Atualização de pacotes do Mandrake com o drakconf

Publicado por Everton da Silva em 10/03/2005

[ Hits: 7.398 ]

 


Atualização de pacotes do Mandrake com o drakconf



Esses procedimentos eu utilizei no Mandrake 10.0, mas acredito que o 10.1 segue o mesmo padrão.

Apesar do drakconf (Centro de Controle do Mandrake) ser bastante intuitivo, aqui vai uma "receitinha de bolo" de como fazer o update dos pacotes e deixar seu Mandrake novinho em folha.

Nos menus do seu ambiente gráfico, procure por "Configurar seu computador" ou pelo terminal digite apenas drakconf. Entre em "Gerenciador de Software/Atualizar" e dê um "Sim" na próxima tela.

Agora será apresentada uma lista de servidores que podem ser utilizados para o update dos pacotes. Eu sugiro não utilizar o primeiro mirror (ftp://mirrors.xmission.com/mandrake/official/updates), pois em todos os testes que fiz ele nunca funcionou, mas qualquer outro da lista deve funcionar.

Depois de confirmar o mirror será carregada a lista de pacotes disponíveis com versões mais recentes que as instaladas em seu computador. Basta selecionar os pacotes que se deseja atualizar e clicar em instalar. Eu aconselho selecionar tudo, como já é padrão, pois não se tem nada a perder mesmo :0).

Agora uma dica importante: depois de fazer um update, tendo selecionado um mirror, todas as vezes que você for fazer o update será consultado o mesmo mirror. Portanto se por um acaso você precisar mudar de mirror o drakconf não lhe dará novamente essa opção.

Para conseguir utilizar um outro mirror, faça o seguinte: entre em "Gerenciador de Software/Gerenciador de Mídias" e remova a mídia chamada "update_source". Volte na tela do Gerenciador de Software/Atualizar. Agora será solicitado a escolha do mirror novamente, como no início.

Bom, a melhor parte dessa dica é mesmo a questão de selecionar outro mirror, pois apanhei bastante para descobrir essa manha e por isso resolvi compartilhar essa informação.

Espero que essa dica seja útil para os amantes do bom e velho Mandrake, principalmente aos iniciantes.

Falow...

Outras dicas deste autor

Salvando sessões no Firefox

DBDesigner: Resolvendo problemas com biblioteca

ADSL Super Via da Sercomtel no Linux

Alterando endereço físico (MAC) da placa de rede

Nomes de arquivos executáveis no Crossover

Leitura recomendada

Palestra gratuita: Gerência de riscos em projetos de software

Todos os meus programas para Slackware i686

Ubuntu Lucid 10.04 Wine com problemas e solução

Criando calculadora no Lazarus e no Gambas - Vídeo aula

Problemas com SUDO no Ubuntu

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário