Atualização de pacotes do Mandrake com o drakconf

Publicado por Everton da Silva em 10/03/2005

[ Hits: 7.437 ]

 


Atualização de pacotes do Mandrake com o drakconf



Esses procedimentos eu utilizei no Mandrake 10.0, mas acredito que o 10.1 segue o mesmo padrão.

Apesar do drakconf (Centro de Controle do Mandrake) ser bastante intuitivo, aqui vai uma "receitinha de bolo" de como fazer o update dos pacotes e deixar seu Mandrake novinho em folha.

Nos menus do seu ambiente gráfico, procure por "Configurar seu computador" ou pelo terminal digite apenas drakconf. Entre em "Gerenciador de Software/Atualizar" e dê um "Sim" na próxima tela.

Agora será apresentada uma lista de servidores que podem ser utilizados para o update dos pacotes. Eu sugiro não utilizar o primeiro mirror (ftp://mirrors.xmission.com/mandrake/official/updates), pois em todos os testes que fiz ele nunca funcionou, mas qualquer outro da lista deve funcionar.

Depois de confirmar o mirror será carregada a lista de pacotes disponíveis com versões mais recentes que as instaladas em seu computador. Basta selecionar os pacotes que se deseja atualizar e clicar em instalar. Eu aconselho selecionar tudo, como já é padrão, pois não se tem nada a perder mesmo :0).

Agora uma dica importante: depois de fazer um update, tendo selecionado um mirror, todas as vezes que você for fazer o update será consultado o mesmo mirror. Portanto se por um acaso você precisar mudar de mirror o drakconf não lhe dará novamente essa opção.

Para conseguir utilizar um outro mirror, faça o seguinte: entre em "Gerenciador de Software/Gerenciador de Mídias" e remova a mídia chamada "update_source". Volte na tela do Gerenciador de Software/Atualizar. Agora será solicitado a escolha do mirror novamente, como no início.

Bom, a melhor parte dessa dica é mesmo a questão de selecionar outro mirror, pois apanhei bastante para descobrir essa manha e por isso resolvi compartilhar essa informação.

Espero que essa dica seja útil para os amantes do bom e velho Mandrake, principalmente aos iniciantes.

Falow...

Outras dicas deste autor

ADSL Super Via da Sercomtel no Linux

Alterando endereço físico (MAC) da placa de rede

Nomes de arquivos executáveis no Crossover

Impedindo listagem de diretório no Apache

Salvando sessões no Firefox

Leitura recomendada

Google Earth 7.1 no Ubuntu 14.04 64 bits (BETA 1)

Envie mensagem SMS de graça

Instalação do Trinity Desktop no Fedora

Personalizando o GNOME

Instalando aMSN 0.98 (svn) no Ubuntu 7.10

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts