMSN e problemas com TLS

Veja como é fácil instalar programas no Ubuntu (Iniciantes)

O Synaptic não atualiza sua distribuição Linux?

Leitura recomendada

ShellSpeak - Para pessoas com deficiência de fala

Fancy Git

Linux Omni-bot Autosetup 2011, programinha que facilita o uso do Omni-bot

Todos os logs com o multitail

Copiar uma página do MAN para texto simples sem os ^H^_

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 27/11/2011 - 22:07h

Boa...Minha net é 3Derrotas...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts